Segunda Semana Nacional do Meio Ambiente do IFG
A Segunda Semana Nacional do Meio Ambiente do IFG acontece de 4 a 8 de junho e traz o tema Alternativas socioambientais e tecnológicas na defesa das águas urbanas. Realizado pelos câmpus Águas Lindas, Formosa, Jataí, Luziânia e Senador Canedo, com colaboração do Instituto de Estudos Socioambientais da UFG (IESA/UFG), o evento conta em sua programação com palestras, mesas redondas, minicursos e rodas de conversa. As atividades serão online e abertas para alunos e servidores do IFG e comunidade em geral. Alguns câmpus realizarão atividades presenciais, que serão divulgadas por eles mesmos.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e feitas pela internet a partir desta quarta-feira, 1º de junho, pela página https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/8cd47f20-d7e9-42fd-a792-dd35d306aae4/inscricao . Os interessados podem se inscrever até 30 minutos após o início das atividades, exceto as que serão realizadas pela plataforma Google Meet, que terão as inscrições encerradas 1 hora antes do seu início.
Programação Online
A Segunda Semana Nacional do Meio Ambiente do IFG será aberta no dia 6 de junho, às 19h, com a mesa Os Mananciais Hídricos e as Cidades, apresentada pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG). Entretanto, pela manhã, das 8h30 às 10h, haverá a mesa-redonda Desafios na proteção dos recursos hídricos: da gestão de parques à provisão de saneamento (Câmpus Formosa); e das 10h às 12h, os participantes poderão assistir à palestra Caminhando ao som do Urucungo (Câmpus Águas Lindas). No período da tarde terá a mesa-redonda Projetos ambientais e resíduos sólidos, das 13h30 às 16h30 (Câmpus Águas Lindas).
Na terça-feira, 7 de junho, o Câmpus Senador Canedo abrirá o dia com a palestra A importância da preservação dos córregos urbanos e os desafios da gestão das águas superficiais, das 9h às 11h. O Câmpus Formosa realizará, das 14h às 16h, a oficina online Exercícios funcionais ao ar livre e o minicurso Antropoceno e a intrusão de Gaia: abordagens preliminares das equivocações entre pensamentos indígenas e científicos sobre as crises ambientais. À noite, às 19 horas, ocorrem simultaneamente a palestra Como as raízes do Cerrado levam água a torneiras de todas as regiões do Brasil e a mesa-redonda Reflexões acerca das relações entre as queimadas, poluição atmosférica e poluição das águas, pelo Câmpus Formosa.
O último dia do evento, 8 de junho (quarta-feira), começa com duas palestras do Câmpus Formosa: Micro/Nanotecnologia aplicada ao Manejo Integrado de Pragas e As águas do cerrado valem mais que ouro: os aquíferos Guarani, Bambuí e Urucuia, às 8h e às 10h, respectivamente. O período vespertino terá uma palestra do Câmpus Luziânia, A Química Verde e Sustentável e suas interfaces socioambientais, às 16h. Já no período noturno, às 19h, o Câmpus Jataí realizará a roda de conversa Práticas de educação ambiental em escolas públicas. Também às 19h, terá início a palestra Currículo da educação básica e as tendências da agenda pós-moderna na formação da consciência ecológica: encaminhamentos críticos, realizada pelo Câmpus Formosa.Todos os participantes inscritos e que preencherem o formulário de presença receberão certificados.
Acesse aqui a programação completa.
Faça sua inscrição: https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/8cd47f20-d7e9-42fd-a792-dd35d306aae4/inscricao
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Luziânia.
Redes Sociais