Currículo Integrado
1 . O IFG é uma instituição comprometida com a garantia da oferta do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, com a perspectiva de formação humana integral/integrada por meio da articulação entre o pensar e o fazer.
2. a organização curricular nas Instituições de Ensino deve- se atentar aos objetivos formativos institucionais e seus desdobramentos nas concepções sociedade e educação, uma vez que pensar o currículo não se resume à construção de ementas e disciplinas. O currículo, como campo histórico e social de disputa, expressa os valores e as intencionalidades da instituição educacional na ação formativa.
3. Nesse sentido, o trabalho que ora se propõe, de apreciação da minuta das Diretrizes Curriculares para os cursos de Ensino Médio Integrado e das contribuições enviadas via consulta pública em todos os câmpus, pretende avançar para a concretização de uma proposta formativa que vise o desenvolvimento integral dos estudantes do IFG. Tal tarefa pressupõe compreender que:
a. Na Educação Profissional é possível promover o desenvolvimento integral dos estudantes por meio de um desenho curricular que viabilize a integração entre as disciplinas, a valorização das diversas dimensões formativas em uma perspectiva de formação mais ampla e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
b. As disciplinas da formação básica e tecnológica, em articulação com outras dimensões, tempos e espaços formativos, são responsáveis e capazes de promover o desenvolvimento integral dos estudantes;
c. A formação integral, como concepção de educação, considera o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura como elementos indissociáveis, tornando indispensável a consolidação do currículo integrado;
d. Na perspectiva do ensino médio integrado à Educação Profissional, o currículo integrado visa superar a dicotomia entre trabalho manual/trabalho intelectual e teoria/prática, a partir da compreensão dos fundamentos científicos, tecnológicos e históricos dos processos produtivos. Ou seja, integrar o currículo pressupõe adotar o trabalho como princípio educativo e a politecnia no ensino de cada uma das disciplinas e componentes curriculares;
e. A formação para o trabalho não é formação para o emprego, mas formação que possibilite a compreensão do mundo do trabalho, ou seja, que o sujeito seja capaz de reconhecer os fundamentos históricos, sociais, científicos e tecnológicos que constituem a base de determinado eixo profissional, compreendendo a tecnologia incorporada nos processos produtivos e as relações sociais engendradas no sistema produtivo.
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