Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Serviços de TI

E-mail Para Servidores

 

Definição

O serviço de e-mail institucional para servidores é oferecido através da solução Google for Education e pode ser acessado através de navegado WEB ou aplicativo para dispositivos móveis. Sua interface web é acessada através do endereço https://email.ifg.edu.br.

A alteração para a solução Google foi realizada no dia 20 de junho de 2019. Mais informações sobre essa mudança e sobre a solução antiga.

 

O e-mail institucional é um canal de comunicação do IFG e é utilizado para o envio de comunicações oficiais da Instituição destinadas aos servidores. 

O acesso é feito através de uma conexão segura, com o protocolo HTTPS, que o torna mais seguro quando da comunicação entre o computador do usuário e o servidor de e-mail. Estas informações passam por um canal criptografado, impedindo que outras pessoas tenham acesso às informações visualizadas pelo usuário após o seu login no sistema.

A interface web permite que o usuário do IFG tenha acesso a todas operações de e-mail, como envio e recebimento de e-mail; a leitura das mensagens e a criação de pastas particulares para armazenamento de mensagens específicas.

O sistema também disponibiliza um calendário onde é possível cadastrar tarefas, marcar reuniões e agendar compromissos. Nele é possível compartilhar com outros usuários as atividades agendadas, bem como sincronizar com dispositivos móveis.

Através da solução G Suite, é disponibilizado diversos aplicativos adicionais, como: Google Drive, Google Docs, Hangouts, Google Classroom, dentre outros.

 

E-mail para Servidores

Todos os servidores possuem e-mail individual (nome.últimonomeifg.edu.br), não é necessário solicitar a criação do e-mail, este ficará disponível após entrada em exercício e migração de dados do sistema SIAPE para o SUAP.

Faça o login com seu IFG-ID (matrícula SIAPE) e a senha default, depois altere a senha.

 

E-mail para Departamentos (Caixa Compartilhada)

É usado como um ponto de contato de algum departamento da Instituição, por exemplo “dtiifg.edu.br”. É uma caixa compartilhada entre os servidores do setor que podem receber e encaminhar e-mails.

Como solicitar?
O e-mail compartilhado é solicitado pelo responsável do departamento, preenchendo a planilha de solicitação (.XLS 8 KB) e enviando anexada a um chamado que deve ser aberto no sistema SUAP (https://suap.ifg.edu.br/centralservicos/abrir_chamado/181/).
Orientações para utilizar a caixa compartilhada.

 

Recuperação ou alteração da senha
Para recuperar ou alterar sua senha, seguir instruções deste link. 

Acesso por clientes de email
O serviço só pode ser acessado via WEB ou aplicativos que permitam conta do tipo Google.

Sincronização por dispositivos móveis
Para utilizar em dispositivos móveis, criar uma conta do tipo Google nos ajustes do dispositivo e utilizar os Aplicativos da Google, como Gmail, Drive. 
Informar seu e-mail institucional, posteriormente será solicitado seu IFG-ID.

Não Incluso
Suporte a serviços de correio eletrônico que não estão em conformidade com a Política de Segurança da Informação (.PDF 1,51 MB).

Outras dúvidas
Regras para formação dos nomes para composição do e-mail institucional (.PDF 92 KB)

Suporte

O suporte está disponível durante o horário de funcionamento da Diretoria de TI, das 07h as 19h, pelo contato abaixo:
Link para contato

Fim do conteúdo da página