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Planos de saúde

Publicado: Quinta, 17 de Março de 2016, 12h12 | Última atualização em Segunda, 10 de Março de 2025, 12h36

Comprovação de pagamento do plano de saúde referente ao ano de 2024

 

Conforme determinação do Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos/Secretaria de Relações de Trabalho, servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem o Per Capita deverão enviar os comprovantes de pagamento do plano de saúde contratado do ano de 2024 pelo SIGEPE/SIGAC até o dia 30/05/2025 para continuar recebendo o auxílio.

 

Tal determinação consta na Instrução Normativa GABIN/MGI nº 69, de 18 de fevereiro de 2025, que diz:

 

Art. 1º A Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 97, de 26 de dezembro de 2022, passa a vigorar com as seguintes alterações:
Art. 54-C. Para comprovação das despesas realizadas com planos privados de assistência à saúde no ano de 2024, o servidor, o militar de ex-território, o aposentado e o pensionista deverão apresentar a documentação comprobatória até o dia 30 de maio de 2025.”


Consideram-se como comprovantes de pagamento referentes ao ano 2024:

1. Boletos nos quais constem as informações do titular do plano, do(a) servidor(a) que recebe o Per Capita. Devem estar discriminados os valores mensais pagos por beneficiário (titular e dependentes), acompanhado dos respectivos comprovantes bancários de pagamento.
OU

2. Declaração da operadora ou administradora de benefícios, constando a titularidade, discriminando os valores mensais pagos por beneficiário e atestando a quitação referente ao período de 01/01/2024 a 31/12/2024.

O envio das comprovações deve ser feito por meio SIGEPE/SIGAC, conforme orientação abaixo:

1º) Acessar o SIGAC - Sistema de Gestão de Acesso

2º) Realizar o acesso com o certificado digital ou login (CPF) e senha no Sistema de Gestão de Acesso (Sigac)

3º) Clicar no ícone “três traços” ao lado de Sigepe e selecionar Requerimento

4º) Clicar em Solicitar no menu superior verde

5º) Clicar em Comprovante de Quitação de Plano de Saúde em Solicitar um requerimento

6º) Preencher o formulário, observando os campos obrigatórios com asteriscos vermelhos

7º) Ao final do formulário, clicar em Gerar Documento e conferir as informações geradas

8º) Clicar em Gravar

9º) Clicar agora em Incluir Anexo

10º) Selecionar Comprovante de Pagamento de Mensalidade em Tipo de Documento

11º) Clicar em Anexar e selecionar o arquivo do Comprovante de Pagamento de Mensalidade:- Declaração da operadora ou administradora de benefícios discriminando valores mensais por beneficiário, bem como atestando sua quitação (preferencialmente) OU- Boletos mensais e respectivos comprovantes de pagamento;

12º) Clicar em Gravar

13º) Selecionar o requerimento e o anexo, e clicar em Assinar Selecionado(s). Utilizar o CPF e senha do sistema para assinar ou login do certificado digital

14º) Selecionar o requerimento, o anexo e a caixa de Registrar Ciência, e clicar em Enviar para Análise

15º) Consultar o TUTORIAL, em caso de dúvida

 

ATENÇÃO:

Os beneficiários que não apresentarem a documentação comprobatória para a manutenção do auxílio poderão ter o auxílio suspenso após o prazo estabelecido (30/05/2025), devendo ser instaurado processo visando à reposição ao erário, na forma da Orientação Normativa nº 5, de 21 de fevereiro de 2013, da Secretaria de Gestão Pública do extinto Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão ou norma superveniente.

 

OBSERVAÇÃO 1: se o servidor cancelou ou mudou de plano de saúde e ainda não fez a comunicação ao órgão, precisará realizar novo requerimento de solicitação, conforme instruções dos links abaixo:

Como alterar Assistência à Saúde Suplementar? — Portal do Servidor

Como encerrar o Plano? — Portal do Servidor

 

OBSERVAÇÃO 2: os servidores ativos, inativos e os pensionistas que possuem o GEAP ou ASSEFAZ, não precisam fazer o envio da comprovação.

 

Base legal:

 

 

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