Projetos de Pesquisa Formosa
Projetos de Pesquisa 2016 e 2017
Período de realização: agosto de 2016 a julho de 2017.
Título do Projeto: A escola está no jornal e o jornal está no mundo: uma comparação entre Brasil e Argentina acerca da vinculação entre a imprensa anarquista e ações educativas na América Latina.
Pesquisadora: Kaithy das Chagas Oliveira
Equipe:
- Luís Cláudio Rocha Henrique de Moura - professor
Categoria: Projeto de Pesquisa Docente
Objetivo: Compreender o processo de consolidação do movimento anarquista na América Latina, mediante a comparação dos desdobramentos deste no Brasil e na Argentina, realizados a partir da divulgação da imprensa alternativa dos dois países, que esteve intrinsecamente associada à criação de espaços educativos, tais como: bibliotecas populares, centros de estudos sociais e escolas modernas/racionalistas.
Resumo: O trabalho problematiza fundamentalmente a intricada relação estabelecida entre a propagação do movimento anarquista, na passagem do século XIX para o século XX na América Latina, densamente articulada à divulgação da imprensa alternativa e às diversas ações educativas que se desdobram deste movimento. Propõe-se como emblema desse processo, a comparação entre dois países latino-americanos: Brasil e Argentina. Trata-se, portanto, de uma proposta de pesquisa que visa a compreensão, mediante a análise de periódicos publicados nas duas décadas finais do século XIX e duas décadas iniciais do século XX, de como se deu o processo de propagação do movimento anarquista por meio da imprensa e pela constituição de espaços educativos, tais como bibliotecas populares, escolas (Modernas/Racionais), festas, etc.
Título do Projeto: A improvisação na aprendizagem da clarineta: a autonomia do estudante frente a sua própria aprendizagem
Pesquisadora: Rosa Barros Tossini
Equipe:
- Rosa Barros Tossini - professora
Categoria: Projeto de Pesquisa Docente
Objetivo: Delinear, por meio da pesquisa sobre a literatura, afeita ao tema, parâmetros teóricos que se debrucem na relação entre a improvisação como promotora da autonomia do estudante perante sua aprendizagem na clarineta, e o desenvolvimento de sua identidade como artista.
Resumo: O projeto propõe a retomada de uma agenda de investigação, iniciada com pesquisa de mestrado realizada no ano de 2013, que buscou analisar o papel e a influência da improvisação no processo de aprendizagem da clarineta em crianças com idade entre 6 e 11 anos. Nesta pesquisa foi estudada a maneira como os estudantes de clarineta observam e avaliam o seu próprio processo de aprendizagem, tendo a improvisação como atividade norteadora desse processo. Na ocasião, a pesquisa teve como principal achado o fato de que a partir das atitudes dos estudantes em relação ao seu potencial criativo e as inter-relações entre o conceito de audição com a técnica da clarineta , tornaram-se um ato de aprendizagem consciente, possibilitando ao aluno apropriar-se de sua aprendizagem.
Título do Projeto: MyTask: Um Sistema para Gerenciamentode Projetos e Trabalhos Acadêmicos
Orientador: Mario Teixeira Lemes
Equipe:
- Mário Teixeira Lemes - professor
- Juliana Alves Vieira - estudante
- Luis Felipe Araújo Pimenta - estudante
- Fabiano Paiva Vieira - colaborador
Categoria: Projeto de Pesquisa Docente
Objetivo: Criar um sistema web que auxilie os usuários na criação, formatação e gerenciamento de seus projetos e trabalhos acadêmicos.
Resumo: A proposta de ferramenta consiste em disponibilizar ao usuário três tipos diferentes de projetos: artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso e trabalhos acadêmicos gerais (resumos, relatórios de estágio e projetos de pesquisa). A geração automática destes trabalhos permite que os usuários se concentrem diretamente no conteúdo dos mesmos, ao invés de se preocuparem adicionais, tais como a formatação.
Título do Projeto: Reaproveitamento de resíduos orgânicos da produção de soja para desenvolvimento de biofertilizantes de liberação lenta de nutrientes e de bactérias promotoras de crescimento de plantas.
Orientador: Murilo Teles Domingues
Equipe:
- Mário Teixeira Lemes - professor
- Bruno Quirino Leal - professor
Categoria: Projeto de Pesquisa Docente
Objetivo: Por meio do reaproveitamento de resíduos orgânicos gerados no processo de produção agrícola, desenvolver e avaliar novos tipos de FLLs, aqui chamados de biofertilizantes de liberação lenta (BLLs), a partir de microesferas poliméricas contendo biochar (resíduo da produção da soja pirolizado), macronutrientes e BPCPs.
Resumo: O elevado crescimento populacional tem reflexo no aumento na demanda de alimentos. A pressão sobre a produtividade agrícola, é constante, o que tem levado a crescimentos significativos nesse setor em curtos períodos, impulsionando assim também, um elevado aumento no uso de fertilizantes minerais. Dessa forma, os corpos hídricos estão sujeitos a maiores cargas de nutrientes, como fósforo e nitrogênio, devido, principalmente, ao processo de lixiviação, provocando a poluição dos mesmos.
Título do Projeto: Sistematizando as experiências produzidas nos Círculos de Cultura desenvolvidos por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.
Orientadora: Luciana Campos de Oliveira Dias
Equipe:
- Luciana Campos de Oliveira Dias - professora
- Rita de Cassia de Oliveira Cruz - professora
Categoria: Projeto de Pesquisa Docente
Objetivo: Investigar a proposta de Círculo de Cultura, desenvolvido pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFG-Câmpus Formosa como alternativa para a implementação de práticas de ensino na EJA em uma perspectiva dialógica e emancipatória.
Resumo: Tem como objeto investigar, em formato participativo, a proposta de Círculo de Cultura que será desenvolvido pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFG - Formosa nas salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Professor Claudiano Rocha - Formosa - GO. Em um primeiro momento será realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema; após, será realizado Círculos de Cultura. Por fim, serão realizados debates que darão bases para a sistematização das experiências produzidas produzidas nos círculos de Cultura. A expectativa da pesquisa é apresentar de forma vivenciar, alternativas possíveis para a implementação de práticas de ensino na EJA de forma dialógica e emancipatória.
2017-2018
Título do Projeto: Avaliador Automatizado de Complexidade de Diagramas de Caso de Uso.
Orientador: João Ricardo Braga de Paiva.
Equipe:
- Mário Teixeira Lemes - professor
- Sirlon Thiago Diniz Lacerda - professor
- Mateus Oliveira de Deus - estudante
- Matheus Silva Perinazzo - estudante
Categoria: Cadastro de Projeto de Pesquisa
Objetivo: Desenvolver um sistema web para avaliação de complexidade de diagramas de casos de uso.
Resumo: A execução deste projeto objetiva o desenvolvimento de um Avaliador Automatizado de Complexidade de Diagramas de Casos de Uso. Trata-se de um programa de computador (software) que recebe como entrada um diagrama de casos de uso e é capaz de mensurar sua complexidade, apresentando-a como saída do sistema.
Título do Projeto: A base de dados “wikiaves” na descrição da interação frugívora ave-planta no Cerrado.
Orientador: Adriano Antonio Brito Darosci.
Equipe:
- Ana Luisa Barreto de Oliveira Almeida - estudante
Categoria: Cadastro de Projeto de Pesquisa
Objetivo: Avaliar a interação frugívora no Cerrado tendo como base os registros disponíveis em banco de dados online.
Resumo: A frugivoria, ou o consumo de frutos pela fauna, está inserida no processo reprodutivo das plantas visto que ela pode resultar na dispersão das sementes, etapa final de tal processo. Entre os principais frugívoros e, por consequência, dispersores de sementes, estão as aves, capazes de contribuir com a germinação das sementes e com a colonização de amplas áreas por parte das plantas, haja vista a habilidade do voo que tais animais possuem. Tais vantagens podem explicar a razão da interação aveplanta por meio da frugivoria ser tão comum em ambientais naturais. Apesar da importância que essa interação possui para a conservação dos ecossistemas, pouco ainda é conhecido sobre as propriedades dessa interação e sobre quem interage com quem, principalmente para o domínio do Cerrado. O sítio eletrônico “wikiaves” possui mais de um milhão e novecentas mil fotografias de aves em sua base de dados. Entre esses registros, há aqueles onde a ave foi flagrada consumindo um fruto. Contudo, apesar de base de dados rica, ainda é bem pouco explorada. Com isso, o objetivo do presente projeto é avaliar a interação frugívora no Cerrado tendo como base os registros disponíveis em banco de dados on line. Fazendo uso do banco de dados fotográficos on line disponível no sítio “wikiaves”, serão obtidos registros de frugivoria entre espécies de aves e plantas que ocorrem no Cerrado brasileiro. Os registros irão compor uma planilha que irá conter dados sobre as espécies de aves e plantas e sobre o tratamento dado pelo animal ao diásporo. Será obtida, então, uma matriz de interação a fim de analisar parâmetros de network. Além disso, será obtido o índice de importância de cada planta e animal para a interação e será possível presumir quais aves são potenciais dispersores.
Título do Projeto: A Educação Física nas Escolas Municipais da cidade de FormosaGO.
Orientador: Tainã Moreira Gomes.
Equipe:
- Leonardo Donato Furtado Neto - estudante.
- Marcos Alexandre Souza de Oliveira - estudante.
Categoria: PIBIC-EM.
Objetivo: Identificar e compreender a Educação Física como componente curricular da 2ª fase do Ensino Fundamental das Escolas Municipais na cidade de Formosa-GO.
Resumo: Este projeto tem como objetivo identificar e compreender a Educação Física como componente curricular da 2ª fase do Ensino Fundamental das Escolas Municipais na cidade de Formosa-GO. Nossa motivação em estudar esse objeto foi direcionada pela experiência trazida pelos/as nossos/as alunos/as oriundos/as dessa realidade. Eles/as apresentam estranhamento entre os conhecimentos tratados pela Educação Física Escolar no Instituto Federal de Goiás e a experiência que tiveram anteriormente nas Escolas Municipais. Esse estranhamento, em acordo com alguns/algumas alunos/as, está nas formas/conteúdos dos conhecimentos abordados pela disciplina. Dessa forma, ao proporem esse estudo, querem pesquisar nessa realidade: a metodologia (forma/conteúdo), os métodos de avaliação utilizados pelos professores/as e a experiência formativa dos profissionais. Estudar essa realidade como uma proposição oriunda da necessidade dos/as alunos/as, nos sugere que eles/as desejam compreender o processo formativo ao qual fizeram parte, inclusive para entender a sua própria especificidade. Assim sendo, gostaríamos de
compreender a metodologia e os conteúdos utilizados pelos/as professores/as das Escolas Municipais na cidade de Formosa-GO, percebendo através de suas escolhas didáticas o perfil de Educação Física Escolar que tem sido utilizado para a formação do/a cidadão/cidadã formosense. Utilizamos as pedagogias críticas (como referência para pensarmos a Educação e a Educação Física), na tentativa de refletir sobre a concepção de ensino que pode orientar os pressupostos dos professores/as das Escolas Municipais de Formosa-GO. Precisamos analisar como a escolha de conteúdos e metodologia realizada pelos professores/as é inserida através das aulas de Educação Física na cidade de Formosa-GO. A ida ao objeto é o procedimento metodológico que utilizaremos para identificar e compreender as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física na cidade de Formosa-GO.
Título do Projeto: A hora das estrelas: Clarice Lispector e Suzana Amaral no cinema literário brasileiro.
Orientador: Lemuel da Cruz Gandara.
Equipe:
- Laís Santana Menêzes - estudante.
Categoria: PIBIC-EM.
Objetivo: Pesquisar o encontro dialógico entre o livro e o filme A hora da estrela no âmbito do cinema literário brasileiro de autoria feminina.
Resumo: Clarice Lispector é uma das autoras mais importantes da literatura brasileira. Sua produção se desdobra em vários gêneros, do romance a ensaios poéticos. Ao longo de sua recepção em momentos distintos da
nossa cultura, seus textos dialogaram com várias instâncias da arte para além das páginas literárias, como o teatro e a fotografia. Curiosamente, a sétima arte não se dedicou a Lispector com muita atenção o que
resultou em uma mínima filmografia advinda de seus escritos composta por apenas três longasmetragens: Estrela Nua (1984) e O Corpo (1991), dirigidos por José Antonio Garcia, e A hora da estrela (1986), de Suzana Amaral. Este último e a novela homônima de Lispector lançada em 1977 formam nosso corpus de análise nesta proposta de projeto de iniciação científica. Nosso objetivo é estudá-los no horizonte do cinema literário brasileiro em busca de seus diálogos com a época política de suas enunciações (a novela na ditadura e o filme na abertura democrática), com o advento da cinematografia realizada por mulheres (fato muito raro no Brasil, onde poucas diretoras ganham voz) e com as sutilezas da realização estética próprios da tradução coletiva (que engloba várias leituras de um mesmo texto no processo de produção fílmica). Nosso arcabouço teórico se desenvolve em múltiplas vias: dialogismo e
reprodutibilidade a partir de Mikhail Bakhtin (2003) e Walter Benjamin (2012), escrita e filosofia feminina com Simone de Beauvoir (1970) e literatura e cinema em Gandara & Silva Jr. (2015).
Título do Projeto: A improvisação na aprendizagem da clarineta: o progresso musical de estudantes de curso de extensão em clarineta a partir de suas próprias percepções.
Orientador: Rosa Barros Tossini.
Equipe:
- José Ítalo Gomes Pereira - estudante.
Categoria: PIBIC-EM.
Objetivo: 1) Delimitar o conceito de criatividade cronologicamente; 2) Compreender a relação entre criatividade, talento, imaginação e inteligência e, 3) Averiguar a relação entre criatividade e contextos socioculturais.
Resumo: O projeto proposto tem como objetivo delinear, por meio de revisão sistematizada da literatura científica produzida sobre o tema, parametros teóricos e marcos conceituais que permitam a interpretação dessa relação entre a autonomia do estudante perante sua aprendizagem na clarineta - mediante o estudo da improvisação - e o desenvolvimento de sua identidade como artista. Para tal, o presente projeto prevê quatro etapas para a sua realização: 1) a identificação de sub-temas relacionado ao tema, bem como das fontes primarias que comporão o corpus da pesquisa proposta, e as variáveis teoricas que serão levadas em consideração para a analise da leitura sobre o tema; 2) a organização dos critérios de seleção, inclusão e exclusão de publicações na amostra (de estudos na literatura; definição das bases de dados a serem pesquisadas) no caso de artigos em periódicos ou anais de congressos; 3) Sistematização das publicações levantadas e identificação dos principais marcos conceituais relativos ao tema; e 4) discussão e interpretação dos resultados.
Título do Projeto: A literatura de cordel no Centro-Oeste: descobrindo cordelistas e cordéis da região.
Orientador: Gláucia Mendes da Silva.
Equipe:
- Isabella Bernardes Furtado - estudante.
- Fabricia Gabriela de Almeida Silva - estudante.
Categoria: PIBIC-EM.
Objetivo: Pesquisar a produção literária do Centro-Oeste, mais especificamente de Goiás e da região do entorno do Distrito Federal, afim de conhecer as obras do gênero Cordel.
Resumo: O gênero literário Cordel tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, sendo que nas últimas décadas esta literatura, que por muitos anos fora representativa da cultura nordestina do país, foi ganhando
fama e espaço nas escolas de todas as regiões brasileiras, como fonte de entretenimento e conhecimento através do dinamismo da linguagem contida nos folhetos simples e breves, mas que são capazes de contar
e recontar histórias, divulgar culturas e discutir os mais diversos temas sociais. O interesse em conhecer melhor a origem, o histórico evolutivo deste gênero e, principalmente, conhecer os cordéis escritos por
autores do Centro-Oeste, seus temas, sua linguagem, suas características é o propósito desta pesquisa.
Título do Projeto: A Natureza e a Singularidade da EJA Na Rede Estadual em Formosa – Goiás. Um estudo de caso que revela a permanência dos alunos.
Orientador: Luciana Campos de Oliveira Dias.
Equipe:
- Eva Thaynara da Silva - estudante
Categoria: PIBIC - AF
Objetivo: Investigar, a partir da visão dos alunos e dos professores, quais os motivos da permanência escolar dos jovens e adultos do Colégio Estadual Professor Claudiano Rocha em Formosa –Goiás, em uma cultura predominantemente de evasão. Ainda a pesquisa se propõe a discutir o caso da permanência que ocorre neste caso e seus desafios junto com os professores que trabalham nesta unidade de ensino.
Resumo: O problema da evasão tem sido um dos principais desafios no contexto da oferta da Educação de Jovens e Adultos no Brasil uma vez que grande parcela dos alunos que ingressam nessa modalidade de ensino, em pouco tempo, se evade deixando muitas interrogações sobre os verdadeiros motivos deste abandono. No entanto, o Colégio Estadual Professor Claudiano Rocha em Formosa – Goiás apresenta uma realidade diferente de muitas escolas que ofertam esta modalidade. Observa-se, no caso do referido colégio, o fenômeno tanto relacionado ao expressivo número de alunos frequentadores da EJA como também da permanência destes. Diante deste cenário e buscando experiências que contribuam para o debate sobre estratégias de permanência dos alunos EJA é que foi pensado esta pesquisa. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar, a partir da visão dos alunos e dos professores, quais os motivos da permanência escolar dos jovens e adultos do Colégio Estadual Professor Claudiano Rocha em Formosa – Goiás, em uma cultura predominantemente de evasão. Ainda a pesquisa se propõe a discutir a questão da permanência que ocorre neste caso e seus desafios junto com os professores que trabalham nesta unidade de ensino. A proposta metodológica caracteriza-se por qualitativa do tipo estudo de caso que, segundo BOGDAN e BIKLEN (1994), “consiste na observação detalhada de um contexto, ou indivíduo, de uma única fonte de documentos ou de um acontecimento específico”. Os procedimentos serão: observação participante, entrevistas, pesquisa documental, aplicação de questionários junto aos alunos, grupo focal - técnica que permite o contato com a opinião dos sujeitos investigados no exato momento em que são abordadas as temáticas pertinentes ao estudo. Espera-se, que além de indicar caminhos possíveis para a superação da evasão por meio de ações pedagógicas e institucionais que visem a permanência dos alunos EJA, a pesquisa também possa fomentar o debate sobre este importante desafio no contexto da formação de professores.
Título do Projeto: Alelopatia de Mesosphaerum suaveolens (L.) Kuntze (Lamiaceae) contra o crescimento de Urochloa decumbens (Stapf) R.D.Webster (Poaceae)
Orientador: Marcos Augusto Schliewe
Equipe:
- Jonatham Lucas da Costa Rodrigues - estudante.
- Maiara Barbosa Pereira - estudante.
Categoria: PIBIT
Objetivo: Verificar o efeito alelopático das folhas de Mesosphaerum suaveolens (L.) Kuntze (Lamiaceae) contra o desenvolvimento inicial de Urochloa decumbens (Stapf) R.D.Webster (Poaceae) como herbicida natural.
Resumo: De acordo com o novo código florestal (Lei federal Nº 12.651, de 2012), “tendo ocorrido supressão de vegetação situada em Área de Preservação Permanente (APPs), o proprietário da área, possuidor ou ocupante a qualquer título é obrigado a promover a recomposição da vegetação...”. Assim, as técnicas de recuperação de áreas degradadas devem ser aperfeiçoadas para uma maior eficiência na recomposição. Um retrato da antropização, em ambientes naturais, é a invasão de plantas herbáceas exóticas, representada principalmente pelo capim braquiária (Urochloa decumbens (Stapf) R.D.Webster (Poaceae)). Para a recuperação o primeiro desafio é tentar eliminar esta invasora para aumentar a taxa de sobrevivência de mudas nativas que serão replantadas, outras dificuldades são o relevo, o tipo de solo e o difícil acesso que tornam a capina inviável e o uso de herbicidas artificiais condenável de algumas áreas naturais. Plantas da família Lamiaceae são populares pela produção de óleos essenciais, estes óleos, na sua maioria compostos de terpenos, são estudados também quanto a sua ação citotóxica e alelopática. A Alelopatia, conceituada como a capacidade das plantas superiores ou inferiores de produzirem substâncias químicas que, liberadas no ambiente de outras, influenciam de forma favorável ou desfavorável o desenvolvimento, é alvo deste projeto. O objetivo é realizar testes da alelopatia de extratos brutos das folhas de Mesosphaerum suaveolens (L.) Kuntze (Lamiaceae), erva nativa do Cerrado goiano e considerada invasora de ambientes antropizados, contra o desenvolvimento inicial do capim braquiária. A confirmação do efeito alelopático do extrato aquoso (infusão) das folhas de M. suaveolens representará uma inovação ao combate do capim braquiária em áreas indesejáveis e dará habilitação ao processo de registro de patente de um produto natural com potencial herbicida para o biocontrole do capim braquiária em áreas naturais de difícil acesso, com ou sem recursos hídricos próximos.
Título do Projeto: Análise de Patologias nas Estruturas de Concreto Armado da Cidade de Formosa-GO.
Orientador: Wallison Carlos de Souza Barbosa
Equipe:
- Friederick Matheus dos Santos - estudante.
- Sebastião Geraldo Guimarães Júnior - estudante.
Categoria: PIBIC
Objetivo: O presente estudo visa detectar e identificar as patologias nas edificações, analisá-las e procurar soluções cabíveis para as determinadas situações em que se encontram as estruturas na cidade de Formosa-GO. Tendo em vista que, o surgimento das patologias nas estruturas está diretamente ligado a erros de projeto e execução, ao uso inadequado do material, economia exagerada, dentre outros fatores
Resumo: Patologias são problemas facilmente encontrados em diversas obras que acabam comprometendo as estruturas e a segurança publica. A cidade de Formosa é repleta de patrimônios históricos que com o passar do tempo começaram a apresentar patologias que colocam em risco as estruturas e todo um legado histórico que as construções representam para a comunidade local, por isso o presente trabalho visa detectar e identificar as causas do surgimento das patologias nas edificações da cidade a fim de elaborar intervenções com o intuito de preservar a arquitetura local e encontrar formas de sanar tais problemas. Com auxilio de um acervo fotográfico, livros, artigos referentes ao tema e consultoria de profissionais da área a pesquisa tem como resultados esperados a expansão dos conhecimentos sobre patologias contribuindo assim para a comunidade local e a comunidade acadêmica.
Título do Projeto: Análise morfológica da germinação e do desenvolvimento de plântulas de espécies florestais e Cerrado sensu stricto.
Orientador: Adriano Antonio Brito Darosci.
Equipe:
- Simone Aparecida Chagas Rosa
Categoria: PIBIT
Objetivo: Avaliar espécies de ambientes florestais e de Cerrado sensu stricto quanto à germinação de sementes e
o desenvolvimento de plântulas.
Resumo: O Cerrado concentra uma das maiores biodiversidades do mundo, armazenando inúmeros conhecimentos e potenciais ainda inexplorados. O Cerrado do tipo savana (composta por árvores e arbustos) ocorre sobre inúmeros tipos de solos, porém em geral são bastante drenados, ácidos, profundos e desprovidos de nutrientes, com elevada saturação de alumínio. Já o Cerrado do tipo floresta (predominantemente árvores), os solos são férteis, com maior associação a água e baixa luminosidade. Mesmo sendo muito diversificado, o Cerrado está cada vez mais ameaçado pela ação humana. Como tais ameaças podem trazer consequências muitas vezes irreversíveis, medidas que preservem esse bioma são necessárias, tais como aquelas que investigam os meios pelo qual esse Bioma se perpetua. Assim, frutos e sementes serão coletados em campo, mensurados e descritos em laboratório, logo após, as sementes serão colocadas para germinar e o processo de germinação e o desenvolvimento das plântulas serão examinados. Com os resultados obtidos, espera-se ajudar a entender mais sobre esses diferentes ambientes que compõem o Cerrado e avaliar o desenvolvimento de espécies típicas. Além disso, esperase contribuir com mais informação a respeito da morfologia dessas espécies, além de evidenciar possíveis adaptações aos diferentes ambientes. Mais do que isso, os resultados serão úteis para programas de conservação e recuperação de áreas nativas de Cerrado que necessitam da produção de plântulas para a realização dos seus projetos.
Título do Projeto: Aspectos genéticos relacionados ao Transtorno do Espectro autista (TEA)
Orientador: Ariane Bocaletto Frare
Equipe:
Categoria: PIBIC-EM
Objetivo: Identificar quais são os fatores genéticos relacionados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Resumo: O autismo ou transtorno do espectro autista (TEA) acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente, causando prejuízos persistentes na comunicação e interação social, bem como nos comportamentos que podem incluir os interesses e os padrões de atividades. O diagnóstico é essencialmente clínico, levando em conta o comprometimento e o histórico do paciente e norteiase pelos critérios estabelecidos por DSM–V (Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade NorteAmericana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS). Apesar de não ter cura, terapias e medicamentos podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias, sendo que cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. O transtorno do espectro autista é um distúrbio complexo e geneticamente heterogêneo, o que sempre dificultou a identificação de sua etiologia em cada paciente em particular e, por consequência, o aconselhamento genético das famílias; por isso a importância em estudar, para aprofundar e verificar os avanços que envolvem TEA, deste modo, será realizado uma pesquisa, revisão da literatura, por meio das bases de dados eletrônicas Scielo, Pubmed, ScienceDirect e Web of Science, utilizando-se os descritores, na língua inglesa: Autism spectrum disorde, Brain development, Diagnosis, Genetics, Epigenetic processes, para identificar quais são os fatores genéticos envolvidos no TEA.
Título do Projeto: Atuação Político-Intelectual do Banco Mundial na implementação das Organizações Sociais (OS) na Educação do Estado de Goiás
Orientador: Danilo José Dalio
Equipe:
- Rodrigo de Melo Machado
Categoria: PIBIC
Objetivo: Adensar a compreensão do papel do Banco Mundial como ator político-intelectual na implementação da política de OS no Estado de Goiás.
Resumo: Esta proposta de pesquisa tem como objetivo compreender a atuação político-intelectual do Banco Mundial no processo de implementação das Organizações Sociais (OS), na administração das escolas públicas do Estado de Goiás. Surgidas no final da década de 1990, as Organizações Sociais aparecem como estratégia para transferência de setores que se encontram na esfera do Estado para o terceiro setor, cumprindo assim, a agenda de expansão do projeto neoliberal de sociedade, que vigora no Brasil desde o início dos anos de 1990. O governador Marconi (PSDB) tenta transferir a administração das escolas para a administração das OS desde 2015 e enfrenta resistência de parte dos estudantes e professores da rede estadual, que se manifestam contra a política, o que faz com que o referido processo seja palco de disputas intensas. Para entendermos o objeto em questão e a conjuntura no qual se insere, é necessário captarmos os conflitos, contradições e antagonismos a ele inerentes, a fim de apreendermos sua essência, nuances e contradições estruturais. Para isso, buscamos examiná-lo minuciosamente, a partir do modo como ele se apresenta no mundo material, no intuito de compreender sua estrutura dinâmica. Nesse sentido, pretendemos através da leitura da bibliografia disponível sobre e tema, análise de documentos do Estado, Banco Mundial e da proposta de gestão por OS, revelar os interesses políticos, econômicos e sociais presentes na referida proposta, bem como suas implicações para o avanço das políticas neoliberais na educação do Estado.
Título do Projeto: Avaliação da eficiência do reator aeróbio tratando esgoto sanitário da Cidade de Formosa - GO.
Orientador: Bruno Quirino Leal
Equipe:
- Stefany Pereira Passos
Categoria: PIBIC
Objetivo: Estudar o comportamento da eficiência de remoção de carga orgânica do reator sequencial por batelada, sendo abastecido por esgoto doméstico da cidade de Formosa – GO.
Resumo: Atualmente um dos principais responsáveis pela poluição dos recursos hídricos é o aporte dos efluentes domésticos quando lançados “in natura”, ou seja, sem nenhum tipo de tratamento prévio ou apenas com um tratamento parcial. O tratamento dos esgotos é essencial devido ao seu potencial poluidor. Caso não seja dada destinação adequada aos esgotos, estes acabam poluindo o solo, contaminando águas superficiais e subterrâneas e passam a escoar a céu aberto, constituindo-se em perigosos focos de disseminação de doenças. Os diversos tipos de tratamento são classificados segundo os princípios físicos, químicos e biológicos, nos processos biológicos ocorre a degradação do substrato através da ação de microrganismos aeróbios ou anaeróbios. Entre os processos de tratamento de efluentes que utilizam aeração encontram-se os lodos ativados, uma das possibilidades de tratamento ocorre por meio do reator sequencial por batelada que é uma modificação do sistema de lodos ativados convencional. Diante do contexto e na tentativa de reduzir os teores de matéria orgânica do esgoto doméstico proveniente da cidade de Formosa - GO, o presente projeto utilizará um reator sequencial em batelada. O reator será construído, instalado e operado no Laboratório de águas residuários do Instituto Federal de Goiás – Camus Formosa. Espera-se que com esse projeto seja possível investigar e propor a melhoria do reator aeróbio.
Título do Projeto: Avaliação da presença de ômega 3 em óleos vegetais por (RMN) Ressonância Magnética Nuclear.
Orientador: Vinícius Sousa Ferreira
Equipe:
- Juliana Barbosa do Nascimento
- Marcio Pereira de Barros Junior
Categoria: PIBIC
Objetivo:
Resumo: O homem vem dando cada vez mais atenção para seu bem-estar e saúde de maneira preventiva, intensificando a alimentação mais saudável, sendo inseridos os alimentos funcionais e nutracêuticos na dieta humana. Os ácidos graxos que fazem parte da família ômega 3 e 6 (ω-3 e ω-6) são encontrados naturalmente em diversos animais e vegetais, porém no organismo humano tem-se a inabilidade de se sintetizar esses compostos essenciais para a saúde humana. Em vista disso as dietas estão cada vez mais contando com a presença desses compostos como suplementação alimentar, para contribuir no equilíbrio e bom funcionamento dos sistemas imunológicos, cardiovasculares, das articulações, prevenção do câncer, boas condições de gestação, e principalmente em processos inflamatórios. A RMN de alta resolução surgiu como uma valiosa ferramenta na análise de lipídeos naturais, de origem animal e vegetal, sendo não destrutiva e não invasiva, comparada as outras técnicas. O objetivo do presente trabalho é realizar estudo por RMN aliado a ferramentas quimiométricas em amostras de óleos vegetais, para identificar os constituintes e a presença do ômega 3
Título do Projeto: Avaliação das Condições do Sistema de Macrodrenagem no Córrego Josefa Gomes da Cidade de Formosa – GO.
Orientador: Bruno Quirino Leal.
Equipe:
- Bianca de Souza Oliveira
Categoria: PIBIC
Objetivo: Avaliar o desempenho hidráulico de um sistema de drenagem de águas pluviais urbanas na parte canalizada do córrego Josefa Gomes na cidade de Formosa – GO.
Resumo: As inundações e enchentes são importantes impactos negativos na sociedade, principalmente para a população de menor poder aquisitivo que vive em locais de risco, sujeitos a cheias e movimentos de massa em encostas. O cenário do sistema de drenagem ineficiente não é estranho à realidade de Formosa-GO, localizada no nordeste goiano, a aproximadamente 80 km de Brasília-DF, com aproximadamente 115 mil habitantes. Considerando os constantes problemas relacionados à enchentes e inundações, somados ao apelo da população por melhorias no sistema de drenagem, o presente estudo surge como um pontapé inicial para se discutir soluções, aumentar a visibilidade do poder público para um problema iminente e fortalecer a interação entre prefeitura e comunidade. A proposta metodológica seguirá as seguintes etapas: Caracterização da área, determinação da vazão do projeto, dimensionamento do canal e comparativo do atual dimensionamento do córrego com uma nova proposta de dimensionamento.
Título do Projeto: Avaliação Esclerométrica dos Pilares de Concreto dos Edifícios do IFG .
Orientador: Marcus Vinícius Araújo da Silva Mendes.
Equipe:
- Isabella Magalhães Valadares
- Joice Kozlowski
Categoria: PIBIC
Objetivo: Verificar a resistência à compressão do concreto empregado nos pilares dos edifícios do IFG- Formosa por meio da técnica de esclerometria.
Resumo: O material concreto é muito utilizado como parte de elementos estruturais de edifícios tanto em obras públicas e privadas. A qualidade desse concreto empregado na maioria das obras não é verificada após a execução da estrutura de concreto e muito menos quando se trata de obra pública. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo avaliar a qualidade do concreto aplicado nos edifícios do Instituto Federal de Goiás, câmpus Formosa. Para isso, será adotada a técnica da esclerometria, a fim de estimar a resistência à compressão do concreto dos pilares, em uso. Em seguida, os valores estimados de resistência à compressão serão comparados com os valores de resistência à compressão prescritos em projeto, sendo esta comparação um parâmetro de qualidade. A esclerometria é uma técnica simples, rápida e não destrutiva para o monitoramento da resistência do concreto, que correlaciona uma medida da dureza superficial com a resistência do concreto à compressão. Espera-se que os resultados da avaliação esclerométrica nesses edifícios despertem os departamentos de fiscalização pública quanto à importância de verificar a qualidade dos materiais empregados em obras por meio de técnicas não destrutivas, ágeis e eficientes.
Título do Projeto: Benzer, curar e crer: saberes tradicionais e o Patrimônio Cultural Imaterial das benzedeiras de Formosa (GO).
Orientador: Luís Cláudio Rocha Henriques de Moura
Equipe:
- Priscila Pinto de Melo.
Categoria: PIBIC-AF
Objetivo: Pretendemos estudar os conhecimentos de ideias de curas e práticas curativas de benzedeiras localizadas na região do município de Formosa-GO.
Resumo: A pesquisa visa a investigar as práticas e os discursos da benzedeiras existentes e operantes no distrito de Bezerra do município de Formosa (GO). A atividade das benzedeiras ocupou um lugar relevante na história da região goiana. No entanto, com o avanço da modernidade e da hegemonia da medicina médica, essa prática popular de saberes tradicionais vem perdendo espaço junto a sociedade. Considerando essas questões, buscamos conhecer o perfil e ofício de três mulheres benzedeiras, observando desde suas histórias até as práticas e saberes utilizados durante os ritos de cura. Entendemos que tais saberes são relevantes para as identidades locais, e para a reflexão da área da saúde e suas implicações, reconhecendo a importância destes saberes tradicionais como integrantes do Patrimônio Cultural Imaterial da região. Objetivamos, desde a área da Antropologia da Saúde e da experiência etnográfica, aprofundar a compreensão dos sistemas que operam nestas práticas e discursividades, visando a entender como elas concebem as ideias de doença e cura na atualidade, assim como contribuir para o conhecimento concreto destes saberes tradicionais.
Título do Projeto: Desenvolvimento de dispositivos didáticos geotécnicos de apoio ao curso de Engenharia Civil.
Orientador: André Augusto Nóbrega.
Equipe:
- Jonathan Sergio Pereira de Souza
Categoria: PIBIC-AF
Objetivo: Confecção de Dispositivos didáticos; Aplicações de conceitos teóricos; Publicações em eventos científicos .
Resumo: O estudo de Engenharia quando combinado a teoria com a prática fornece ao estudante uma grande eficácia no entendimento do conteúdo estudado pelo mesmo. Desta forma, este projeto visa a confecção de equipamentos alternativos para ensaios de laboratório e dispositivos didáticos em tamanho real e em escala reduzida. Estes dispositivos explicam fenômenos referentes as disciplinas de Geotecnia e promovem uma melhor qualidade no ensino de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Formosa. Espera-se que a utilização dos dispositivos desenvolvidos forneça aos alunos uma compreensão clara dos fenômenos envolvidos bem como favoreça a fixação dos conceitos ministrados, representando assim uma significativa contribuição didática à sua formação. Com a confecção de novos equipamentos de laboratório e de dispositivos didáticos, serão iniciadas novas pesquisas aumentando assim a produção intelectual e acadêmica dos membros do projeto.
Título do Projeto: Desenvolvimento de estacas a partir de espécies nativas de diferentes fitofisionomias do Cerrado.
Orientador: Adriano Antonio Brito Darosci
Equipe:
- Amanda Rodrigues Gonçalves
Categoria: PIBIC-EM
Objetivo: Avaliar o desenvolvimento de estacas oriundas de espécies de diferentes fitofisionomias do Cerrado e sujeitas a diferentes condições.
Resumo: Apesar do grande potencial para a produção de novas plantas destinadas a recuperação de áreas degradadas, a propagação vegetativa vem sendo usada e testada mais com espécies vegetais de interesses comerciais e agropecuários do que com espécies nativas. Essas últimas, geralmente, produzem poucas sementes viáveis e, ou, de difícil germinação ex situ. Dessa maneira, são necessários trabalhos que busquem testar a viabilidade da propagação vegetativa de espécies nativas, sob diferentes condições, como mecanismos para a conservação de ambientes naturais. A estaquia é um dos tipos de propagação mais utilizados e corresponde a um processo que promove o enraizamento de alguma parte da planta: ramos, raízes ou folhas. Para esse intento, vários fatores devem ser avaliados a fim da obtenção do desenvolvimento adequado de uma nova planta. Entre esses fatores, o solo e a disponibilidade da água podem ser preponderantes e são características que servem para distinguir diferentes fitofisionomias do Cerrado. Estacas oriundas de espécies arbóreas nativas de formações florestais e savânicas do Cerrado serão produzidas e submetidas ao desenvolvimento em três tipos de substrato que se diferem quanto ao suporte hídrico. Novos brotos serão contabilizados e o tempo para formação deles será avaliado. Após a desmontagem dos experimentos, a presença de raízes será averiguada. Os brotos formados e as possíveis raízes serão extraídos e a massa fresca e seca deles serão obtidas. Espera-se, com isso, conceber bons indicativos para o sucesso do processo de propagação vegetativa por estaquia para as espécies nativas, além de averiguar a viabilidade dessa técnica para a conservação e recuperação do Cerrado.
Título do Projeto: Desenvolvimento de um sistema em plataforma web para implantação de plano de segurança da água em sistemas de abastecimento de água.
Orientador: Nolan Ribeiro Bezerra Teixeira
Equipe:
- Geraldo Alves Pereira Junior
Categoria: CPP
Objetivo: Desenvolver um sistema web, utilizando softwares livres, como ferramenta para identificação de perigos e caracterização de riscos relacionados aos sistemas de abastecimento de água para consumo humano, com vista à implantação de Planos de Segurança da Água.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um software como ferramenta para implantação de Plano de Segurança da Água-PSA pela prestadora de serviços de Saneamento de Goiás S/A–SANEAGO. A metodologia foi desenvolvida em quatro etapas, sendo elas, seleção e adequação dos métodos, validação da metodologia de PSA, desenvolvimento do software em plataforma web. O método selecionado para implantação do PSA foi a Matriz de Priorização de Riscos e o desenvolvimento da plataforma foi estruturado em seis módulos de navegação (preparação; avaliação do sistema de abastecimento de água; monitoramento operacional; planos de gestão e comunicação, validação e revisão e relatório). Para a construção do software foi utilizado o padrão de projeto MVC (Model View Control) e a linguagem de programação utilizada foi a de marcação Hypertext Markup Language (HTML). Para a estruturação visual utilizou-se o conceito CSS (Cascading Style Sheet). Como resultado vem sendo desenvolvido um sistema prático de implantação do PSA, face às disposições da Portaria de Potabilidade e diretrizes da Organização
Mundial de Saúde. O software deverá ser avaliado e testado para posterior aplicação pela Saneago. Para tanto, este projeto foi aprovado na Chamada CNPq-SETEC/MEC Nº 17/2014 na modalidade de extensão e pesquisa e continua sendo aprimorado.
Título do Projeto: Desenvolvimento e aplicação de sistema de irradiação com LED para uso em terapia fotodinâmica.
Orientador: Erick Guimarães França
Equipe:
- Erick Guimarães França
Categoria: PIBIT
Objetivo: Executar no IFG-Formosa, o projeto de pesquisa proposto, avaliando principalmente como um equipamento de irradiação baseado em LED pode melhorar o estresse oxidativo fotodinamicamente gerado pode inicialmente inviabilizar culturas de microrganismos (in vitro) para posterior utilização no combate a dermatoses. A finalidade maior deste projeto é permitir a difusão da terapia fotodinâmica, gerando produtos, como fotossensitizadores e sistemas de irradiação, que sejam eficientes e de baixo custo de produção, aplicados à medicina dermatológica.
Resumo:
A fotoinativação de microorganismos é uma ramo da fotoquímica que envolve a combinação de um fotossensitizador, oxigênio molecular e luz de comprimento de onda específico. Neste procedimento fotodinâmico, espécies reativas do oxigênio (ROS) são produzidas inviabilizando moléculas biológicas através da oxidação de suas estruturas biomoleculares, promovendo efeitos diversos sobre bactérias e fungos, seja em inativação destes microrganismos, bem como um efeito bacteristático. Esse é um procedimento amplamente utilizado na dermatologia e exibe resultados promissores também em casos de tumores. A terapia fotodinâmica se mostra interessante na remissão de melanomas, bem como no tratamento de infecções fúngicas como a onicomicose e diversas outras moléstias em que os tratamentos usuais se mostram pouco eficiente. Os sistemas de irradiação comumente utilizados neste procedimento são pouco eficientes por se tratarem de fontes luminosas que dissipam sua energia luminosa na forma de calor e serem pontuais, varrendo pequena área de um tecido. Neste sentido, sistemas de irradiação mais recentes como os baseado em LED se tornam uma opção importante a serem estudadas por baratear o custo do tratamento sem necessariamente diminuir sua eficiência. Este trabalho propõe a construção de um sistema de irradiação baseado em LED para utilização em terapia fotodinâmica, e que seja capaz de fotoinativar microrganismos na presença de fotossensitizadores sintéticos.
Título do Projeto: Diafanização aplicada à taxonomia de Eriope Humb. & Bompl. ex Bentham (Lamiaceae)
Orientador: Marcos Augusto Schliewe
Equipe:
- Amanda Barbosa Gontijo de Andrade
- Gabriella Hübner Parreira
Categoria: PIBIC
Objetivo: Executar a técnica de diafanização das folhas de espécies de Eriope para observar e analisar os estados dos caracteres do padrão de venação afim de subsidiar a taxonomia do gênero.
Resumo: A família Lamiaceae possui aproximadamente 7193 espécies divididas em 12 subfamílias. Eriope é um gênero que pertence à subfamília Nepetoideae e a subtribo Hyptidineae da tribo Ocimeae Dumort. O gênero possui aproximadamente 30 espécies aromáticas que ocorrem quase em sua totalidade nos campos rupestres brasileiros e ambientes de Cerrado. A maioria das plantas da família Lamiaceae possui folhas ricas em óleos essenciais e alguns trabalhos com espécies de Eriope comprovaram em vitro a inibição de tumores. Diante deste potencial medicinal, torna-se necessário o estudo detalhado das espécies do gênero para que os experimentos farmacológicos sejam realizados com espécies bem estabelecidas na taxonomia. Porém a morfologia externa dos órgãos reprodutivos de Eriope é conservada e de utilização taxonômica restrita, com isto, a taxonomia do gênero é baseada principalmente na morfologia externa da folha, que é variável, mas apresenta sobreposições. Assim, o objetivo deste estudo é aplicar técnica de diafanização em folhas de espécies de Eriope para permitir o estudo detalhado do
padrão de venação. A diafanização consiste em tornar as folhas semitransparentes através da utilização de alvejantes, desidratá-las, utilizar corantes específicos para destacar os feixes vasculares e montar as folhas clarificadas e coradas entre vidros transparentes utilizando resinas sintéticas para que possam ser expostas e analisadas de forma permanente. Assim, espera-se que a técnica de diafanização forneça dados suficientes para agrupar as espécies em seções dentro do gênero e que em conjunto com as demais características morfológicas da folha seja possível construir uma chave de classificação diferenciando as espécies em estudo contribuindo para a taxonomia. Enfim, este projeto visa fornecer subsídios para trabalhos futuros de investigação farmacológica e de taxonomia do gênero e da subtribo Hyptidinae.
Título do Projeto: Doação de Sangue: Discursos e Práticas.
Orientador: Janaína Ferreira Fernandes
Equipe:
- Laisa Rocha dos Santos
Categoria: PIBIC-AF
Objetivo: Analisar os discursos dos doadores de sangue a respeito dos procedimentos aos quais são submetidos.
Resumo: Na medicina ocidental moderna, a prática da doação de sangue é considerada algo importante para o corpo humano, pois o sangue ainda não pode ser substituído por nenhum outro tipo de substancia. Os órgãos que coletam e armazenam o sangue doado são em geral instituições públicas e a pouca propaganda estatal em torno desses procedimentos apelam para o fato de que a doação de sangue é um ato de solidariedade, não dói. A necessidade de enfatizar esses aspectos gira em torno do fato de que o número de doadores é inferior ao de receptores. Em contraposição, existem entendimentos - populares -de que a doação de sangue faz mal ao doador. Percebe-se, pelos números indicados de doação de sangue e pela falta de sangue estocado para transfusão, que no Brasil como um todo a doação de sangue não faz parte da realidade das pessoas. Além do mais, o processo de doação, estipulado pela medicina estatal, tem algumas etapas, que serão citadas ao longo deste projeto. O objetivo aqui é compreender os discursos sobre o ato de doação de sangue, presentes entre os doadores, na cidade de Formosa-GO.
Redes Sociais