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Projetos de Pesquisa Formosa

Publicado: Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 19h37 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 11h23

 Projetos 2020-2021

 

 

PIBIC-EM

 

Título do Projeto: Uma análise exploratória de genes relacionados à alelopatia para agricultura

Orientador: Waldeyr Mendes Cordeiro da Silva

Equipe: Marcos Augusto Schliewe, Talyta Vitória Souza Oliveira

Categoria: PIBIC-EM

 

Objetivo:  Explorar terpenóides aleloquímicos e genes relacionados à sua produção por plantas daninhas e por cultivares brasileiros e organizá-los em uma coleção estruturada e acessível.

 

Resumo: As relações ecológicas apresentam numerosas variações quanto ao tipo de interação. Nas interações de competição em comunidades vegetais, um organismo pode provocar a redução de fatores de crescimento como água, luz e nutrientes. Já na interação por alelopatia, um organismo produz compostos químicos chamados de aleloquímicos. A alelopatia é, portanto, a forma de interação entre organismos, que pode ser positiva ou negativa, causada pela ação dos compostos aleloquímicos por eles produzidos. Tais compostos enquadram-se em cinco categorias: ácido cinâmico, flavonóides, esteróides, alcalóides e terpenóides, sendo os terpenóides o maior e mais diverso grupo de metabólitos produzidos por plantas. Um dos fatores que afeta negativamente o rendimento e a produtividade agrícola, é a ocorrência de plantas daninhas, muitas vezes devido à sua ação alelopática. Este trabalho pretende, a partir da literatura especializada e de dados de acesso público, explorar terpenóides aleloquímicos e os genes relacionados à sua produção em plantas daninhas e em cultivares brasileiros. Os resultados serão disponibilizados de forma aderente aos princípios para divulgação de dados científicos conhecidos como FAIR - Findability, Accessibility, Interoperability, and Reuse. A importância dos resultados esperados reside na possível identificação de terpenos alelopáticos e os genes relacionados à sua produção em cultivares e plantas daninhas. Esta coleção estruturada de dados pode servir como fonte de informação para o planejamento do manejo e rotação de culturas, de forma a reduzir a ocorrência de espécies indesejadas e ainda beneficiar uma eventual colheita mecanizada. Adicionalmente, organizar uma coleção de dados genômicos relacionados à alelopatia pode abrir novos caminhos para pesquisas futuras em Biotecnologia.

 

 

 

Título do Projeto: “O-MO-ETÉ ARUANÃS”: GEOPOESIA E CANÇÃO INDÍGENA NO HEAVY METAL DE ARANDU ARAKUAA

Orientador: Lemuel da Cruz Gandara

Equipe: Marcos Augusto Schliewe, Talyta Vitória Souza Oliveira

Categoria: PIBIC-EM

 

Objetivo: Pesquisar as letras de música compostas pelo poeta-letrista Zândhio Huku para o álbum Kó Yby Oré do grupo de heavy metal Arandu Arakuaa através da teoria da geopoesia.

 

Resumo: Nossa proposta visa analisar as letras de música compostas pelo poeta-letrista Zândhio Huku para o álbum Kó Yby Oré do grupo brasiliense de heavy metal Arandu Arakuaa através da geopoesia. A banda em tela foi criada em 2008 e faz parte da cena independente do país. Nesse ambiente musical, ela apresenta canções nas línguas indígenas tupi, xerente e xavante. Em nossa pesquisa, as estudaremos em seus idiomas originais e em suas traduções para língua portuguesa. Além disso, o trabalho vislumbra um encontro interartes entre Literatura e Música, além de apresentar novos horizontes para a literatura indígena brasileira contemporânea. Como pressupostos teóricos, temos Silva Jr., Gandara, Bakhtin, Cyntrão, Tinhorão, entre outros. Destacamos que nossa proposição faz parte das Ações Afirmativas promovidas pela Comissão Local de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial no âmbito da pesquisa e da atenção voltada para a produção indígena.

 

 

Título do Projeto: Micropropagação de espécies de Lamiaceae: revisar para melhor aplicar.

Orientador: Marcos Augusto Schliewe

Equipe: Gustavo Antonio Teixeira Chaves, Waldeyr Mendes Cordeiro da Silva, Beatriz Alves Moraes, Thuanne Moura Vaz

Categoria: PIBIC-EM

 

Objetivo: Realizar revisão de literatura sobre a aplicação de técnicas de micropropagação em espécies de Lamiaceae para a seleção de melhores alternativas de efetivação em trabalhos futuros com espécies introduzidas e nativos do cerrado goiano.

 

Resumo: Lamiaceae possui cerca de 500 espécies nativas ou naturalizadas no Brasil, nos campos rupestres é considerada a oitava maior família neste tipo de vegetação. Além da importância ecológica, espécies de Lamiaceae despertam interesse em todo o mundo devido ao potencial medicinal de componentes de óleos essenciais. Estes óleos essenciais constituídos de terpenos podem ser encontrados em espécies tais como: Alecrim (Rosmarinus officinalis L.), Alfavaca (Ocimum basilicum L.), Lavanda (Lavandula officinalis Chaix. & Kitt), Sálvia (Salvia officinalis L.), Hortelã (Mentha viridis L.) e Orégano (Origanum vulgare L.). O estado de Goiás, que está sediado em meio ao Cerrado e ambientes rupestres , é um ambiente propício para o estabelecimento de várias espécies da família. Porém o cultivo por meio de núculas (fruto seco, cuja semente está totalmente aderida ao fruto) apresenta, geralmente, baixos índices de germinação e em outras espécies há a influência do processo de poliploidia que resulta da não formação de flores e frutos. Assim o processo de reprodução assexuada é o mais utilizado e de maior potencial econômico devido a permanência de características genéticas de interesse e maior sucesso na obtenção de mudas. Desta forma a micropropagação a partir de cultura de células é uma das alternativas mais promissoras para a produção de mudas em larga escala. Neste método são utilizadas técnicas de indução da formação de células indiferenciadas para posterior indução de formação de novos indivíduos a partir de aplicação de hormônios vegetais e outros compostos necessários para o estabelecimento de novos espécimes geneticamente idênticos. Assim, diante destas indicações, o alvo deste projeto é a realização de revisão de artigos científicos que trataram da aplicação de micropropagação de espécies de Lamiaceae para dar suporte para futuros trabalhos em pesquisas aplicadas em espécies de Lamiaceae de interesse medicinal introduzidas e nativas de nosso Cerrado.

 

 

 

Título do Projeto: ESTUDO DA CADEIA PRODUTIVA DA AGROPECUARIA LEITEIRA NA REGIÃO DE FORMOSA-GO

Orientador: Thais Amaral e Sousa

Equipe: Haissa Melo de Lima Gunther, Lorrany de Abadia Oliveira. 

Categoria: PIBIC-EM

 

Objetivo: Este trabalho tem por objetivo identificar o perfil dos produtores de leite do município de Formosa-GO e avaliar a importância da agropecuária leiteira para a cidade realizando uma síntese da cadeia do leite e de suas práticas diárias na cidade.

 

Resumo: O estudo busca apresentar a situação dos produtores de leite do município de Formosa-GO, a qual está inserida no Entorno do Distrito Federal, trazendo uma síntese da cadeia do leite em Formosa, de forma a demonstrar sua importância na economia brasileira. A coleta de dados será realizando a  aplicação de questionários aos produtores  de modo virtual com intuito de conhecer suas práticas diárias no manejo do leite (principalmente quanto ao uso de testes/análises bioquímicas para a qualidade e legalidade no mesmo); entrevistas com governantes locais para saber a importância que a agropecuária leiteira traz para a cidade bem como os lucros obtidos. O mais recente Censo Agropecuário (2017) será utilizado para fazer uma caracterização inicial do perfil do produtor (quantidade de leite produzida, número de vacas ordenhadas, e o valor da produção). Adicionalmente será realizada uma pesquisa bibliográfica em artigos, periódicos, revistas e sites específicos, e pesquisas de campo, (juntamente com os proprietários rurais, e autoridades competentes do município). Em caso de retomada do uso de laboratórios, serão executados testes laboratoriais simples, para avaliar o quão importante é o tratamento ideal para do leite. Com os resultados adquiridos é esperado que haja mais apoio aos agropecuaristas de leite da região de Formosa - GO, considerando a importância da utilização de métodos corretos para o consumo do leite. O resultado desse estudo poderá fomentar uma proposta aos governantes de oferecer palestras e eventos com os pequenos produtores visando instruir a utilização de novas ferramenta tecnológicas e métodos para corretos manejo e higienização do leite. Consequentemente, a disseminação desses conhecimentos poderá contribuir para melhoria na qualidade do leite o que poderá trazer mais benefícios lucrativos ao produtor e também a economia leiteira na região.

 

 

Título do Projeto: “Essa é a minha opinião”: Negacionismo científico e Fake News em tempos de pandemia

Orientador: Luis Claudio Rocha Henriques de Moura

Equipe: Arthur Wentz e Silva. 

Categoria: PIBIC-EM

 

Objetivo: Compreender o que são e como atuam os mecanismos de Fake News e Negacionismo Científico.

 

Resumo: Este estudo busca analisar questões pertinentes ao (Neo)conservadorismo que vem avançando em nível mundial, neste início do século XXI. O Conservadorismo, desde seus primeiros passos com Edmund Burke na Inglaterra do 1800, se apresenta para além de uma prática política, como uma ideologia de vida mais ampla. Nesta segunda década do presente século, essa forma de ver o mundo, junto à eleição de governantes, trouxe com ênfase questões do escopo do Conservadorismo à vida diária das pessoas em diversos países do globo. Por interesses diversos, muitas das questões ligadas ao tema vêm se apresentando de forma considerada negativa por carregada de Negacionismo científico, balizadas por Fake News. Pretendemos compreender como ocorre a dinâmica desses fenômenos, como atuam, quais os conteúdos e teorias que os envolvem. Além desse trabalho de revisão bibliográfica e compreensão do fenômeno, ensejamos também realizar um trabalho empírico de investigação, de inspiração etnográfica, por meio virtual, entre os estudantes das Licenciaturas em Ciências Biológicas e Ciências Sociais do IFG, campus Formosa, na perspectiva de conhecer a abrangência e efeitos em nossa comunidade acadêmica de tais práticas e crenças.

 

 

Título do Projeto: Astrobiologia – Propostas interdisciplinares no curso técnico de Biotecnologia

Orientador: Daniel Ordine Vieira Lopes

Equipe: Lemuel da Cruz Gandara, Geovana Almeida Miranda Sant' Ana 

Categoria: PIBIC-EM

 

Objetivo: A pesquisa a ser desenvolvida tem como objetivo explorar como o tema astrobiologia pode integrar conteúdos diversos dentro do curso de biotecnologia integrado ao ensino médio do IFG câmpus Formosa e ajudar a despertar interesse científico e acadêmico nos estudantes.

Resumo: Astrobiologia é uma recente área interdisciplinar de tudo que envolve a vida no Universo. Abrange desde o estudo das condições cósmicas e planetárias para o surgimento da vida, passando por tecnologias que permitiriam que a vida terrestre deixasse o Terra até técnicas de detecção das mais variadas formas de vida ou fósseis, na Terra ou em outros planetas. O projeto apresentado pretende explorar o potencial que o tema astrobiologia tem para direcionar propostas pedagógicas multi ou interdisciplinares dentro do curso de biotecnologia, reconhecendo temas contemporâneos de pesquisa como potenciais motivadores para o interesse científico e sua relevância de integração com o curso.

 

 

Título do Projeto: Utilização de Métodos de Transcriptômica para o Estudo de Plantas da Família Lamiaceae

Orientador: Gustavo Antonio Teixeira Chaves

Equipe: José Neto Souza de Lima 

Categoria: PIBIC-EM

 

Objetivo: Fazer o levantamento e análise dos trabalhos científicos publicados que utilizaram técnicas de transcriptômica em plantas da família Lamiaceae

 

Resumo: A família Lamiaceae apresenta bastante relevância entre as angiospermas, tanto devido a sua grande diversidade e ampla distribuição no planeta, como pelos componentes químicos que seus membros produzem. Plantas como alecrim, manjericão, tomilho, menta, hortelã e lavanda apresentam grande relevância para a gastronomia e cosmética. Além disso, uma grande quantidade de estudos indicam o potencial farmacológico de plantas dessa família. Uma das abordagens utilizadas recentemente para o estudo de plantas Lamiaceae é a transcriptômica, técnica focada na identificação da população de RNAs em uma célula ou tecido. Essa poderosa metodologia traz diversas informações funcionais e de mecanismos regulatórios dos organismos estudados, as quais podem ser usadas para diversos fins. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliográfica dos estudos de transcriptômica em plantas da família Lamiaceae. O presente projeto de pesquisa intenciona levantar dados e discutir a parte técnica dos diferentes experimentos, assim os principais resultados gerados e suas aplicações. Dessa forma, espera-se que os dados obtidos tragam informações relevantes sobre a biologia das Lamiaceae, principalmente em relação ao seu metabolismo e controle da expressão gênica.

            PIBIC/PIBIC-AF

 

Título do Projeto: O AROMA DAS PALAVRAS: MEMÓRIAS OLFATIVAS NA GEOPOESIA GOIANA

Orientador: Lemuel da Cruz Gandara

Equipe: Karla Patricia Soares, Mateus Guedes Borges, Ana Paula Melo Saraiva Vieira.

Categoria: PIBIC/PIBIC-AF

 

Objetivo: Estudar e analisar as memórias olfativas na geopoesia goiana produzida por Cora Coralina, José Godoy Garcia e Augusto Niemar.

 

Resumo: As poéticas olfativas são fundamentadas em Carnevali (2016), Gomes (2009) e Malnic (2008). Essa perspectiva teórica também amplia os pressupostos de Bakhtin (2002), Gandara (2018) e Silva Jr. (2018) no âmbito dos cheiros, dos odores, dos perfumes e das fragrâncias em suas múltiplas dimensões, que vão desde a química à memória. Também tem a ver com a resposta criativa em que o indivíduo acrescenta seu excedente de visão a partir de elementos abstraídos de experiências sensoriais vinculadas diretamente ao olfato e/ou intermediada por ele (caso da gastronomia, enologia). Ela também se aplica a qualquer outro objeto ou entendimento onde se possa ressignificar um valor já atribuído, dando a ele novos sentidos fundamentados na memória olfativa. Com isso em vista, nossa proposta de pesquisa visa estudar os livros Meu livro de Cordel (2013), de Cora Coralina, Poesia (1999), de José Godoy Garcia, e Poemas da Rua do Fogo (2019), Augusto Niemar, no horizonte das poéticas olfativas com foco na memória. Os três livros e autores se situam no âmbito da literatura goiana, com suas estéticas plenas de elementos desse território, que, em nosso trabalho, analisaremos sob o viés teórico da geopoesia. 

 

 

Título do Projeto: A RELIGIÃO EM “CIDADE DE DEUS”: RITUAIS E CULTOS EM CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA

Orientador: Lemuel da Cruz Gandara

Equipe: Daniele Goncalves Dias, Ana Paula Oliveira Lopes, José Augusto da Silva Souza.

Categoria: PIBIC/PIBIC-AF

 

Objetivo: Estudar e mapear as experiências religiosas praticadas por personagens violentos no livro e no filme Cidade de Deus.

 

Resumo: Propomos investigar como a experiência religiosa é vivida por personagens violentos no romance Cidade de Deus, escrito pelo carioca Paulo Lins e lançado originalmente em 1997 (com duas versões revistas em 2002 e 2007), e no filme de mesmo nome dirigido por Fernando Meirelles, lançado em 2002. A narrativa em tela se dedica a uma revisão histórica das favelas na cidade do Rio de Janeiro, para isso são apresentadas ações de profunda violência através de roubos, assassinatos, estupros, assaltos, guerra civil, entre outros. O recorte temporal está concentrado entre as décadas de 1950 e 1970. Nesse contexto, nosso interesse está voltado para as religiões praticadas pelos personagens, com especial atenção àqueles quem têm maior impacto na obra, caso de Zé Pequeno, Bené, Galinha e os bandidos do Trio Ternura. Todos eles, em algum momento, se dedicam a uma aproximação com a espiritualidade através da religião, as principais são a Assembleia de Deus, a Igreja Católica e a Umbanda (Esquerda e Direita). Para além destas, objetivamos também montar um painel das demais religiões e práticas acionadas tanto no livro quanto no longa-metragem através de um estudo comparativo amparado na teoria do cinema literário e da tradução coletiva. Como base teórica deste projeto, temos Benjamin, Bakhtin, Jung, Dalcastagnè, Chaui, Gandara e Silva Jr. Destacamos que nossa proposição faz parte das  Ações Afirmativas no promovidas pela Comissão Local de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial no âmbito da pesquisa.

 

 

Título do Projeto: Sociologia no ensino médio – representações dos licenciandos em Ciências Sociais

Orientador: Mariana Toledo Ferreira

Equipe: Thaís da Silva Louzeiro

Categoria: PIBIC/PIBIC-AF

 

Objetivo: O objetivo geral desta pesquisa consiste em mapear e reconstruir o debate sobre a inserção da sociologia no ensino médio, e a consequente criação de cursos de Licenciatura em Ciências Sociais. O foco do projeto reside no levantamento e análise teórica sobre a sociologia enquanto disciplina no ensino médio, os discursos e justificativas para a implantação do curso de Licenciatura em Ciências Sociais do câmpus Formosa, bem como a percepção de suas potencialidades e dificuldades de efetivação. 

Em um segundo movimento, trata-se de avançar na compreensão da percepção dos estudantes – futuros docentes de sociologia no ensino básico – sobre o curso, sobre a disciplina, bem como de suas expectativas e planos, visões sobre a importância da sociologia no ensino médio, e dificuldades de sua formação.

Resumo: A partir da reconstrução dos debates e conflitos da (re)inserção institucional da sociologia como disciplina no ensino médio, e sua reformulação com a Reforma do Ensino Médio, esta pesquisa busca contribuir para o campo de estudos de Ensino de sociologia e da Formação docente, a partir do olhar voltado ao curso de Licenciatura em Ciências Sociais do IFG, câmpus Formosa. O trabalho busca investigar as representações daqueles que ocupam, simultaneamente, a posição de estudantes – da licenciatura em Ciências Sociais – e de futuros docentes, no que diz respeito às suas percepções sobre o curso, concepções sobre a disciplina, suas expectativas e planos, bem como dificuldades de sua formação. Para tanto, propõe-se realizar amplo levantamento bibliográfico, entrevistas qualitativas semiestruturadas com docentes e estudantes do curso de Ciências Sociais, a serem analisadas mediante a técnica de análise de conteúdo e a teoria das representações sociais. A pesquisa tem por objetivo levantar informações teóricas e empíricas sobre a sociologia e seu processo de inserção no ensino médio, a concepção dos idealizadores e responsáveis pela criação do curso no IFG e a perspectiva dos futuros professores de sociologia em relação à disciplina. O projeto busca, então, fornecer subsídios para pensar o curso de Licenciatura, notadamente no que diz respeito aos seus problemas de demanda e evasão, que possam vir a auxiliar – ainda que embrionariamente – no desenho dos fundamentos para políticas públicas voltadas à formação docente.

 

 

Título do Projeto: Mulheres na ciência: como o gênero influencia o envolvimento das discentes do IFG - Formosa nas atividades científicas?

Orientador: Thais Amaral e Sousa

Equipe: Adriana Martini Martins, Jéssica de Almeida Martins, Larissa Pricya de Oliveira Freire.

Categoria: PIBIC/PIBIC-AF

 

Objetivo: Esse projeto tem como objetivo avaliar como a existência de padrões de comportamento, representações sexistas e preconceitos podem interferir na realização de projetos de iniciação científica por mulheres e, consequentemente, em sua inserção nas carreiras acadêmicas, especialmente nas áreas de ciências exatas e tecnológicas

 

Resumo: Historicamente, o conhecimento científico tem desenvolvido e valorizado as características socialmente atribuídas ao masculino. Aliado ao fato de que as mulheres são usualmente responsabilizadas pelas tarefas domésticas e pelo cuidado de crianças e idosos, construiu-se ao longo dos anos um campo científico masculinizado e excludente nas áreas de ciências naturais e exatas.Apesar de fortes representações que confrontam as discriminações sofridas pelas mulheres, as mulheres continuam sendo excluídas no espaço de iniciação científica. Encarar o sexismo estrutural como uma problemática dentro das universidades e das políticas institucionais bem como discutir a questão da dominação masculina no campo científico, pode embasar a construção de estratégias de combate à desigualdade. Diante deste contexto, surgiu a necessidade de investigar se existem desigualdades de gênero e construções sociais já estabelecidas dentro do IFG - Campus Formosa no que tange às atividades científicas nas áreas de ciências naturais e exatas, majoritariamente executadas na forma de projetos de iniciação científica. Para tentar elucidar essa questão, pretende-se inicialmente mensurar a representatividade feminina através do levantamento de dados da GEPEX e resultados dos editais de PIBIC dos últimos cinco anos. Em seguida, a aplicação de questionários a estudantes (homens e mulheres) permitirá a avaliação do quanto o gênero interfere e impacta nessa participação. Por fim, a condução, gravação e análise do discurso de entrevistas individuais, fornecerá maiores detalhes sobre as dificuldades e limitações encontradas especificamente pelas mulheres na execução essas atividades. Juntos, esses dados apontar a composição do cenário atual da instituição podendo embasar o estudo, desenvolvimento e proposição de medidas que incentivem uma maior participação das mulheres na realização de projetos de iniciação científica, consequentemente, em sua inserção nas carreiras acadêmicas nas áreas de ciências exatas e tecnológicas.

 

 

 

 

Título do Projeto: Conservadorismo, Religião e Ciência: pequeno mapeamento de grupos evangélicos em Formosa-GO

Orientador: Luis Claudio Rocha Henriques de Moura

Equipe: Geraldo Witeze Junior, Aline da Conceição Lopes Braz.

Categoria: PIBIC/PIBIC-AF

 

Objetivo: O objetivo geral é conhecer como grupos evangélicos declaradamente conservadores compreendem e circulam questões relativas à ciência.

 

Resumo: Esta pesquisa busca analisar questões relativas ao conservadorismo atual. Precisamente, pretendemos investigar pessoas e grupos evangélicos declarados conservadores na cidade de Formosa (GO). A partir da antropologia e da etnografia, procuramos mapear suas principais ideias e compreender como esses conservadores políticos e religiosos compreendem questões relativas à ciência. Destacamos a abordagem e análise de questões contemporânea, questões como evolucionismo e criacionismo, Ditadura cívico-militar brasileira (1964-1985), sobre o Comunismo e o Nazismo, questões ambientais e analisar como esse conservadorismo político e religioso compreende o espaço escolar. Em suma, queremos investigar a vinculação de evangélicos conservadores com movimentos negacionistas e de rejeição à ciência.  Também, nos interessamos em analisar como circulam essas informações, meios, origem e atores que dela participam.

 

 

Título do Projeto: Avaliação do impacto da maternidade na carreira acadêmica das discentes do IFG - Campus Formosa com recorte no ensino remoto durante pandemia de COVID-19

Orientador: Thais Amaral e Sousa

Equipe: Larissy de Abadia Barbosa, Regiane de Jesus Costa, Bruna Antunes Furtado Pereira, Andressa Maria Moreira de Souza.

Categoria: PIBIC/PIBIC-AF

 

Objetivo: Avaliar o impacto da maternidade na carreira acadêmica das discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Campus Formosa, especialmente durante o ensino remoto estabelecimento em função da pandemia de COVID-19 causada pelo vírus SARS- CoV-2.

 

Resumo: O papel da mulher sempre foi marginalizado, desde dos tempos em que a mulher era educada apenas para desempenhar o papel de esposa, mãe e dona de casa vivendo somente em função do homem. Contudo, com o passar dos anos as mulheres vem conquistando seu espaço na sociedade passando a fazer parte do contexto social, cultural e econômico. Neste cenário, é importante destacar a emblemática vivência da maternidade durante a vida acadêmica nas universidades em que, mesmo com muita determinação, muitas estudantes não conseguem concluir o curso pretendido por falta de apoio familiar e políticas governamentais e institucionais que possibilitem a dupla (ou tripla) jornada. Apesar do notório reconhecimento público do dilema, existem poucas notificações e registros claros de dados que permitam uma análise real da situação. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo investigar a vivência da maternidade na carreira acadêmica antes e durante o período de ensino remoto decorrente da pandemia de COVID-19, evidenciando as desvantagens e as dificuldades enfrentadas pelas discentes mães no Instituto Federal de Goiás – Campus Formosa. Inicialmente, será feito um levantamento e análise de dados dos sistemas de registro acadêmico e informações registradas pela Coordenação de Apoio ao Discente em relação à quantidade e situação (cursando, evasão e conclusão) das discentes mães. Em seguida, serão aplicados questionários aos estudantes do campus para avaliação das dificuldades e dilemas acadêmicos e os resultados serão analisados comparando discente do sexo masculino e feminino, e discentes com e sem filhos. Posteriormente, serão realizadas entrevistas semiestruturadas, tendo caráter qualitativo com característica descritiva exploratória, às discentes mães para obtenção de uma melhor discriminação dos resultados e levantamento de demandas latentes. Espera-se que os resultados da pesquisa possam fomentar discussões, bem como desenvolvimento e aplicação de políticas institucionais inclusivas que favoreçam o êxito a permanência na carreira acadêmica dessas estudantes. Esses resultados também poderão colaborar para uma maior compreensão dessa realidade favorecendo um aumento de empatia por parte dos demais estudantes, docentes e equipes de gestão agregando novos valores à nossa instituição.

 

 

 

 

Título do Projeto: Avanços nos estudos de alelopatia em plantas da família Lamiaceae

Orientador: Gustavo Antonio Teixeira Chaves

Equipe: Marcos Augusto Schliewe, Suzana de Souza Alves, Caroline Pereira Neves.

Categoria: PIBIC/PIBIC-AF

 

Objetivo: Fazer o levantamento e análise dos trabalhos científicos publicados recentemente que avaliaram alelopatia em plantas da família Lamiaceae.

 

Resumo: O enfoque deste projeto de pesquisa é o progresso nos estudos de efeito alelopático de plantas da família Lamiaceae, com o interesse de buscar alternativas sustentáveis para a agricultura. O Brasil é um país com grande biodiversidade vegetal, a qual pode ser utilizada de forma benéfica ao ecossistema. O interesse aqui é otimizar investigações sobre o desenvolvimento de aleloquímicos, buscando a redução do uso de substâncias sintéticas nocivas comumente aplicadas no cultivo agrícola. Espera-se com esse projeto de pesquisa o aprofundamento do conhecimento sobre alelopatia e a elucidação de novas possibilidades para utilização de herbicidas.

 

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