Projetos de Pesquisa Formosa
Projetos 2021-2022
PIBIC/PIBIC-AF
Título do Projeto: Literatura Afro-brasileira no Cerrado: um estudo sobre a geopoesia na obra Zumbi dos Ipês
Orientador: Lemuel da Cruz Gandara
Equipe: Lucas D Avila da Silva, Daniele Goncalves Dias, Ana Clara Moreira Moura
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Estudar a geopoesia presente em Zumbi dos Ipês no âmbito da Literatura Afro-brasileira.
Resumo: A Literatura Afro-brasileira tem como base escritores, obras e público que reconhecem, a princípio, uma ancestralidade afrodescendente. Nesse território mediado pela palavra viva em movimento dialógico, encontramos textos literários que direta ou indiretamente investigam o hífen que conecta Brasil e África. Essa relação nos coloca diante da geopoesia, visada teórica que se preocupa com a escrita da terra, com o que está no mundo à espera de ser decifrado e palavrado. Nesse contexto, situamos as representações enunciadas no Cerrado brasileiro tanto no nível do bioma e de suas peculiaridades quanto no nível da produção cultural dos artistas dessa região, que estão fora do eixo elitista do país (São Paulo e Rio de Janeiro). É justamente nesse lugar que encontramos Zumbi dos Ipês, escrito pelo poeta brasiliense Marcos Fabrício Lopes da Silva e publicado pela editora independente Avá em 2018. Os poemas do livro buscam o indivíduo afro-brasilerio que habita no Cerrado; ele se encontra em um entre-mundo localizado no meio do caos urbano e da natureza subjulgada às marcas daninhas da agroindústria. Com isso em vista, neste estudo, investigamos a obra em tela a partir da geopoesia no âmbito da representação do Cerrado na Literatura Afro-brasileira contemporânea. Nossa base teórica se ampara nos Cadernos Negros, em Duarte (2008), Bourdieu (2007) e Silva Jr. (2018).
Título do Projeto: DISPARIDADES DE GÊNERO E RAÇA NAS DIVERSAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ESTADO DE GOIÁS
Orientador: Marina Conceicao dos Santos Moreira
Equipe: Camila Xavier da Costa, Patricia de Castilhos, Thainá Aparecida Afonso
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Verificar a existência de disparidades étnicas e de gênero nas diversas áreas das Ciências Biológicas das instituições de ensino superior (IES) do estado de Goiás e as questões relacionadas a estas disparidades.
Resumo: Diversos interesses e características são socialmente atribuídos aos homens, enquanto outros são atribuídos às mulheres e essa distinção de gênero tende a se perpetuar no mercado de trabalho. As disparidades de gênero e raça se manifestam nas mais diversas áreas do mercado de trabalho, especialmente quando falamos de cargos de chefia e/ou cargos com altos salários. No geral, estes cargos são ocupados por homens socialmente lidos como brancos, enquanto as representantes do extremo oposto destas características fenotípicas (mulheres negras) ocupam majoritariamente posições de subalternidade e com salários menores. É chamada de carreira acadêmica a trajetória profissional que objetiva formar professores e pesquisadores com formação científica especializada para atuar em instituições de ensino superior. O ambiente acadêmico é um pequeno recorte da sociedade e, como tal, pode representar as questões sociais que a determinam. Nesse sentido, uma vez que a sociedade como um todo apresenta uma série de disparidades (sociais, étnicas, de gênero, etc.), acreditamos que tal ambiente também pode perpetuar estas disparidades. Assim, o presente projeto tem como objetivo verificar a existência de disparidades de gênero e raça nas diversas áreas das Ciências Biológicas nas instituições de ensino superior do estado de Goiás e discutir as questões a elas relacionadas.
Título do Projeto: Memória da construção do bairro “Vila Verde” na cidade de Formosa
Orientador: Kaithy das Chagas Oliveira
Equipe: Sthéfanny Mémore do Carmo
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Compreender a construção do bairro Vila Verde, região periférica da cidade Formosa, a partir da memória dos moradores locais.
Resumo: Considerando a carência de estudos que detalhem o processo de formação histórica e social do bairro Vila Verde, na periferia da cidade Formosa, Goiás, será realizada uma pesquisa sobre a sua construção, baseando-se nos relatos dos primeiros moradores do bairro, explorando o recurso da memória individual coletiva. Em um primeiro momento será realizado o levantamento bibliográfico pertinente ao tema. Em uma segunda etapa da pesquisa serão realizadas entrevistas com os primeiros moradores do bairro, com a devida autorização do Comitê de Ética do IFG, explorando a memória constituída por estes sujeitos em relação à construção do bairro, a disponibilidade de serviços públicos e os desafios enfrentados. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para produção de conhecimentos acerca da história do bairro Vila Verde e também da cidade de Formosa como um todo, apontando reflexões acerca da ocupação urbana, desigualdades sociais e desafios de aplicações de políticas públicas.
Título do Projeto: O samba de reis e a reorganização político-identitária do povo quilombola em Justa II, Minas Gerais
Orientador: Janaina Ferreira Fernandes
Equipe: Tatiane Sousa Santos
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Compreender os modos pelos quais o samba de reis está implicado no processo de territorialização e reorganização política e social do povo quilombola de Justa II, no município de Manga, Minas Gerais.
Resumo: A comunidade quilombola de Justa II, localizada na zona rural do município de Manga, norte de Minas Gerais, possui, como um de seus elementos culturais mais presentes, o samba de reis, atividade que possui componentes religiosos e também festivos. O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar os significados social e culturalmente determinados pelos moradores de Justa II à festa do samba de reis, privilegiando-se as possíveis correlações existentes entre a prática da festa e as reivindicações identitárias e territoriais quilombolas, especialmente no que tange às alterações discursivas e políticas quanto aos significados da festa para a organização política naquele contexto social.
Título do Projeto: “Nós somos a nova política”: um estudo acerca da configuração político-partidária e a compreensão política dos(as) parlamentares da Câmara Municipal de Formosa, Goiás.
Orientador: Kaithy das Chagas Oliveira
Equipe: Luis Claudio Rocha Henriques de Moura, Mariana Rodrigues Luciano
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Investigar as concepções e ações políticas dos(as) parlamentares da Câmara Municipal de Formosa, Goiás, no início do mandato (2021-2024).
Resumo: Essa proposta de pesquisa visa compreender as possibilidades de exploração das “novas direitas”, como fenômeno social, político e econômico, na proximidade ao que tem sido concebida como “nova política”. Essa denominação surge na atualidade relacionada com o avanço de grupos (neo)conservadores na vida política internacional, sendo o Brasil um país onde essa forma de fazer política tem forte representação nas últimas eleições federais, estaduais e municipais. Para abordar as características desse espaço político, será realizado um estudo acerca da configuração político-partidária e a compreensão política dos(as) parlamentares da Câmara Municipal de Formosa, Goiás, buscando compreender a relação estabelecida entre a configuração político-partidária e o conteúdo/forma política apresentados nos discursos parlamentares da Câmara Municipal de Formosa, Goiás, da atualidade. Assim, se buscará compreender as disputas em torno do sentido de se “fazer política” neste local, buscando evidenciar as tendências ideológicas estabelecidas neste contexto. A metodologia proposta é a análise dos discursos presentes nas sessões públicas, veiculadas pelos canais de comunicação da Câmara Municipal de Formosa. Espera-se com este estudo ampliar o conhecimento acerca da compreensão política por parte dos(as) parlamentares da Câmara Municipal de Formosa, no início dos mandatos (2021-2020), buscando se adequar ao período de realização da pesquisa.
Título do Projeto: Grupo de Idosos(as) vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na cidade de São João d’ Aliança – Goiás: o estudo de uma política social que resiste
Orientador: Kaithy das Chagas Oliveira
Equipe: Paula Goncalves Rezende dos Santos, Abigail da Costa Faria.
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Verificar o impacto social da aplicação da política de proteção social da Assistência Social em seu Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do programa para idosos, do município de São João d’ Aliança.
Resumo: As políticas sociais engendradas no contexto da constituinte de 1988 produziram uma orientação inédita no país no que se refere à Seguridade Social. Ao longo de três décadas as políticas de proteção social da assistência social foram disputadas por interesses populares e governamentais, no sentido de se efetivar (ou não) garantias de convivência coletivas pautadas no “bem-estar social”. Visando compreender o andamento da aplicação de algumas destas políticas consolidadas nos últimos anos, esta proposta de pesquisa tem como principal objetivo investigar Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na cidade de São João d’ Aliança – Goiás a partir dos estudos relacionados ao arcabouço legal que implica essa regulamentação, em especial no âmbito municipal, considerando o município de São João d’Aliança. Além disso, será realizada a etnografia junto ao Grupo de Idosos(as) atendidos pelo Serviços Socioassistenciais do município. Espera-se alcançar com este estudo a compreensão acerca das implicações psicossociais da aplicação deste serviço para o grupo de idosos(as) acompanhando.
Título do Projeto: Física em Filmes e Séries
Orientador: Daniel Ordine Vieira Lopes
Equipe: Maria Clara Silva Cruz, Rogerio Ferreira Xavier.
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Utilizar entretenimento audiovisual, principalmente filmes e seriados, como recurso para se explorar de maneira contextualizada a discussão de fenômenos físicos e procedimentos matemáticos e computacionais em física.
Resumo: Utilizar cenas de filmes e séries escolhidos para discutir conceitos e teorias físicas e também trabalhar modelos matemáticos para descrever essas cenas. As análises produzidas poderão servir como materiais para o ensino de física.
Título do Projeto: O Impacto da Pandemia nos Trabalhadores da Construção Civil
Orientador: Alecio Junior Mattana
Equipe: Maria Clara Silva Cruz, Rogerio Ferreira Xavier.
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: O trabalho objetiva expor quais foram as mudanças ocorridas no cotidiano dos trabalhadores da construção civil e como essas mudanças afetaram em suas vidas e no desempenho do seu serviço.
Resumo: A pandemia causada pela doença Covid-19 ocasionou grandes mudanças na vida de todos mundialmente, na construção civil houve uma remodelação em todo o seu setor, inclusive na forma de trabalhar de seus envolvidos. O presente estudo objetiva expor quais foram as mudanças ocorridas no cotidiano dos trabalhadores da construção civil e como essas mudanças afetaram em suas vidas e no desempenho do seu serviço. As ideias serão desenvolvidas através de coleta de dados, dados estatísticos e entrevistas com trabalhadores da área. O trabalho busca mostras os benefícios e prejuízos ocasionados devido as novas práticas adotadas por causa da pandemia.
Título do Projeto: Ecologia Microbiana em Solos de Savanas a partir de Estudos De Metagenomas
Orientador: Gustavo Antonio Teixeira Chaves
Equipe: Suzana de Souza Alves
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Realizar pesquisa e análise de trabalhos científicos publicados que aplicaram técnicas de metagenômica para estudar solos de savanas.
Resumo: As savanas são biomas de grande relevância para o planeta Terra, com variada distribuição geográfica e grande diversidade de organismos. A ecologia microbiana é uma das formas de estudar esses biomas, nos permitindo entender a funcionalidade e a diversidade dos microrganismos presentes no ambiente. O conhecimento da comunidade microbiana do solo, por exemplo, auxilia na compreensão de questões como a ciclagem de nutriente, decomposição de matéria orgânica, disponibilidade de nutriente e o fluxo de gases do efeito estufa. Sendo assim, esses estudos auxiliam a abordagem e aplicação de conhecimentos relacionados a sustentabilidade e vida do solo, respostas a alterações climáticas, equilíbrio do ecossistema e diminuição de danos dos sistemas agrícolas sobre os sistemas florestais. A técnica de metagenômica representa uma poderosa ferramenta para estudos de ecologia microbiana, com aplicações que se estendem a saúde animal e vegetal, agricultura e meio ambiente. Essa técnica consiste na análise genômica de comunidades microbianas sem necessidade de cultivo dos microrganismos, o que permite realizar a descrição de comunidades microbianas de diversos ambientes e amostras. Este projeto visa fazer uma revisão bibliográfica de trabalhos científicos que realizaram estudos de metagenomas em solos de savanas, para uma melhor compreensão das diferenças observadas nas comunidades microbianas das diferentes savanas e como isso está relacionado e é importante para a manutenção do equilíbrio desses biomas.
Título do Projeto: Avaliação do uso de Hyptis suaveolens (Lamiaceae) como um bioherbicida
Orientador: Gustavo Antonio Teixeira Chaves
Equipe: Gustavo Ferreira Torres, Marcos Augusto Schliewe
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Desenvolvimento de um protocolo para obtenção de extrato de H. suaveolens com alto potencial alelopático.
Resumo: A família Lamiaceae é encontrada em ecossistemas diversos, estando amplamente distribuída no Brasil. Esta família de plantas é composta por organismos ricos em óleos essenciais, os quais são substâncias de interesse comercial e aplicação em áreas como agricultura e medicina. Este projeto visa aplicar os óleos essenciais presentes em extratos de Hyptis suaveolens sobre outras plantas para a análise de efeitos alelopáticos presentes e potencial uso como bioherbicida. A busca por bioherbicidas é de grande relevância quando se pensa em uma agricultura sustentável. Serão avaliadas diversas variáveis que podem influenciar a composição do extrato e seu potencial alelopático. Também será avaliado como essa planta pode ser cultivada em casa de vegetação e o efeito desse ambiente para o seu potencial alelopático. Espera-se obter resultados satisfatórios no sentido de definir as melhores condições para explorar o efeito alelopático de H. suaveolens e seu potencial uso como um bioherbicida.
Título do Projeto: Ensino Remoto: Recuperação das aulas práticas (Ensaios de laboratório) na disciplina de Materiais de Construção Civil I, referente ao período letivo de 2020.2 dos alunos do IFG – Campus Formos
Orientador: Alecio Junior Mattana
Equipe: João Vitor dos Santos Silva
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Compreender como o Ensino Remoto afetou o processo de aprendizagem relacionado as aulas de ensaios de laboratório dos alunos da disciplina de Materiais de Construção Civil I do período letivo 2020.2.
Resumo: O trabalho de pesquisa trata de como o Ensino Remoto Emergencial-ERE, aderido por conta da pandemia da Covid-19, afetou as aulas práticas de Materiais de Construção Civil I do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, Campus Formosa, na turma do período letivo de 2020.2. A metodologia empregada caracteriza-se pela revisão bibliográfica e por meio de formulário, com intuito de saber dos alunos como recuperar essas aulas. Na fundamentação teórica, observa-se a relação das atividades práticas com a curva de aprendizado, em se tratando da importância da conexão prática-teoria. Os objetivos de estudo abordados serão a produção de guias auxiliares para cada ensaio de laboratório e realização minicursos desses ensaios (ensaios de cimento, agregados e concreto) que não foram executados em decorrência da pandemia, com a intenção de maior fixação desses conteúdos já ministrados. Como resultado principal espera-se mitigar as perdas causadas pela não realização dos ensaios de laboratório.
PIBIC-EM
Título do Projeto: Sexualidade e anatomia do genital feminino - a falta de informação dentro e fora do ambiente acadêmico
Orientador: Marina Conceicao dos Santos Moreira
Equipe: Thaynara Beatriz de Morais Fernandes Costa
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Elencar as principais dúvidas compartilhadas por participantes de palestras sobre a anatomia do sistema genital feminino, ministradas de forma remota pela prof. Dra. Tainá de Abreu, docente de Anatomia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), através das plataformas Google Meet ou Youtube.
Resumo: Em nossa sociedade, assuntos relacionados à sexualidade ainda hoje são tratados como tabu, tanto no ambiente familiar quanto no ambiente acadêmico. A falta de diálogo sobre o tema, em geral, faz com que as pessoas busquem outros meios, frequentemente digitais, para responder suas dúvidas. Nos meios digitais, as questões relacionadas à sexualidade são muitas vezes tratadas de maneira vulgar e distorcida e são, em sua maioria, relacionados à pornografia. Os materiais pornográficos disponibilizados na internet, no geral, tem como foco o público masculino e desconsideram aspectos relevantes da anatomia e da sexualidade feminina, reforçando estereótipos de gênero e propagando uma visão de sexualidade que não corresponde à realidade. Tal material promove desinformação, além de insatisfação com o próprio corpo e sexualidade, especialmente entre mulheres. Neste contexto, disponibilizar informações sobre a anatomia e a sexualidade femininas, embasadas cientificamente e de forma gratuita contribui para a disseminação de conhecimento sobre o tema e para a desconstrução de crenças errôneas imputadas pela pornografia. Esta desconstrução pode ser alcançada pela resposta direta às dúvidas compartilhadas por participantes de palestras sobre o tema, que podem direcionar futuros trabalhos de ensino, pesquisa e extensão no ambiente acadêmico. Baseado no exposto, o presente projeto objetiva elencar e classificar as principais dúvidas expostas pelo público em palestras abertas sobre a anatomia do genital feminino com vistas a identificar as principais lacunas no conhecimento e embasar futuras ações de disseminação de informação.
Título do Projeto: Análises de dados divulgados por comunidades tradicionais e científica sobre o uso da Sucupira branca como planta medicinal
Orientador: Marcos Augusto Schliewe
Equipe: Lunna Luiza Nunes Arrais
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Realizar um levantamento sobre dados disponíveis de comunidades tradicionais e científicas do uso da sucupira branca, Pterodon emarginatus Vogel (Fabaceae) como planta medicinal.
Resumo: A sucupira branca, Pterodon emarginatus Vogel (Fabaceae) é uma espécie arbórea nativa que está distribuída em quase todas as regiões do Brasil, só não tem registros na região sul do país, e está relacionada aos domínios fitogeográficos da Amazônia, Caatinga, Cerrado e Pantanal. O Interesse por essa espécie vem do uso de seus frutos (criptossâmaras) na medicina popular em forma “garrafadas” de teor alcoólico para o tratamento de reumatismo, artrite e principalmente para doenças do trato respiratório e ainda de sua casca do tronco que também é utilizada por comunidades tradicionais na cura de feridas, úlceras e diabetes. Desta forma, é objetivo deste projeto realizar uma revisão bibliográfica sobre publicações ligadas tanto a comunidades tradicionais como da comunidade científica, buscando correlações sobre o uso desta planta na medicina popular com dados divulgados em periódicos científicos reconhecidos. Para isto serão realizadas buscas de artigos e outras publicações nas bases de dados mais conhecidas, completas e acessíveis pela internet sobre esta espécie para realizar uma síntese e a devida correlação desejada neste projeto. Para atingir a meta geral deste projeto será também realizada a busca por relatos orais de pessoas que vivenciam a medicina popular, porém essa coleta de dados será objetivada dentro das limitações impostas pela pandemia de coronavírus. Desta forma espera-se que a compilação destes dados será importante para verificar quais aspectos necessitam de maiores estudos empíricos para consolidar essa planta como segura para medicina popular e futuras aplicações na medicina alopática.
Título do Projeto: Representações do corpo e da beleza feminina nas revistas de moda
Orientador: Mariana Toledo Ferreira
Equipe: Anna Júlia Fonseca Sousa
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: A pesquisa tem como objetivo investigar os padrões de beleza implícitos, as propostas para o corpo feminino e as relações possíveis entre moda e padrões de beleza a partir da análise da revista Vogue. Fazendo uso da sociologia da moda e dos estudos de gênero, a análise busca delimitar os padrões do que é ser mulher, a partir da Vogue, levando em conta sua inter-relação com outras categorias de análise como sexualidade, classe, etnia/raça e geração.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as representações e imagens da mulher, corpo e beleza construídas nas revistas de moda. O referencial teórico mobilizado na análise são contribuições da sociologia da moda e dos estudos de gênero, de modo a investigar as relações possíveis entre moda e padrões de beleza e sua inter-relação com outras categorias de análise, como sexualidade, classe, etnia/raça, geração. Além disso, esta pesquisa busca compreender como tais padrões de corpo e beleza ajudam a desenhar um imaginário da mulher contemporânea e a constituição de identidades e estilos de vida generificados. A proposta de pesquisa consiste, então, na análise dos conteúdos veiculados no Instagram da revista Vogue, no ano de 2020, dando destaque para a construção de padrões de corpo e beleza femininos nas capas da revista Vogue e da revista Vogue Brasil.
Título do Projeto: Convergências entre as teorias da personalidade de Jung e as classificações tipológicas do Myers-Briggs e seus benefícios no autodesenvolvimento
Orientador: Mariana Toledo Ferreira
Equipe: Fernanda Pimentel Faria de Miranda, Giovanna Mickaelly Cardoso Machado
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Realizar uma pesquisa bibliográfica exploratória mapeando de que modo a tipologia de Myers-Briggs é discutida e utilizada na literatura científica brasileira e como ela pode ser útil para o desenvolvimento pessoal.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender em profundidade a teoria dos tipos psicológicos de Carl Gustav Jung e a tipologia de Myers-Briggs, baseada na teoria dos tipos psicológicos, bem como compreender a utilidade destas para o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Para tanto, será realizada leitura crítica e aprofundada do livro Tipos psicológicos (Jung, 1991) e do livro Ser Humano é ser diferente (Meyers & Meyers, 1997), que trata da Tipologia de Myers-Briggs. Em seguida, busca-se realizar um levantamento bibliográfico, a partir da busca por palavras chaves, em diversos repositórios de artigos, teses e dissertações brasileiras, para verificar de que modo a tipologia de Myers-Briggs é utilizada na literatura científica nacional, em diferentes âmbitos, como a educação, a clínica e nas organizações.
Título do Projeto: Impactos da pandemia (COVID-19) na vida escolar de meninas no Brasil: fatores históricos e sociais que interseccionam classe, gênero e raça
Orientador: Kaithy das Chagas Oliveira
Equipe: Ketlen Miranda de Jesus Costa
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Verificar a incidência do aumento do trabalho doméstico entre meninas estudantes brasileiras, buscando identificar as implicações deste processo para a vida escolar destas meninas.
Resumo: A crise internacional de saúde causada pela pandemia do novo coronavírus interrompeu as atividades presenciais para a maior parte das escolas, de todos os níveis, no Brasil e no mundo. A impossibilidade de ir à escola parece ter implicado o aumento de tarefas domésticas que são desempenhadas, principalmente por meninas (crianças e adolescentes). Para verificar estas possíveis implicações, esta pesquisa visa compreender, a partir de pesquisas realizadas no âmbito nacional e internacional desse período de pandemia, se houve aumento de afazeres domésticos entre as meninas (crianças e adolescentes) estudantes durante o período da pandemia e se isso tem obstaculizado ou mesmo inviabilizado a continuidade das atividades escolares. Assim, possui como objetivo principal a verificação da incidência do aumento do trabalho doméstico entre meninas estudantes brasileiras, buscando identificar o impacto disso em suas vidas escolares. A partir da exploração de bases de dados que tratem da relação do aumento do trabalho doméstico entre as meninas em idade escolar e o período da pandemia do novo coronavírus, será feito um estudo, de base bibliográfica, dos conceitos mais relevantes para enteder as causas destas desigualdades, tais como classe, gênero e raça, a serem tratados por sua interseccionalidade. Espera-se que pesquisa possa indicar como a realidade das meninas estudantes brasileiras tem se constituído neste último ano.
Título do Projeto: MicroRNAs e Diabetes: uma revisão com ênfase na sinalização molecular da resistência à insulina
Orientador: Thais Amaral e Sousa
Equipe: Giovana Gelape Faleiro
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Este projeto tem como objetivo principal a realização de uma revisão bibliográfica fazendo uma análise do avanço do conhecimento científico sobre microRNAs associados a resistência à insulina característica do Diabetes mellitus do Tipo 2 e suas respectivas alterações de expressão, bem como as possíveis estratégias terapêuticas indicadas pela manipulação destes miRNAs.
Resumo: O diabetes é uma patologia muito presente nos dias de hoje com aproximadamente 463 milhões de adultos com esta doença no mundo. O diabetes mellitus do tipo 2 (DM2) é geralmente caracterizado por um quadro de resistência à insulina em que, apesar do nível de insulina plasmática destes pacientes ser normal ou até elevado, a capacidade de absorção periférica deste hormônio fica comprometida. Embora o número de pesquisas nessa área tenha crescido exponencialmente, o mecanismo molecular responsável pela instalação dessa patologia ainda não foi completamente esclarecido. MicroRNAs (miRNAs) são pequenos RNAs endógenos não-codificantes, que controlam a expressão gênica através da ligação em sítios específicos da região 3'-não traduzidas de RNAs mensageiros, causando repressão da tradução ou degradação de RNAs mensageiros podendo, portanto, regular processos de crescimento, diferenciação e metabólicos. Existem diversos trabalhos científicos associando os miRNAs aos processos bioquímicos relacionados ao diabetes, entretanto, as informações publicadas ainda estão fragmentadas e isoladas dificultando uma visão global deste mecanismo de regulação. Adicionalmente, é drástica a escassez de material em língua portuguesa limitando a acessibilidade às informações sobre essa temática. Neste projeto, objetiva-se realizar uma revisão bibliográfica analisando o avanço do conhecimento científico sobre os miRNAs associados ao Diabetes melitos do Tipo II, especialmente os envolvidos na sinalização molecular da resistência à insulina. Para a composição da pesquisa será feito o levantamento de estudos mais recentes disponíveis em bases eletrônicas como PUBMED e Scielo (Scientific Eletronic Library Online) que relatem a função específica de diferentes miRNAs e sua atuação individual ou em conjunto na resistência à insulina. A busca de literatura científica será realizada por meio de leitura direcionada, visando identificar elementos relevantes para a seleção de assunto(s) do texto. Espera-se com este trabalho, construir um material conciso que reúna de forma integrada toda a informação que existe a respeito da temática de forma simplificada e acessível contribuindo para a divulgação e popularização desta área de conhecimento por meio de material didático compreensível para todos.
Título do Projeto: Revisão do envolvimento de microRNAs no estabelecimento e progressão tumoral de melanoma
Orientador: Thais Amaral e Sousa
Equipe: Lara Rosa Rocha
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Este estudo traz como objetivo principal a construção de uma revisão bibliográfica reunindo e organizando as principais informações publicadas sobre a função de microRNAs no câncer, mais especificamente no estabelecimento e progressão tumoral de melanoma.
Resumo: O câncer de pele pode ser classificado em melanoma e não melanoma de acordo com o tipo de célula do qual se originou. Apesar da baixa incidência quando comparado aos outros tipos de câncer, o melanoma requer atenção máxima devido a sua alta letalidade. O estabelecimento do melanoma maligno e a progressão tumoral envolvem consistem em uma cascata de processos complexos que culminam com a metástase e requer a participação de vários genes. A oncologia continua em busca de sua cura, e muitos estudos vêm se desenvolvendo ao longo dos anos para desvendar como ocorre a mutação das células e o motivo pelo qual ocorrem. Neste projeto contempla-se o estudo dos microRNAs (miRNAs), que podem ser considerados uma das classes de genes regulatórios mais abundantes já encontrados nos seres humanos, criando assim um mecanismo-chave no processo de regulação da expressão gênica. Estudos recentes indicam que muitos miRNAs estão aberrantemente expressos em vários cânceres humanos. O estudo de miRNAs tem se difundido cada vez mais, porém ainda está sendo difundido, e existe pouco material didáticos e artigos publicados em língua portuguesa até o presente momento. Esse contexto aponta a necessidade um estudo que reúna o conhecimento de alguns dos principais artigos científicos e livros já publicados sobre o assunto traduzindo e concatenando, assim, as ideias e informações em uma só obra, para facilitar e ampliar a divulgação científica do tema. O presente projeto visa atender essa necessidade produzindo uma revisão bibliográfica que possa apresentar, de forma sintetizada e integrada, os diversos estudos existentes sobre a função miRNAs no estabelecimento e progressão tumoral de melanoma em uma só obra. Dessa forma, esse projeto colaborará para que essas informações possam ser amplamente acessadas, tornando-se mais uma importante ferramenta de estudo que podendo contribuir para a consolidação desta área de pesquisa tão promissora na busca à tão sonhada cura do câncer.
Título do Projeto: Descobertas físicas e seu contexto religioso
Orientador: Daniel Ordine Vieira Lopes
Equipe: Geraldo Witeze Junior, Bianca Scherer da Silva.
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Estudar episódios na história da física que permitam uma reflexão sobre a relação entre cada episódio e o contexto religioso em que estava inserido.
Resumo: Pesquisa de história da ciência que busca episódios no desenvolvimento da física que tratem da relação entre ciência e religião. A partir da seleção de algumas descobertas ou formulação de teorias, buscar em publicações acadêmicas como essas influenciaram ou foram influenciadas por concepções religiosas, e como foi a receptividade de instituições religiosas a essas descobertas ou teorias.
Título do Projeto: Física em Filmes e Séries
Orientador: Daniel Ordine Vieira Lopes
Equipe: Rogerio Ferreira Xavier, Geovana Almeida Miranda Sant' Ana
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Utilizar entretenimento audiovisual, principalmente filmes e seriados, como recurso para se explorar de maneira contextualizada a discussão de fenômenos físicos e procedimentos matemáticos e computacionais em física.
Resumo: Utilizar cenas de filmes e séries escolhidos para discutir conceitos e teorias físicas e também trabalhar modelos matemáticos para descrever essas cenas. As análises produzidas poderão servir como materiais para o ensino de física.
Título do Projeto: Os estudos sobre a personalidade autoritária de Theodor W. Adorno
Orientador: Hans Magno Alves Ramos
Equipe: Yasmin Sabate de Souza, Kaithy das Chagas Oliveira.
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Estudar e compreender a personalidade autoritária, seguindo os estudos liderados por Adorno.
Resumo: Em um momento de aumento do extremismo e do autoritarismo no Brasil e em boa parte do mundo, convém entender a formação dos traços que compõem a personalidade autoritária. Este projeto busca entender as respostas dadas por Theodor Adorno (1903-1969) sobre essa questão, ou seja, acerca do que torna, em termos psicossociais, um indivíduo mais suscetível a aderir ideologias e vias autoritárias, bem como a possuir preconceitos com as minorias. Para tanto, a pesquisa focará no clássico livro Estudos sobre a personalidade autoritária, adotando como suporte dessa leitura outros três livros, um do próprio Adorno e outros dois de pesquisadoras brasileiras que se debruçaram sobre as teorias da Escola de Frankfurt e sobre a teoria adorniana da personalidade autoritária. Espera-se, ao fim, ter uma melhor compreensão dos fenômenos autoritários que emergem na nossa sociedade e ameaçam a democracia e os direitos das pessoas.
Título do Projeto: A indução e o empirismo
Orientador: Hans Magno Alves Ramos
Equipe: Guilherme Oliveira Vieira
Categoria: PIBIC/PIBIC-AF
Objetivo: Proporcionar ao estudante/pesquisador uma compreensão mais profundada e crítica acerca do conhecimento, da formação da ciência moderna e do empirismo.
Resumo: A pesquisa se propõe a estudar o papel da indução no conhecimento a partir de três obras da filosofia empirista: Novum organum, de Francis Bacon, A investigação acerca do entendimento humano, de David Hume, e Sistema de lógica dedutiva e indutiva, de John Stuart Mill. O propósito é, além de compreender o delineamento de um problema filosófico (o papel da indução), proporcionar um panorama de sua evolução, podendo assim entender o seu desenvolvimento histórico-filosófico e suas contribuições para a compreensão do conhecimento científico. O método segue a ordem cronológica e contemplará três momentos do desenvolvimento da questão: 1. a sua emergência na obra de Francis Bacon, em que era manifesto que a “única esperança [para o desenvolvimento das ciências] radica na verdadeira indução” (BACON, 2014, p.24); 2. as objeções céticas de Hume às potencialidades da indução para a formação do conhecimento científico; 3. a abordagem da questão no momento em que a ciência moderna já está consolidada, podendo-se então perceber o papel que a indução aí desenvolveu e pensar, com Stuart Mill, “os princípios da prova e dos métodos da investigação científica”. A expectativa é que a pesquisa resulte numa ampliação de compreensão da filosofia empirista, dos processos de conhecimento e da formação da ciência moderna.
PIBITI
CPP
PROAPP
Redes Sociais