Projetos de Pesquisa Formosa
Projetos em Andamento
Nesta página você encontra os projetos de pesquisa que estão em vigor no IFG/Câmpus Formosa. É possível conhecer o coordenador, participantes, a duração, o objetivo e resumo do projeto de pesquisa.
Título do Projeto: Boas meninas ou boas cientistas: é preciso escolher?
Orientador: Adriana Martini Martins
Equipe:
Categoria: CPP
Objetivo: Analisar de que forma o interesse das estudandes de nível médio por disciplinas e carreiras científicas é afetado por características de gênero nas situações escolares.
Resumo: as ciências exatas, as mulheres são progressivamente excluídas das carreiras científicas, não avançando tanto quanto os homens. A persistência e sucesso das estudantes em carreiras científicas não estão relacionados somente às suas capacidades acadêmicas e/ou ao interesse pela área, mas também a características de gênero. As identidades de gênero não são igualmente valorizadas no ensino de ciências, pois o conhecimento científico valoriza mais a cultura, as práticas e valores considerados masculinos. O presente projeto tem como objetivo analisar de que forma o interesse por disciplinas científicas se articula com as identidades de gênero das estudantes de Eensino Médio, através da elaboração de retratos sociológicos
Título do Projeto: Estudo de Estabilidade de estruturas hidráulicas de concreto.
Orientador: Agno Alves Vieira
Equipe:
Categoria: CPP
Objetivo: Implementação de uma ferramenta computacional em Matlab para verificação da estabilidade de estruturas hidráulicas de concreto.
Resumo: Estruturas hidráulicas em concreto como barragens de gravidade são elementos comuns na construção civil nacional, isso porque, a principal fonte energética brasileira vem de usinas hidrelétricas, onde se tem um grande numero desse tipo de estrutura, dessa forma um dos aspectos de grande importância é a segurança dessas estruturas. Nesse contexto um dos principais critérios que confere segurança a essas estruturas é sua estabilidade global, ou seja, tais elementos devem ser estáveis sob os carregamentos a que são conferidos. Assim esse projeto visa levantar as principais metodologias de verificação de estabilidade de estruturas hidráulicas encontradas na literatura e posteriormente a implementação de um algoritmo em Matlab a fim de automatizar essas rotinas de cálculo. Finalmente será realizada um estudo de caso para validação das rotinas implementadas e posteriormente proceder uma análise de otimização dessa estrutura a fim de se obter um elemento o mais econômico possível atendendo todos os fatores de segurança preconizados pelas normas técnica vigentes.
Título do Projeto: Desenvolvimento de Dispositivos Didáticos Geotécnicos de Apoio a Cursos de Engenharia Civil.
Orientador: André Augusto Nóbrega
Equipe:
- Luís Filipe dos Santos Ribeiro - estudante
- Rafael Henrique de Matos Silva - estudante
- Pedro Marcelino Junior - estudante
- Lucas Silveira Ferreira Silva - estudante
- Leonardo Antônio Spíndola dos Santos - estudante
- Matheus Leonel Martins Nascimento - estudante
- Alexandre Borges Fernandes Camozzi - técnico-administrativo
- Milton Pereira das Neves Filho - técnico-administrativo
Categoria: CPP
Objetivo: Confecção de Dispositivos didáticos; Aplicações de Conceitos Teóricos; Publicações em eventos científicos.
Resumo: A Geotecnia é um ramo da engenharia civil que estuda as propriedades dos solos e das rochas e a sua aplicação em projetos de construção. As disciplinas da área geotécnica, exatamente por englobar conceitos que são de difícil compreensão, mostra a necessidade do uso de dispositivos didáticos para que os alunos possam ter uma visualização prática das problemáticas propostas em sala de aula. Ao se depararem com a dificuldade de compreender o conteúdo ministrado em sala de aula, os alunos acabam encontrando obstáculos para a apredizagem, e assim a sua boa formação de alguma forma fica comprometida, gerando um profissional incompleto (COSTA et al. 2009). De acordo com BURLAND (1987), o comportamento reológico dos solos só pode ser explicado de forma adequada mediante observações do material através de atividades em campo e laboratório. Sendo assim, a construção de modelos didáticos capazes de demonstrar de forma prática os conceitos expostos em sala de aula compõe uma ferramenta importante e, como dito por STEENFELT (2000), tal recurso deve ser sempre levando em conta nas instituições de ensino.
Título do Projeto: Estudo da erosão e estabilidade de encostas no município de Planaltina - GO.
Orientador: André Augusto Nóbrega
Equipe:
- Luísa Galvão Lombardi de Almeida - estudante
- William Macedo dos Santos - estudante
- Isabela Magalhães Valadares - estudante
- Wemerson Rodrigues Caixeta - estudante
- Alexandre Borges Fernandes Camozzi - técnico-administrativo
- Milton Pereira das Neves Filho - técnico-administrativo
Categoria: CPP
Objetivo: Caracterizar o solo da erosão; Obter parâmetros de resistência do solo; Propor soluções para a solução do problema; Publicações em eventos científicos.
Resumo: A partir da segunda metade do século passado, sobretudo com o efeito do êxodo rural brasileiro, pôde-se perceber o desenfreado crescimento da ocupação das áreas urbanas no Brasil. Em decorrência deste fato, é notória a dificuldade por parte dos governos em atender às necessidades mínimas dos moradores das áreas urbanas, principalmente no que diz respeito ao saneamento básico. A inexistência e/ou a má execução de projetos de estruturas tais como rede de coleta de esgoto e captação de águas pluviais podem comprometer além do bem-estar da população, a conservação do meio ambiente, tanto a nível local como global. Um exemplo de degradação ambiental decorrente deste fato é o processo erosivo encontrado em taludes do município goiano de Planaltina, que consiste de uma erosão hídrica, uma vez que é decorrência da má execução e/ou gestão de redes de captação de águas pluviais existentes na cidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi propor possíveis soluções para garantir a estabilidade do talude. Para tal foram realizados ensaios de caracterização física do solo da área da erosão, além de ensaios de cisalhamento direto para obtenção de parâmetros de resistência do solo. Com base nos resultados obtidos será possível indicar as caraterísticas físicas e de resistência do solo da região, além de avaliar tecnicamente soluções para conter a evolução do processo erosivo e manter a estabilidade da área com a utilização de softwares apropriados que forneceram coeficientes de segurança para todas as condições.
Título do Projeto: Laboratório de diálogos públicos:Uma pesquisa-ação sobre conversas públicas no IFG-FORMOSA.
Orientador: Clóvis Henrique Leite de Souza
Equipe:
- Aline Maria dos Santos Rodrigues da Rocha - estudante
- Jared Victor Lopes dos Santos - estudante
- Paula Letícia Gomes dos Reis Ribeiro - estudante
Categoria: CPP
Objetivo: Caracterizar a forma de interação entre integrantes da comunidade acadêmica do IFG quando assuntos públicos são tratados.
Resumo: O Laboratório de Diálogos Públicos tem como proposta, para o período de vigência do projeto, analisar as interações conversacionais no IFG Formosa. Parte do pressuposto teórico que um processo político, sendo produto de relações sociais, está condicionado, mesmo que não de modo determinante, à maneira como acontecem as interações entre os sujeitos participantes. Assim, compreende a interação humana como constitutiva da política que se faz no cotidiano das pessoas e nos processos decisórios (Arendt, 2005). Isso não implica idealização das formas de interação humana em qualquer âmbito, ainda mais na política em que a interação se faz pela divergência de posições e interesses.
Título do Projeto: Identificação e Mapeamento Participativo de Conflitos Ambientais em Formosa, Goiás
Orientador: Daniela Pereira Versieux
Equipe:
- Adriano Antônio Darosci - professor
- João Ricardo Braga de Paiva - professor
- Uyara Ferreira Silva - professora
- Waldeyr Mendes Cordeiro da Silva - professor
- Nayara Luiz Pires - técnica administrativa
- Ana Lúcia Marcelino de Oliveira Silva - estudante
- Cibele dos Santos Rodrigues - estudante
- Cyridião Durval de Macedo Saraiva Neto - estudante
- Daniele dos Santos Araújo - estudante
- Ebenézer Holz Nogueira de Carvalho - estudante
- Ian de Moraes Thomé - estudante
- Karlla Aparecida Ribeiro - estudante
- Lucas Haiaiel Araujo Zacarias - estudante
- Luiz Carlos Gonçalves dos Santos - estudante
- Naiara Pereira de Andrade - estudante
- Warlen Silva - estudante
- Yan Willian Medeiros dos Reis - estudante
Categoria: CPP
Objetivo: Identificar, caracterizar, tornar públicos os principais conflitos ambientais que ocorrem em região de cerrado, tendo como referência o território do município de Formosa-GO.
Resumo: O município de Formosa, desde a década de 1950, com a construção de Brasília, vive um processo de profunda transformação de sua paisagem1 . A malha urbana, ainda muito rarefeita até 1980, constituiu-se em cima de um complexo e delicado ecossistema, formado, possivelmente, por brejos, veredas, matas ciliares, matas de galerias e outras formações ambientalmente vulneráveis aos processos antrópicos. A sua extensa área rural, que abrange
principalmente cerrados e campos do vale do rio Paranã, teve boa parte da vegetação natural suprimida para abertura de novas pastagens e áreas de monoculturas de soja, milho e outras commodities. Reservas de calcário constituem grande riqueza do município e sua extração em áreas consideradas de ecossistemas frágeis já é realidade. O modelo de desenvolvimento adotado tem como base a racionalidade desenvolvimentista, que em Formosa resultou em uma ocupação não-planejada, ou mal planejada, do território urbano e rural, bem como em diversos problemas ambientais que impactam social, cultural e economicamente as populações humanas, tais como enchentes2 , ocupação urbana em áreas de vegetação ripária e ambietalmente vulneráveis3 , provocando por exemplo erosão, assoreamento e eutrofização dos cursos d’água, desmatamentos, queimadas, esgotamento de lençóis freáticos. Essas diversas problemáticas ambientais podem ser pontos de conflito entre interesses econômicos, políticos e sociais de distintos grupos e indivíduos.
Título do Projeto: Ressonância Magnética Nuclear aplicada ao controle de qualidade de fármacos e componentes farmacêuticos.
Orientador: Vinícius Gomes Ferreira
Equipe:
Categoria: CPP
Objetivo: Aplicar a técnica RMN no desenvolvimento e controle de qualidade de fármacos e componentes farmacêuticos, como caracterização de substâncias amorfas, identificação e qualificação de fases cristalinas e estudos de teores de principios ativos ou excipientes em formulaçlões farmacêuticas, no estado sólido, em solução e quando necessário uso de ferramentas computacionais como auxílio.
Resumo: Este trabalho está sendo executado na intenção de trazer a fábrica de software acadêmica para dentro da sala de aula, seja em disciplinas que possuam o foco em processos, como é o caso da disciplina em Engenharia de Software e Gerência de Projetos, ou em disciplinas especiais de Projetos Integradores. Para isso, estão sendo testadas várias ferramentas de Aprendizagem Ativa e Design Thinking, dentro de uma proposta de Linha de Produtos de Software, de forma que ao mesmo tempo que os alunos aprendam os fundamentos da teoria enquanto desenvolvem habilidades não técnicas e constroem projetos autênticos que serão úteis a um determinado segmento de mercado.
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