Com foco no projeto Conhecendo o IFG, Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura do Câmpus Goiânia se destacou por promover integração
Estudantes de escolas dos ensinos fundamental e médio, comunidade externa, parentes e amigos de alunos e servidores aproveitaram as mais de 100 atividades do evento
Mais de 1,6 mil pessoas se inscreveram para participar das atividades da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) 2023, promovida pelo Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento foi realizado entre os dias 16 e 21 de outubro e contou com mais de 100 atividades, dentre oficinas, minicursos, palestras, sessões orais e apresentações culturais. A Secitec abriu as portas da Instituição para que estudantes de outras escolas e a comunidade externa pudessem acompanhar de perto as ações de ensino, pesquisa e extensão promovidas pelo câmpus.
O evento focou mais uma vez na maratona do projeto Conhecendo o IFG, que consiste em trazer estudantes de escolas dos ensinos fundamental e médio para uma visita à estrutura do Câmpus Goiânia, momento de saber as oportunidades que podem ter ao ingressar nos cursos ofertados pela Instituição. Durante a semana, cerca de 30 escolas visitaram as tendas que expuseram diversos experimentos científicos realizados por professores e estudantes do Câmpus Goiânia. Para a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professora Fabiane Costa, esses espaços fizeram a diferença para o evento e são resultado de um esforço da comissão organizadora, que, segundo a docente, se empenhou para que os recursos, advindos do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fossem empregados em tal estrutura. “Houve um trabalho enorme por parte da comissão organizadora para trazer essas tendas como um espaço de articulação para o Conhecendo o IFG”, comenta.
A diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, acredita que o momento proporcionado pela Secitec foi o mais propício para se realizar essas visitas das escolas. “O Conhecendo o IFG na Secitec dá liberdade para eles (estudantes) vivenciarem o câmpus, isso é um diferencial. […] Acho que essa foi a diferença, eles experienciaram mais a Instituição e a gente teve oportunidade, com os recursos, de efetivamente trazer mais estudantes. Isso foi um esforço da comissão, porque, se não garantissem esses ônibus, não fazia sentido, pois faríamos uma feira, uma semana para a gente mesmo e não era esse objetivo”, reforça Adriana sobre a importância de contar com os investimentos atraídos para a realização da Secitec.
Projeto Conhecendo o IFG contou com a participação de servidores de várias áreas que realizaram a apresentação das estruturas do Câmpus aos alunos das escolas visitantes
Além das atividades da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura do Câmpus Goiânia, o evento recebeu um reforço expressivo em sua programação devido à realização das Semanas da Química, da Física, da Matemática e da Letras. “Como nós trouxemos quatro outros eventos integrados à Secitec, obviamente que isso amplificou, porque os eventos integrados acabaram trazendo também uma série de ações voltadas especificamente para o público da Letras, da Química, da Física e da Matemática. Então, para além desse público do Conhecendo o IFG, o público da área acadêmica, da educação acabou vindo pra cá. Esse é o sentido que a gente avalia que a gente atingiu os objetivos previstos e esse ano a gente teve uma colaboração fantástica dos professores e dos alunos que fez um diferencial nessa ação. […] Talvez, de todas que a gente tenha executado, essa tenha conseguido fazer uma amplificação e uma articulação melhor”, acrescenta Fabiane Costa.
Para o vice-coordenador da comissão organizadora da Secitec, professor José Eder Salvador de Vasconcelos, o evento chamou atenção por promover a interação entre os diversos públicos que participaram das atividades. “Nós vimos o público interno e externo interagindo, as áreas interagindo, as sessões de comunicações orais foram primorosas, a participação da comunidade. Toda a programação foi proposta pela comunidade, não fomos nós que propusemos, a gente só formatou. Eu vejo que é um marco para a Instituição. Espero que a gente persista e que nos próximos anos a gente tenha a capacidade de fazer melhor, ver o que a gente errou e ter a oportunidade de fazer melhor”.
Nesse sentido, a coordenadora-geral da Secitec, professora Karoline Fernandes, reforçou a importância desse envolvimento entre as comunidades interna e externa para a Instituição. “Acho que foi uma oportunidade para mostrar o que é o IFG, mostrar que a gente tem potencial e que podemos recebê-los de braços abertos como nossos alunos”, afirmou.
Dentre as atividades propostas pela comunidade, essa é a "Inclusão na Trilha - experiência multissensorial: promovendo a compreensão da diversidade e da empatia", realizada pelos servidores do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne/Câmpus Goiânia)
Conhecendo o IFG
Desde a abertura da Secitec 2023, dia 16, até o penúltimo dia de evento, o Câmpus Goiânia do IFG recebeu visitas de estudantes e professores de escolas públicas de Goiânia e da região metropolitana da capital pelo projeto Conhecendo o IFG, de 16 a 20 de outubro. Em uma intensa maratona do Conhecendo o IFG na Secitec 2023, foram recepcionados mais de 1.400 estudantes de cerca de 30 escolas públicas convidadas. O projeto Conhecendo o IFG foi realizado pela Coordenação de Eventos do Câmpus Goiânia com a colaboração de servidores docentes e técnico-administrativos que contribuíram nas visitas guiadas pelo Câmpus Goiânia.
Entre as escolas que participaram do projeto Conhecendo o IFG, o Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Pré-Universitário, colégio estadual localizado no setor Universitário em Goiânia, foi uma dessas instituições de ensino que marcou presença na Secitec 2023. Estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e também do ensino médio, acompanhados por professores do colégio estadual, prestigiaram a programação da Secitec 2023 e ainda tomaram conhecimento sobre os cursos ofertados e a infraestrutura do câmpus.
Dentre as participantes do projeto Conhecendo o IFG, estava a estudante do 8º ano do ensino fundamental do CEPI Pré-Universitário, Letícia Teodoro, de 14 anos. Segundo ela, essa foi a sua primeira visita ao Câmpus Goiânia do IFG. “Estou amando essa experiência. É um lugar com diversas e boas estruturas, principalmente para despertar os interesses dos alunos pelos cursos”, ressaltou a estudante.
Diferente das edições tradicionais do Conhecendo o IFG, durante a Secitec os alunos visitantes puderam colocar a mão na massa e participar das atividades desenvolvidas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão pelo Câmpus Goiânia
Outra aluna do CEPI Pré-Universitário, Isabella Luisa Freitas disse que já conhecia a Instituição, porque seu irmão mais velho – Guilherme Augusto - cursa o técnico em Eletrônica no Câmpus Goiânia e também já teve outras oportunidades de visitar a unidade. Isabella comentou que seus pais desejam que ela curse o ensino médio no Câmpus Goiânia do IFG. A respeito de qual curso mais lhe interessa, a estudante disse estar em dúvida em duas opções: “Eu gostaria de fazer Edificações ou Instrumento Musical”. Para a estudante, a participação no projeto Conhecendo o IFG foi positiva. “Temos muito coisa para ver, muita coisa interessante e isso ajuda a escolher o curso”.
Entre os visitantes estava também o estudante do 9º ano, Gabriel Dante, do CEPI José Honorato, colégio situado no setor Central, em Goiânia. Para ele, a experiência de participar do projeto Conhecendo o IFG durante a Secitec 2023 foi muito interessante. “Fiquei bastante interessado nos laboratórios. Estou pensando em realmente fazer a inscrição para o sorteio (na seleção para os cursos técnicos integrados)”.
Em sua primeira participação no projeto Conhecendo o IFG, o professor da disciplina de História no CEPI Pré-Universitário, Paulo dos Santos Castro, avaliou positivamente essa ação de extensão promovida pelo Câmpus Goiânia do IFG durante a Secitec 2023. “É uma experiência incrível, em que os alunos podem ter um pouco de contato e saber os cursos oferecidos pelo IFG. Os alunos gostaram bastante, estão maravilhados. Eu acredito que eles vão levar uma experiência bastante positiva daqui”, ressaltou o docente.
Maria Tereza da Fonseca foi aluna do Câmpus Goiânia do IFG, quando era Escola Técnica Federal de Goiás, e retorna com seus alunos da Escola Municipal Telma Regina
Também participaram do projeto Conhecendo o IFG na Secitec 2023, 80 estudantes e mais professores da Escola Municipal Telma Regina, localizada em Aparecida de Goiânia. Foi a primeira participação da escola no projeto Conhecendo o IFG, no Câmpus Goiânia. A coordenadora pedagógica da escola, a professora Maria Tereza da Fonseca, comenta que a sua relação com a Instituição é antiga. Ela cursou Mecânica na época da Escola Técnica Federal de Goiás, e os seus dois filhos também estudaram no Câmpus Goiânia do IFG. “Eu tenho o maior prazer em trazer meus alunos aqui, mesmo sendo uma turma de 8º ano, porque a gente planta uma sementinha. É muito bom vê-los nesse ambiente acadêmico, porque isso está muito fora da realidade deles. Então, para a gente, foi muito importante essa visita”, destacou a professora.
Evento democrático
Para a diretoria do Câmpus Goiânia, a organização dessa edição da Secitec ganhou ao contar com o envolvimento de diversos servidores e estudantes. “Normalmente a gente via, vinculados à Secitec, os professores pesquisadores e aqueles vinculados aos projetos de pesquisa. Nessa nós tivemos o envolvimento muito maior de servidores, não só de docentes, mas também de técnicos, em várias atividades que não necessariamente estão vinculadas a projetos de extensão e pesquisa. Todos estavam preocupados que novos alunos conheçam a instituição. Esse também foi um diferencial, as pessoas acreditaram nesse projeto”, reforça Adriana dos Reis Ferreira.
O resultado disso foi visto na diversidade do público que compôs a Secitec. Era comum encontrar servidores e estudantes que trouxeram familiares e amigos para participar de alguma palestra, oficina ou apresentação cultural. Para Adriana, outro ponto positivo foi observar a participação efetiva dos monitores, que puderam desempenhar o papel de futuros professores.
Apresentação de dança do projeto de extensão Chorinho e Comunidade juntou bailarinos do Grupo Diversus (UFG), comunidade do Câmpus Goiânia e visitantes da Secitec em uma grande roda de Choro
A gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão, Fabiane Costa Oliveira, também atribuiu o sucesso do evento à comissão organizadora, que procurou trazer várias pessoas da comunidade acadêmica para que elas pudessem colaborar, propondo e executando as atividades. “Antes, a comissão era sempre feita apenas com base nos chefes de departamento, uma comissão mais gestora. Nesse momento, nós resolvemos constituir uma comissão organizadora, independente se houvesse gestor ou não. E ela teve um fôlego inacreditável, ela foi articulando pessoas que antes talvez a gente não conseguisse”.
A Secitec 2023 do Câmpus Goiânia é um evento institucional e alinha-se a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Além de apresentar o que a Instituição produz de Ciência e Tecnologia, também promove atividades culturais e artísticas abertas à comunidade acadêmica e externa ao IFG. A temática principal do evento coincidiu com a da 20ª SNCT, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com atividades em todo o país entre os dias 14 e 22 de outubro.
Confira as imagens realizadas durante a Secitec 2023 do Câmpus Goiânia.
Saiba mais sobre a Secitec 2023.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.
Redes Sociais