Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Histórico do PPGECM/IFG

Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2024, 17h50 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2024, 12h30

Histórico do PPGECM/IFG

A origem do Programa de Pós Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM/IFG) remonta aos cursos de licenciatura ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e Goiás (IFG) - Câmpus Jataí e ao desejo de oferecer um curso de pós-graduação stricto sensu que desse prosseguimento aos esforços realizados pelo Câmpus Jataí do IFG para a melhoria do Ensino de Ciências e Matemática na região do Sudoeste Goiano.

No âmbito da formação inicial de professores, o IFG vem atuando desde o ano de 2001, quando realizou um processo seletivo para o curso de Licenciatura em Ciências. Em 2003, o curso de Licenciatura em Física foi criado e implantado, sendo convalidado e autorizado pelo Conselho Diretor do então Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO) por meio da resolução Nº 07 de 29 de abril de 2005, publicada no Diário Oficial da União em 02 de maio de 2005.

Com o intuito de proporcionar a iniciação à pesquisa acadêmica aos professores de Ciências Naturais e Matemática de Jataí e região, este Câmpus do IFG propôs, em 2010, o Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Este curso reforçou o papel do IFG como formador de professores da educação básica e representou a oportunidade de aperfeiçoamento profissional na área de Educação Científica e Matemática. Em síntese, o curso de especialização do IFG possibilitou aos professores e interessados na área de Educação Científica e Matemática uma maior inserção no mercado de trabalho e, também, uma possível melhoria da educação, no município de Jataí e no Estado de Goiás.

Não obstante a relevância da atuação do IFG nos âmbitos da formação inicial de professores e da pós-graduação acadêmica lato sensu, o Câmpus Jataí sentiu a necessidade de fazer frente a uma demanda que assola a realidade educacional, sobretudo o contexto do ensino de Ciências e Matemática, a saber: o insuficiente impacto da produção acadêmica sobre os processos desenvolvidos em sala de aula. Assim sendo, o projeto do curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática foi elaborado em 2011 e aprovado pela CAPES em 2012, constituindo-se como espaço pragmático, de desenvolvimento e aplicação de produtos técnicos (textos, aplicativos, DVDs, CDs e outras ferramentas de natureza instrucional) à realidade da educação científica e matemática, sem menosprezar o espaço de reflexões e aprofundamentos teóricos inerentes à pós-graduação strictu sensu.

O PPGECM/IFG é o segundo programa ofertado no estado de Goiás em ensino de Ciências e Matemática e o primeiro a ofertar mestrado profissional em ensino de ciências e matemática. Em junho de 2012, ocorreu o primeiro processo seletivo para ingresso de discentes. No dia 18 de junho de 2014, foi realizada a primeira defesa de dissertação e produto educacional. Desde então, o Programa já titulou 90 mestres, além de contabilizar 75 alunos regularmente matriculados no ano de 2024. 

No ano de 2019, com vistas a contribuir para a evolução da verticalização do ensino no IFG e para o desenvolvimento científico e tecnológico na região Centro-Oeste, foi elaborada e aprovada a proposta do Curso de Doutorado Profissional em Educação para Ciências e Matemática. Destaca-se que o curso de doutorado no PPGECM é consequência do desenvolvimento do curso de mestrado e empreende esforços do IFG no sentido de continuar impulsionando melhoria à educação. A formação de mestres e doutores é o que, indubitavelmente, mais contribui para a melhoria do ensino fundamental e médio. O PPGECM/IFG, nessa direção, contribui para a melhoria do ensino de ciências e matemática na região Sudoeste do estado de Goiás desde a sua implantação.

Fim do conteúdo da página