Pós-Graduação | EAD

IFG abre inscrições para três cursos de especialização

Interessados podem se inscrever até o dia 11 de novembro. Os cursos de pós-graduação são gratuitos e online

• Publicado: Quinta, 10 de Outubro de 2024, 13h55
  • Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2024, 09h16

O Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu nesta quinta-feira, 10 de outubro, as inscrições para três cursos de pós-graduação lato sensu: Alfabetização e Letramento; Gestão na Educação Profissional e Tecnológica; e Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os cursos, que são gratuitos, serão ofertados em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) totalmente a distância. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 11 de novembro pelo site do IFG (Estude no IFG: seleções em andamento - EaD Educação a Distância).

O processo de seleção será realizado por meio de análise curricular e da comprovação da experiência. Os cursos terão início no mês de março de 2025. Os encontros síncronos acontecerão prioritariamente aos sábados, via webconferência. Não haverá encontros presenciais.

Cursos

A Especialização em Alfabetização e Letramento tem o objetivo de promover o aprimoramento pedagógico dos profissionais da educação que atuam nas áreas de alfabetização e letramento, visando ao aprofundamento das questões teóricas, metodológicas, didáticas e pedagógicas relacionadas à prática docente. O curso destina-se aos portadores de diploma de graduação em Pedagogia ou Letras, que estejam em efetivo exercício como professores de disciplinas relacionadas à alfabetização e letramento nos anos iniciais da Educação Básica pública.

A Especialização em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica tem o objetivo de promover o aprimoramento dos conhecimentos em Gestão da EPT por meio de reflexões teórico-críticas e contextualizações práticas, considerando as especificidades dessa modalidade educacional. O curso destina-se aos portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, preferencialmente atuantes ou que pretendem atuar em espaços e funções de gestão na Educação Profissional e Tecnológica pública, em especial na direção e vice-direção de escola, coordenação pedagógica, orientação educacional e supervisão de ensino, entre outros.

A Especialização em Educação a Distância na EPT tem o objetivo de oferecer formação continuada a graduados em diferentes áreas do conhecimento mediante conceitos e estratégias de aproximação e de associação da Educação a Distância à Educação Profissional e Tecnológica. O curso destina-se aos portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, que atuam ou que pretendem atuar na EPT.

Vagas

Para o curso de Alfabetização e Letramento, são ofertadas 500 vagas distribuídas igualmente entre os polos Goiânia (100); Formosa (100); Cavalcante (100); Santo Antônio do Descoberto (100); e Senador Canedo (100).

Para as especializações em Gestão na EPT e em Educação a Distância, são ofertadas 200 vagas para cada um dos cursos. Essas vagas são divididas igualmente entre os polos Goiânia, Senador Canedo, Luziânia e Jataí.

De acordo com o edital publicado, atendendo exclusivamente ao interesse público e não havendo classificados para o preenchimento das vagas em determinados polos, a Comissão de Seleção poderá convocar candidatos classificados em outros polos que tenham interesse em se matricular no polo/vaga disponível.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas somente via internet, pelo endereço eletrônico www.ifg.edu.br/estudenoifg, na seção das seleções em andamento da Educação a Distância (EaD). Os candidatos precisam, além de preencher a ficha de inscrição, fazer o upload da documentação exigida no edital por meio do link específico, na página de inscrição, enviando a comprovação de conclusão de curso de graduação e demais documentos.

Cada candidato poderá fazer uma única inscrição no processo seletivo, preenchendo todos os campos da ficha com seus próprios dados. O processo de seleção será realizado por meio da análise curricular e da comprovação da experiência, conforme o quadro abaixo:

Todas as informações referentes ao processo seletivo estão disponíveis no endereço eletrônico: www.ifg.edu.br/estudenoifg  (seleções em andamento - EaD Educação a Distância). As dúvidas sobre a seleção podem ser esclarecidas pelo e-mail: selecao.ead@ifg.edu.br.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.