Linhas de pesquisa PPGECM
Linhas de pesquisa e projetos associados - a partir do ano de 2025
Linha 1 Ensino, Aprendizagem e Formação Docente em Ciências e Matemática
Eixos temáticos: i) metodologias e estratégias de ensino e de aprendizagem na área de Ciências e Matemática; ii) tecnologias educacionais e o aprimoramento de métodos e ferramentas inovadoras; iii) aspectos epistemológicos, políticos, históricos, filosóficos e culturais do conhecimento científico; iv) formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica e para a Educação Superior; v) relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS.
O objetivo da linha 1 é realizar pesquisas sobre propostas de estruturação e reestruturação curricular, metodologias, processos e recursos direcionados à Educação para Ciências e Matemática, visando ao aprimoramento da ação docente, à produção e divulgação do conhecimento científico na Educação Básica e na Educação Superior e à melhoria da qualidade da educação científica e matemática nos diferentes níveis da educação brasileira.
Projeto de pesquisa associado a linha 1
Linha 2 Educação, Sociedade, Formação e Profissionalização Docente
Eixos temáticos: i) políticas educacionais, finalidades educativas escolares e tendências pedagógicas; ii) (contra)reformas educacionais do Estado capitalista e seus dispositivos legais; iii) níveis, modalidades e formas organizativas na educação escolar; iv) saberes e práticas docentes e discentes que constituem os processos pedagógicos formais e não formais; v) relações entre discurso, currículo e educação; vi) formação inicial e continuada de professores; vii) relações entre trabalho, formação e profissionalização docente; viii) gestão da educação, da escola e da sala de aula; ix) didáticas e metodologias de perspectivas críticas; x) inclusão, diversidade e construções identitárias, nos processos formativos e na atuação docente; xi) Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem; xii) aspectos políticos e pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos; xiii) práticas educativas para a promoção de sustentabilidade socioambiental; xiv) Educação Ambiental em uma perspectiva crítica que contribua no processo de transformação socioambiental; xv) processo de ensino-aprendizagem que propicie a formação de indivíduos capazes de compreender as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA, bem como entre Educação e Sociedade.
O objetivo da linha 2 é desenvolver pesquisas na área de Ciências e Matemática que problematizam as dimensões social, cultural, histórica e política dos processos educativos, com vistas a produzir conhecimentos e produtos educacionais de qualidade socialmente referenciada.
Projeto de pesquisa associado a linha 2
Linhas de pesquisa e projetos associados - até o ano de 2024
Linha 1 Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática
Sublinhas:
- Ensino de Ciências e Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental
- Ensino de Química
- Ensino de Física
- Ensino de Matemática
A linha 1 tem o intuito de debater questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática, realizando estudos acerca de estratégias e recursos que possam vir a ser empregados na transformação da prática docente dos profissionais da educação. Os objetivos da linha são o desenvolvimento, a investigação e a análise de propostas de reestruturação curricular, metodologias, processos e recursos direcionados para a educação para Ciências Naturais e Matemática e a alta qualificação dos professores, com vistas ao aprimoramento da ação docente para o ensino e divulgação do conhecimento científico e matemático na educação básica e superior. Inserem-se, nessa perspectiva, estudos que visam a desenvolver metodologias e estratégias para o ensino e aprendizagem relativas à educação básica e ao ensino superior.
Projeto de pesquisa associado a linha 1
Fundamentos, metodologias e recursos para a educação para ciências e matemática
Este projeto se propõe a investigar o ensino e a aprendizagem das Ciências e da Matemática em um processo histórico, social e cultural, reconhecendo os aspectos práticos e éticos da ciência no mundo contemporâneo. A abordagem de aspectos sociocientíficos será sempre conduzida de forma articulada reconhecendo a natureza do conhecimento científico como uma atividade humana. As reflexões sobre o ensino de ciências e matemática , quando coordenadas com a pesquisa, terão como objetivo a análise da reestruturação curricular, das novas metodologias de ensino, da utilização de tecnologias de informação e comunicação e dos processos e recursos para qualificação dos professores, com vistas ao aprimoramento da ação docente para o ensino e a divulgação do conhecimento científico e matemático na educação básica e superior.
Linha 2 Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade
Objetiva propor, investigar e analisar projetos, recursos e ações direcionados à Educação Ambiental, sob uma perspectiva multidisciplinar e em contextos formais e não formais, que visem a contribuir para com a formação de indivíduos capazes de compreender as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Dessa forma, a linha realiza estudos e práticas voltadas à formação de conceitos e a conscientização em Educação Ambiental, aliada à aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática em diversas situações e contextos.
Projeto de pesquisa associado a linha 2
O ensino de ciências e de matemática: educação ambiental e cidadania
A proposta deste projeto é analisar a complexidade da Educação Ambiental no contexto do Ensino Básico, que é estabelecida pelas DCNEB (Resolução nº 02 de 15 de junho de 2012 do CNE) como prática educativa integrada e interdisciplinar, contínua e permanente em todas as fases, etapas, níveis e modalidades, não devendo, como regra, ser implantada como disciplina ou componente curricular específico, entendendo a Interdisciplinaridade como uma nova maneira de conceber o campo de produção do conhecimento, capaz de promover a transformação social baseada no diálogo, no fortalecimento dos sujeitos, na superação de formas de dominação e na compreensão do mundo e da vida em sua totalidade. Por meio de pesquisas bibliográficas e de campo, pretende-se analisar os espaços pedagógicos, buscando não apenas conhecer a realidade escolar, mas também como o saber ambiental emerge desses espaços em uma visão socioambiental orientada por uma racionalidade complexa e interdisciplinar pensando o meio ambiente como um campo de interações entre a cultura, a sociedade e a base física e biológica dos processos vitais, buscando compreender como se processam as modificações mutua e dinâmicas nesta relação.
Linha 3 Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática
Sublinhas:
- Currículo e avaliação
- Linguagem, Cultura, Sociedade
- Políticas e gestão da educação e da sala de aula
Tem como objetivos fomentar os estudos sobre desenvolvimento e implementação de referenciais curriculares e processos avaliativos, investigar as relações entre currículo, trabalho, conhecimento, cultura, linguagem e comunicação nos seus aspectos epistemológicos, históricos, sócio-políticos e institucionais, tendo a prática educacional em ensino de ciências e matemática como eixo norteador.
Projeto de pesquisa associado a linha 3
O ensino de Ciências e Matemática: concepções, objetos e práticas
Este projeto se propõe analisar, na perspectiva dialética derivada dos pressupostos gramscianos, as relações estabelecidas entre a educação científica e a matemática desenvolvida nos ensinos fundamental e médio e em cursos de licenciatura e a configuração sócio-histórica de determinada organização social. Por meio da conjugação da pesquisa bibliográfica com pesquisas de campo e análises discursivas, analisa-se a formatação ideologicamente constituída de objetos atinentes ao contexto do ensino de ciências e de matemática, tais como: políticas educacionais, profissionalização e formação docente, gestão escolar e gestão pedagógica, currículo, avaliação e relações entre educação e trabalho. Considerando os aspectos epistemológicos, políticos e históricos envolvidos na hegemonia de determinado ensino de ciências e de matemática institucionalizado, investigam-se, por conseguinte, as relações entre esses objetos e a dicotomia trabalho intelectual/trabalho manual, que perpassa o ensino escolar de ciências e de matemática, atuando, paradoxalmente, como efeito e origem da exclusão.
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