Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Linhas de pesquisa PPGECM

Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2024, 19h02 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2024, 19h17

Linhas de pesquisa e projetos associados


Linha 1 
Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática

Sublinhas:

  • Ensino de Ciências e Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental
  • Ensino de Química
  • Ensino de Física
  • Ensino de Matemática 

A linha 1 tem o intuito de debater questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais e da Matemática, realizando estudos acerca de estratégias e recursos que possam vir a ser empregados na transformação da prática docente dos profissionais da educação. Os objetivos da linha são o desenvolvimento, a investigação e a análise de propostas de reestruturação curricular, metodologias, processos e recursos direcionados para a educação para Ciências Naturais e Matemática e a alta qualificação dos professores, com vistas ao aprimoramento da ação docente para o ensino e divulgação do conhecimento científico e matemático na educação básica e superior. Inserem-se, nessa perspectiva, estudos que visam a desenvolver metodologias e estratégias para o ensino e aprendizagem relativas à educação básica e ao ensino superior. 

 

Projeto de pesquisa associado a linha 1
Fundamentos, metodologias e recursos para a educação para ciências e matemática

Este projeto se propõe a investigar o ensino e a aprendizagem das Ciências e da Matemática em um processo histórico, social e cultural, reconhecendo os aspectos práticos e éticos da ciência no mundo contemporâneo. A abordagem de aspectos sociocientíficos será sempre conduzida de forma articulada reconhecendo a natureza do conhecimento científico como uma atividade humana. As reflexões sobre o ensino de ciências e matemática , quando coordenadas com a pesquisa, terão como objetivo a análise da reestruturação curricular, das novas metodologias de ensino, da utilização de tecnologias de informação e comunicação e dos processos e recursos para qualificação dos professores, com vistas ao aprimoramento da ação docente para o ensino e a divulgação do conhecimento científico e matemático na educação básica e superior.

 

Linha 2 Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade

Objetiva propor, investigar e analisar projetos, recursos e ações direcionados à Educação Ambiental, sob uma perspectiva multidisciplinar e em contextos formais e não formais, que visem a contribuir para com a formação de indivíduos capazes de compreender as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Dessa forma, a linha realiza estudos e práticas voltadas à formação de conceitos e a conscientização em Educação Ambiental, aliada à aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática em diversas situações e contextos. 

 

Projeto de pesquisa associado a linha 2
O ensino de ciências e de matemática: educação ambiental e cidadania

A proposta deste projeto é analisar a complexidade da Educação Ambiental no contexto do Ensino Básico, que é estabelecida pelas DCNEB (Resolução nº 02 de 15 de junho de 2012 do CNE) como prática educativa integrada e interdisciplinar, contínua e permanente em todas as fases, etapas, níveis e modalidades, não devendo, como regra, ser implantada como disciplina ou componente curricular específico, entendendo a Interdisciplinaridade como uma nova maneira de conceber o campo de produção do conhecimento, capaz de promover a transformação social baseada no diálogo, no fortalecimento dos sujeitos, na superação de formas de dominação e na compreensão do mundo e da vida em sua totalidade. Por meio de pesquisas bibliográficas e de campo, pretende-se analisar os espaços pedagógicos, buscando não apenas conhecer a realidade escolar, mas também como o saber ambiental emerge desses espaços em uma visão socioambiental orientada por uma racionalidade complexa e interdisciplinar pensando o meio ambiente como um campo de interações entre a cultura, a sociedade e a base física e biológica dos processos vitais, buscando compreender como se processam as modificações mutua e dinâmicas nesta relação.

 

Linha 3 Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática 

Sublinhas:

  • Currículo e avaliação
  • Linguagem, Cultura, Sociedade 
  • Políticas e gestão da educação e da sala de aula

Tem como objetivos fomentar os estudos sobre desenvolvimento e implementação de referenciais curriculares e processos avaliativos, investigar as relações entre currículo, trabalho, conhecimento, cultura, linguagem e comunicação nos seus aspectos epistemológicos, históricos, sócio-políticos e institucionais, tendo a prática educacional em ensino de ciências e matemática como eixo norteador. 

 

Projeto de pesquisa associado a linha 3
O ensino de Ciências e Matemática: concepções, objetos e práticas

Este projeto se propõe analisar, na perspectiva dialética derivada dos pressupostos gramscianos, as relações estabelecidas entre a educação científica e a matemática desenvolvida nos ensinos fundamental e médio e em cursos de licenciatura e a configuração sócio-histórica de determinada organização social. Por meio da conjugação da pesquisa bibliográfica com pesquisas de campo e análises discursivas, analisa-se a formatação ideologicamente constituída de objetos atinentes ao contexto do ensino de ciências e de matemática, tais como: políticas educacionais, profissionalização e formação docente, gestão escolar e gestão pedagógica, currículo, avaliação e relações entre educação e trabalho. Considerando os aspectos epistemológicos, políticos e históricos envolvidos na hegemonia de determinado ensino de ciências e de matemática institucionalizado, investigam-se, por conseguinte, as relações entre esses objetos e a dicotomia trabalho intelectual/trabalho manual, que perpassa o ensino escolar de ciências e de matemática, atuando, paradoxalmente, como efeito e origem da exclusão.

 

Fim do conteúdo da página