Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
X SECITEC

Palestra sobre a degradação do cerrado abre a décima Secitec do Câmpus Águas Lindas

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2024, 18h39 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2024, 19h00

Evento é realizado entre os dias 23 e 26 de outubro e possui como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”

Palestrantes da abertura da X Secitec, Dra. Marluce Silva Souza e Me. Rodrigo Maciel Soares Dutra
Palestrantes da abertura da X Secitec, Dra. Marluce Silva Souza e Me. Rodrigo Maciel Soares Dutra

Foi realizada na manhã dessa quarta-feira, 23 de outubro, a abertura da décima edição da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento, que será realizado entre os dias 23 e 26 de outubro, segue o tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que este ano é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

Participaram da mesa de abertura as professoras Marluce Silva Souza (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente / NEPEMA), a gerente de pesquisa e extensão do Câmpus Águas Lindas, profa. Mariana Magalhães Nóbrega, e a coordenadora acadêmica do Câmpus Águas Lindas, profa. Alice de Barros Gabriel. Na ocasião, a professora Mariana destacou que a Secitec, aprovada em edital da SNCT do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dá a oportunidade de estreitar ainda mais os laços com a comunidade. "A décima edição da Secitec consolida o evento em nosso câmpus, fortalece o ensino, pesquisa e extensão, e é um momento de muita troca de experiências com a comunidade águaslindense", afirma.

Em seguida, foi realizada a palestra “Quem lucra com a degradação do Cerrado?”, com os convidados Dra. Marluce Silva Souza e o mestre em Recursos Naturais, Rodrigo Maciel Soares Dutra. A palestra abordou os aspectos de apropriação e degradação por atividades no cerrado e os sujeitos que promovem este processo ao longo da apropriação histórica do bioma, até na atualidade sobretudo com a modernização.

Abertura do segundo dia da X Secitec contou com desfile sobre os biomas
Abertura do segundo dia da X Secitec contou com desfile sobre os biomas

 

“Ao contrário do que muitos pensam, não é o sujeito homem, de modo generalizado, que degrada o cerrado, mas são pessoas que ao longo da história se apropriaram de forma privada do bioma que promovem a degradação e que geram prejuízos que são públicos, ou seja, são para todos - os solos, o ar, a água - e que causam danos para o patrimônio social e cultural do cerrado”, declarou a professora Marluce durante a palestra.

A Secitec é o momento de abrir a Instituição para que a sociedade conheça os cursos disponibilizados, além de sua produção científica e cultural. Para esse fim, no dia 25 de outubro, das 9h às 17h, será realizado o “Dia de Portas Abertas”, em que o IFG receberá estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas do município. Neste ano, o câmpus também receberá o Planetário Móvel Antares e a Escola do Futuro de Goiás Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira. 

Durante os quatro dias de evento, a programação irá contar com palestras, oficinas, painéis interativos, exposição e apresentação cultural. Todas as atividades são gratuitas.

 

Planetário Móvel Antares estará disponível para comunidade no dia 25 de outubro
Planetário Móvel Antares estará disponível para comunidade no dia 25 de outubro

 

Confira a programação da X Secitec.

Acompanhe a X Secitec no perfil oficial do evento no Instagram.

 

 

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página