Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Documentos > IFG > Câmpus > Jataí > VII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Início do conteúdo da página

VII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática

Publicado: Terça, 19 de Março de 2019, 13h35 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 13h15

  

Horário e local das sessões

28/3/2019, quinta-feira
Sessão
Horário
Local
 Sessão 1
19h às 21h55
 Sala de vídeo
29/3/2019, sexta-feira
Sessão 2 7h30 às 11h25  Sala de defesa
Sessão 3 7h30 às 11h25  Sala 411
Sessão 4  7h30 às 11h25  Sala de vídeo
Sessão 5 13h30 às 17h25  Sala 412
Sessão 6 13h30 às 17h25  Sala 411
Sessão 7 13h30 às 17h25  Sala de defesa
Sessão 8 13h30 às 17h25  Sala de vídeo
30/3/2019, sábado
Sessão 9 7h30 às 11h25  Sala de vídeo
Sessão 10 7h30 às 11h25  Sala de defesa

 

Sessões 

Sessão 1
Coordenador de sessão: 
   Horário  Aluno/a  Título do Projeto  Linha de pesquisa Banca examinadora
1 7h30 às 8h25        
2 8h30 às 9h25        
3 9h30 às 10h25        
4 10h30 às 11h25        

 

Sessão 2 
29/3 - 7h30 às 11h25 - Sala de defesa
Coordenadora de sessão: MARTA JOÃO FRANCISCO SILVA SOUZA
 
 Horário
 Aluno/a
 Título do Projeto
Banca examinadora
1
7h30
às
8h25
Ednaldo Oliveira de Carvalho
Dias e noites e as estações do ano numa sequência de ensino por investigação
1) Marta João Francisco Silva Souza
2) Rodrigo Ferreira Marinho
3) Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza 
2
8h30
às
9h25
Fabrício Vieira Campos
Pensamento computacional: uma abordagem no ensino médio integrado utilizando Scratch 
1) Aladir Ferreira da Silva Júnior
2) Rodrigo Ferreira Marinho
3) Orientador: Paulo Henrique de Souza
 3
9h30
às
10h25
Jordana Goulart Felício
Formação de professores para o ensino de química nos anos iniciais do ensino fundamental
1) Marta João Francisco Silva Souza
2) Paulo Henrique de Souza
3) Orientadora: Márcia Santos Anjo Reis
4
10h30
às
11h25
Áddson Douglas Ferreira de Lima Almeida
O uso do Facebook para o ensino de ciências no ensino fundamental
1) Angelita Duarte da Silva
2) Rita Rodrigues de Souza
3) Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais  

 

Sessão 3 
29/3 - 7h30 às 11h25 - Sala 411
Coordenador de sessão: PAULO HENRIQUE DE SOUZA
   Horário  Aluno/a  Título do Projeto Banca examinadora
 1 
7h30
às
8h25
 
 
     
 2
8h30
às
9h25
     
 3
9h30
às
10h25
Danilo Marques Oliveira
Modelagem matemática: contextualização do ensino de matemática no 1º ano do ensino médio
1) Keila Elaine Silva dos Santos
2) Luciana Aparecida Elias
3) Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes       
 4
10h30
às 11h25
Carolina Nascimento de Jesus
A inter-relação do ensino de ciências e corporeidade na educação física nas vozes dos professores na escola do campo
1) Estefânia Ferreira Costa Machado
2) Renata Machado de Assis
3) Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago

  

Sessão 4 
29/3 - 7h30 às 11h25 - Sala de vídeo
Coordenador de sessão: CARLOS CÉZAR DA SILVA
 
 Horário
 Aluno/a
 Título do Projeto
Banca examinadora
 1 
7h30
às
8h25
 Wagner Pereira Lopes Ciência e contextualização: compreendendo a concepção de licenciandos em física do IFG e da UFG
1) Dominike Pacine de Andrade Deus
2) Felippe Guimarães Maciel
3) Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
 2
8h30
às
9h25
Juliana Fernandes Lima
Uma sequência didática para o estudo das transformações de ésteres baseada na abordagem CTS
1) Gildiberto Mendonça de Oliveira
2) Rodrigo Claudino Diogo 
3) Orientador: Carlos Cézar da Silva 
 3
9h30
às
10h25
Divâni Justina de Souza  Sequência didática utilizando os óleos essenciais como proposta para o ensino de química orgânica na perspectiva da ciência, tecnologia e sociedade        
1) Gildiberto Mendonça de Oliveira
2) Karla da Silva Malaquias
3) Orientador: Carlos Cézar da Silva
 
 4
10h30
às
1h25
Fernanda Cristina Vicente de Souza  Elaboração e aplicação de uma sequência didática de química contextualizada a estudantes indígenas: ensinando química a partir do cotidiano
1) Carlos Cézar da Silva
2) Manoel Napoleão Alves Oliveira
3) Orientadora: Eveline Borges Vilela Ribeiro

  

Sessão 5
29/3 - 13h30 às 17h25 - Sala 412
Coordenador de sessão: DUELCI APARECIDO DE FREITAS VAZ
 
 Horário
 Aluno/a
 Título do Projeto
Banca examinadora
1
13h30
às
14h25
Jordana de Oliveira do Amaral Uma investigação sobre avaliação em educação matemática em algumas escolas de Goiânia
1) Daniella de Souza Bezerra
2) Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
 2 
14h30
às
15h25
Gabriela Silva Lemes A história da matemática por meio de quadrinhos no ensino fundamental: formação de conceitos matemáticos baseado na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental
1) Tattiana Fernandes de Oliveira Melo
2) Viviane Barros Maciel
3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz        
3
15h30
às
16h25
Luciana Alves da Silva Costa Jogos e formação de conceitos matemáticos: um estudo fundamentado no ensino desenvolvimental
1) Grace Kelly Souza Carmo Goulart
2) Regina Efigênia de Jesus Silva Rodrigues
3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
4
 
16h30
às
17h25
Kenny Henrique Ferraz Inomata Contribuições do ensino desenvolvimental para a formação de conceitos científicos em matemática no 9º ano do ensino fundamental II
1) Luciano Duarte da Silva
2) Tattiana Fernandes de Oliveira Melo
3) Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz

 

Sessão 6
29/3 -13h30 às 17h25 - Sala 411
Coordenador de sessão: ADELINO CÂNDIDO PIMENTA
 
 Horário
 Aluno/a
 Título do Projeto
Banca examinadora
 1 
13h30 
às 
14h25
Hercília Cristina Mendonça Pereira de Araújo A utilização de semiótica para a construção de conhecimento de objetos matemáticos através da resolução de problemas
1) Adelino Cândido Pimenta
2) Luciano Duarte da Silva  
3) Orientador: Nilton Cezar Ferreira  
2
14h30
às
15h25
Aires Francisco de Oliveira Eixo de simetria: uma interconexão entre o teatro e matemática no mesmo palco
1) Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
2) Joana Peixoto
3) Orientador: Adelino Cândido Pimenta
 3
15h30
às
16h25
 
Ewerson Tavares da Silva
Concepções dos professores de matemática da educação básica acerca da pesquisa: um objeto de investigação
1) Rosenilde Nogueira Paniago
2) Viviane Barros Maciel 
3) Orientador: Luciano Duarte da Silva
 4
16h30
às
17h25
Sinomar José Coelho Educação matemática: ressignificação do ensino da matemática financeira com a população carcerária do presídio de Jataí-GO, comprometida com os valores culturais visando à reinserção social
1) Carmencita Ferreira Silva Assis
2) Manoel Napoleão Alves de Oliveira
3) Orientador: Adelino Cândido Pimenta 

  

Sessão 7
29/3 - 13h30 às 17h25 - Sala de defesa
Coordenador de sessão: VANDERLEIDA ROSA FREITAS E QUEIROZ
 
 Horário
 Aluno/a
 Título do Projeto
Banca examinadora
 1 
13h30 
às 
14h25
Érica Maria Juvêncio Silva Projetos de trabalho como metodologia para a educação ambiental no ensino fundamental: aliando teoria e prática
1) Alline Braga Silva 
2) Márcia Santos Anjo Reis
3) Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
 2
14h30
às 15h25
 
Ana Paula de Souza
Ciências e matemática no processo de permanência e êxito de estudantes das ações afirmativas: um estudo no Instituto Federal de Goiás
1) Paulo Henrique de Souza
2) Rachel Benta Messias Bastos
3) Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
 3
15h30
às 16h25
Fausto Batista Cesário Condições políticas e sociais de formação de professores para o uso de tecnologias nas escolas estaduais de Jataí/GO orientadas por práticas pedagógicas
1) Rachel Benta Messias Bastos
2) Rita Rodrigues de Souza
3) Orientadora: Joana Peixoto    
 4
16h30
às 17h25
Karine de Assis Oliveira Soares Mal-estar docente e o sentido do ensino de ciências da educação básica
1) Camila Alberto Vicente de Oliveira
2) Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
3) Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas

  

Sessão 8
29/3 -13h30 às 17h25 - Sala de vídeo
Coordenador de sessão: SANDRA REGINA LONGHIN
 
 Horário
 Aluno/a
 Título do Projeto
Banca examinadora
 1 
13h30 
às 
14h25
Alexandre Manzale de Macedo Formação de professores para o ensino fundamental visando à prática transversal da educação ambiental nas escolas da zona rural do município de Alto Araguaia/MT
1) Celso de Carvalho Braga 
2) Zaqueu Henrique de Souza
3) Orientadora: Sandra Regina Longhin 
 2
14h30
às
15h25
Camila Kássia Monteiro de Oliveira 
Contribuições das atividades contextualizadas de matemática integrada à educação ambiental para a formação dos alunos
1) Alline Braga Silva
2) Stelamara Souza Pereira
3) Orientadora: Sandra Regina Longhin 
 3
15h30
às
16h25
Osvaldo Neves Júnior Ensino de química com abordagem CTSA em ambiente de oficinas de aprendizagem
1) Carlos Cézar da Silva
2) Luciene Lima de Assis Pires
3) Orientadora: Sandra Regina Longhin
 4
16h30
às 17h25
Vera Lúcia Pereira Gomes A construção do conceito de água a partir de atividades de educação ambiental na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
1) Alline Braga Silva
2) Joana Peixoto
3) Orientadora: Marlei de Fátima Pereira

 

 

 

Fim do conteúdo da página