EaD no IFG
A oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) no IFG teve início em agosto de 2010, no câmpus Inhumas, com a implementação do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Açúcar e Álcool. Em 2012, a Coordenação de Educação a Distância do IFG passou a ofertar cursos técnicos subsequentes ao ensino médio nas áreas de alimentação escolar, infraestrutura escolar, multimeios didáticos e secretaria escolar voltados à formação dos funcionários da educação básica das redes municipal e estadual de Goiás (Programa Profuncionário).
De 2013 a 2015, também foram ofertados os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio em Química, Edificações e Cerâmica. Em fevereiro de 2014, a Coordenação de Educação a Distância tornou-se Diretoria de Educação a Distância.
Em 2018, o IFG integrou o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UAB tem o objetivo de ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância, com a prioridade para a oferta de formação inicial e continuada aos professores em efetivo exercício na educação básica pública. A proposição e oferta de cursos UAB são regidas por editais publicados anualmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O que fazemos?
A Diretoria de Educação a Distância é um setor prioritariamente formativo, pois é responsável pela formação de professores e servidores do IFG acerca da Educação a Distância e para a atuação na modalidade. O foco é no processo de ensino e aprendizagem a distância e em todos os aspectos relacionados à modalidade: legislação, literatura científica, curadoria e elaboração de materiais didáticos digitais e guias, customização das salas de aula virtuais, gerenciamento e atualização das versões do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem oficial do IFG (o Moodle), gravação de videoaulas e podcasts e elaboração de cursos de curta duração no formato MOOC (Cursos Abertos às comunidades interna e externa).
Como fazemos?
A equipe efetiva da Diretoria de Educação a Distância é composta de 6 servidores (dois técnicos de T.I., um pedagogo, uma auxiliar em administração, um tecnólogo em audiovisual e uma técnica em assuntos educacionais). Essa equipe atua, de maneira integrada, nas várias frentes de trabalho sob a responsabilidade do setor, dentre as quais podemos elencar:
- Elaboração de diretrizes para a orientação da oferta de EaD na instituição em consonância com as normativas nacionais;
- Formação dos bolsistas selecionados para atuarem nos cursos a distância em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB);
- Acompanhamento dos coordenadores de curso, tutores e de toda a equipe responsável pelos cursos;
- Gestão acadêmica dos cursos ofertados em parceria com a UAB;
- Planejamento e oferta de cursos próprios abertos às comunidades interna e externa e de cursos de graduação e pós-graduação em parceria com a UAB/CAPES; e
- Oferta de programas e projetos em parceria com outros órgãos da administração pública.
Avanços institucionais
Em abril de 2023, o Centro de Formação e Educação a Distância do IFG (Cefor) foi criado por meio da Resolução 157/2023, com o objetivo de atender à demanda por oferta de cursos de formação inicial e continuada, nas modalidades presencial e/ou a distância, para o desenvolvimento de programas e projetos relacionados à educação profissional e tecnológica, a partir de parcerias com órgãos da administração pública.
A resolução de criação do Cefor está disponível em:
Outro grande passo para a integração da modalidade no Projeto Político-Pedagógico do IFG foi a publicação das Diretrizes para a Educação a Distância e a Educação Híbrida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, em 22 de dezembro de 2023, disponível em:
https://ifg.edu.br/attachments/article/209/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20193-2023%20-%20Diretrizes%20EaD.pdf
Redes Sociais