Estrutura Organizacional
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Principais competências e atribuições das unidades:
(*Fonte: Relatório de Gestão 2016)
Direção Geral
Organizar, viabilizar e zelar pelo desenvolvimento das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão, definidas pelas políticas institucionais; Participar da elaboração e responsabilizar-se solidariamente pela efetivação do Plano de Desenvolvimento Institucional; Planejar e executar recursos orçamentários destinados ao câmpus, consonante a orientações da Pró-Reitoria de Administração e do Colégio de Dirigentes; entre outras atribuições.
2 - Chefia de Gabinete
Assistir ao Diretor Geral do câmpus em suas representações políticas, sociais e administrativas; Incumbir-se do preparo e despacho de expedientes da Direção Geral; Supervisionar o trabalho da Coordenação de Comunicação Social e Eventos do câmpus, entre outros; Desenvolver outras atividades inerentes ao cargo, delegadas pelo Diretor Geral do câmpus.
3 - Coordenação de Comunicação Social e Eventos
Gerir a comunicação do câmpus e desenvolver atividades coordenadas pela Diretoria de Comunicação Social do IFG; Apoiar, coordenar e supervisionar eventos institucionais e ações de comunicação; Coordenar divulgação de ações do câmpus na página eletrônica da Instituição e em materiais digitais e impressos, bem como articular divulgações junto à imprensa; Acompanhar execução de contratos de serviços de comunicação no âmbito do câmpus.
4 - Coordenação de Administração Acadêmica e Apoio ao Ensino
Orientar e supervisionar a atuação da Coordenação de Registros Acadêmicos na tramitação dos processos de registros acadêmicos e escolares, matrículas e emissões de boletins, históricos escolares, certificados, diplomas e outros documentos oficiais relativos à vida acadêmica do estudante; Participar da elaboração da proposta de calendário acadêmico da Instituição; Acompanhar e participar da realização das provas em processos seletivos.
5 - Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares
Efetivar matrícula de alunos ingressantes nos cursos técnicos e de graduação; Expedir documentos de identificação dos alunos para regularização do acesso ao câmpus, à biblioteca e demais ambientes, serviços e atividades; Realizar serviços de registros acadêmicos e escolares, emissões de boletins, históricos, certificados, diplomas e outros documentos oficiais relativos à vida acadêmica e estudantil dos alunos.
6 - Coordenação de Biblioteca
Realizar treinamentos para usuários da biblioteca; Coordenar e orientar o serviço de atendimento e orientação aos usuários; Coordenar e orientar a realização de pesquisas e levantamentos bibliográficos; Coordenar a aquisição, realizar o processamento técnico e organização, conservar e disponibilizar o acervo bibliográfico e dispositivos multimeios para o desenvolvimento de estudos e pesquisas; entre outras atribuições.
7 - Coordenação de Recursos Humanos e Assistência Social
Acompanhar, propor, subsidiar e responsabilizar-se solidariamente pelas ações relacionadas às atividades de recrutamento, seleção, cadastro, lotação, pagamento e capacitação de pessoal; Acompanhar, propor ações, atuar e zelar pela execução do Plano Anual de Capacitação para servidores; Atuar na orientação, acompanhamento e avaliação do desempenho funcional dos servidores; entre outras atribuições
8 - Coordenação de Administração da Tecnologia da Informação
Prover suporte a usuários para instalação e utilização de equipamentos e sistemas de informática na Instituição; Levantar necessidades, planejar e propor aquisições de equipamentos de informática de uso no câmpus; Manter regularidade das redes de computação do Instituto. Gerir recursos de informática instalados no câmpus de forma a mantê-los tecnologicamente atualizados e em condições de uso; entre outras atribuições.
9 - Gerência de Administração
Planejar, dirigir e direcionar as rotinas e ações de administração; Responsabilizar-se pela aplicação dos recursos orçamentários e financeiros do câmpus, em consonância com as políticas institucionais e metas e objetivos estabelecidos pela LOA; Administrar, juntamente com o Diretor Geral do câmpus, por delegação de competência do ordenador da Instituição, a aplicação dos recursos orçamentários e financeiros do câmpus; entre outras atribuições.
10 - Coordenação de Apoio Administrativo e Manutenção Predial
Coordenar a execução das atividades de zeladoria, transportes, controle de acesso, vigilância e telecomunicações necessários ao adequado funcionamento e desenvolvimento das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão realizadas no câmpus; Coordenar a execução das atividades de expedição, recebimento, registro, distribuição, movimentação e arquivo de processos e documentos e divulgação de atos administrativos; entre outras atribuições.
11 - Coordenação de Almoxarifado e Patrimônio
Acompanhar os processos de aquisições e coordenar os recebimentos e controle de estoque de materiais de consumo e de expediente adquiridos conjuntamente para abastecimento do câmpus; Coordenar o tombamento dos materiais permanentes e qualquer movimentação realizada pelo câmpus; Participar da elaboração dos inventários dos bens patrimoniais da Instituição; entre outras atribuições.
12 - Coordenação de Gestão Orçamentária e Financeira
Coordenar a execução das metas e objetivos estabelecidos no Planejamento da Execução Orçamentária do câmpus previstas no Plano Orçamentário Anual, Plano de Desenvolvimento Institucional e na LOA; Realizar estudos e avaliações de demandas para subsídios à gerência administrativa na definição dos limites de recursos; Coordenar processos de aquisições; Acompanhar e controlar execução financeira dos contratos firmados; entre outras atribuições.
13 - Coordenação de Aquisições e Contratos
Coordenar, orientar e acompanhar procedimentos de aquisições de materiais e equipamentos e contratação de serviços, previstos no planejamento do câmpus, na forma da legislação em vigor; Indicar a constituição e supervisionar trabalhos de comissões na elaboração de editais de licitação e demais trâmites necessários para a apreciação jurídica e posterior realização do processo licitatório; Acompanhar e coordenar as ações de licitações; entre outras atribuições.
14 - Departamento de Áreas Acadêmicas
Conduzir, no âmbito do Departamento, as políticas de educação encaminhadas pela Reitoria e aprovadas nas instâncias de gestão institucional; Propor e sistematizar ações e iniciativas de articulação dos currículos ao mundo do trabalho e de acompanhamento das atividades acadêmicas e administrativas do Departamento; Apoiar e acompanhar o desenvolvimento dos programas de extensão e pesquisa nas áreas acadêmicas e profissionais.
15 - Coordenação Acadêmica
Coordenar as atividades de diagnóstico e avaliação dos cursos e currículos, bem como as acadêmicas de ensino e de articulação do ensino ao mundo do trabalho, por meio da atualização curricular, da articulação com a pesquisa e a extensão e das atividades de estágio no âmbito do Departamento.
16 - Coordenação de Apoio Administrativo ao Departamento
Coordenar as atividades administrativas no âmbito do Departamento de Áreas Acadêmicas e viabilizar as ações que assegurem condições adequadas de trabalho na realização prática das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão.
17 - Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente
Prestar apoio e realizar acompanhamento pedagógico das turmas e alunos; Prestar atendimento aos pais ou outros responsáveis pelos alunos junto à Instituição; Acompanhar, no âmbito do Departamento de Áreas Acadêmicas, os programas de assistência estudantil estabelecidos pela política institucional para o cumprimento do papel social do Instituto Federal de Goiás; entre outras atribuições.
18 – Coordenação de Cursos e Áreas Acadêmicas
Às coordenações dos cursos superiores e técnico-integrados ao Ensino Médio compete: Viabilizar e coordenar o desenvolvimento de todas as atividades pedagógicas definidas pelo planejamento curricular; Coordenar o desenvolvimento das atividades de pesquisa e extensão, definidas pelas políticas institucionais; Coordenar o processo de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos; Subsidiar o Departamento de Áreas Acadêmicas e a Pró-Reitoria de Ensino nos processos de diagnóstico da atuação e ajustes na oferta de cursos e nas estruturas curriculares das disciplinas; entre outras atribuições.
19 - Gerência de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão
Atuar sistematicamente na geração de estágios e empregos, formação inicial e continuada de trabalhadores, assistência estudantil, projetos, programas e eventos sociais, culturais, artísticos, esportivos, de inclusão social, nos projetos e serviços tecnológicos desenvolvidos pelo câmpus e nas demais ações que contribuam efetivamente para a divulgação e socialização do trabalho desenvolvido pelo Instituto; Propor e promover ações que garantam a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão; Propor, planejar, coordenar e avaliar o desenvolvimento dos programas e projetos de pesquisa e inovação que mediam as relações estabelecidas entre as organizações da sociedade civil, o mundo do trabalho e a Instituição; entre outras atribuições.
20 - Coordenação de Integração Escola Empresa
Promover e supervisionar a realização dos programas de estágios curriculares, visitas técnicas e acompanhamento da atuação profissional de alunos egressos do IFG; Promover, realizar e avaliar encontros com empresas, empregadores, estagiários e profissionais das áreas de atuação do Instituto; Subsidiar a Direção-Geral do câmpus e a Pró-Reitoria de Ensino com proposições para avaliação e alteração curricular; entre outras atribuições.
21 - Coordenação de Assistência Estudantil
Propor e viabilizar o desenvolvimento das políticas e coordenar ações de inclusão social, de apoio e assistência ao estudante, na perspectiva de atendimento às suas expectativas, necessidades e carências, para viabilização da sua permanência, desenvolvimento e conclusão do curso, projeto ou outra ação social promovida pelo Instituto; Coordenar o desenvolvimento de políticas de bolsas estudantis; entre outras atribuições.
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