NDE Engenharia Elétrica
IFG Câmpus Itumbiara
Núcleo Docente Estruturante do Curso (NDE) da Engenharia Elétrica
De acordo com a Resolução nº 01, de 17 de junho de 2010 da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação constitui-se de um grupo de docentes , com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso.
O NDE deve ser constituído por membros do corpo docente do curso, que exerçam liderança acadêmica no âmbito do mesmo, percebida na produção de conhecimentos na área, no desenvolvimento do ensino, e em outras dimensões entendidas como importantes pela instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso.
São atribuições do Núcleo Docente Estruturante, entre outras:
I - Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
II - Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
III - Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
IV - Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.
O NDE do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Goiás - Câmpus Itumbiara foi constituído em 25 de novembro de 2011 através da portaria nº 1011, composto por cinco doutores e dois mestres. Desde então foram realizadas mudanças gradativas na composição. Atualmente o NDE é composto pelos seguintes professores do curso:
* Carlos Antunes de Queiroz Júnior, Me.;
* Cláudio Roberto Pacheco, Dr.; *
* Fernanda Hein da Costa, Me.;
* Ghunter Paulo Viajante, Dr.;
* Hugo Xavier Rocha, Dr.;
* Marcelo Escobar de Oliveira, Dr.;
* Olívio Carlos Nascimento Souto, Dr.
Em todas as portarias, os professores membros foram e são concursados em Dedicação Exclusiva. Nota-se portanto, o atendimento à Resolução nº 01, de 17 de junho de 2010 da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), especificamente o artigo 3º, que define os critérios de constituição do NDE:
I. “Ser constituído por um mínimo de 5 professores pertencentes ao corpo docente do curso;
II. Ter pelo menos 60% de seus membros com titulação acadêmica obtida em programas de pós-graduação stricto sensu;
III. Ter todos os membros em regime de trabalho de tempo parcial ou integral, sendo pelo menos 20% em tempo integral;
IV. Assegurar estratégia de renovação parcial dos integrandes do NDE de modo a assegurar continuidade no processo de acompanhamento do curso.”
Cabe salientar que o NDE do curso de Engenharia Elétrica realiza reuniões ordinárias semanalmente para discutir o andamento do curso.
Redes Sociais