Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Itumbiara > Perguntas Frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

INSTITUIÇÃO
Os cursos do IFG são pagos?

Não, o IFG é uma instituição pública e gratuita e todos os cursos ofertados são gratuitos.


Quais cursos o IFG oferece?
A lista completa está disponível no menu “Guia de Cursos”.


Que tipos de cursos o IFG oferece?
O IFG possui cursos técnicos integrados integrais (os quais os alunos possuem uma formação concomitante do ensino médio e técnico em tempo integral), os cursos técnicos subsequentes (o aluno que já possui o ensino médio, realiza somente a formação técnica), cursos superiores (tecnólogos, bacharéis e licenciaturas) e pós-graduação (especialização e mestrado).

 

 

ALUNOS
O IFG exige o uso de uniforme para os alunos?

Não. O IFG não adota o uso de uniforme.


Os livros didáticos são fornecidos pela Instituição?
O IFG fornece livros didáticos para os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e técnicos subsequentes ao ensino médio.

 

 

 

AUXÍLIO ESTUDANTIL
Quais auxílios o estudante do IFG têm direito?
O IFG possui três tipos de auxílio: alimentação, transporte e/ou permanência. Para mais informações, procure a Coordenação de Assistência Estudantil

 

Como obter o auxílio estudantil?
O aluno deve acompanhar a publicação dos editais pelo Portal do IFG, na página da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Lá constam as informações e editais de todos os câmpus. 

 

 

BIBLIOTECA
A biblioteca é aberta ao público em geral?
Sim. Qualquer pessoa pode utilizar o espaço da biblioteca para acesso ao acervo e à internet gratuitamente. Saiba mais


Qual o documento necessário para empréstimo?
Os alunos devem apresentar um documento com foto ou a carteirinha estudantil digital (disponível no aplicativo IFG Mobile). Já os servidores devem apresentar documentação pessoal.


Posso fazer empréstimo de quantos livros na biblioteca e por quantos dias?
Servidores: 05 livros pelo prazo de 14 dias. Alunos: 03 livros pelo prazo de 07 dias.


A multa por empréstimo deixa de ser contabilizada quando devolvo o livro ou pago a multa?
Na devolução da obra, uma vez que é calculada por dia de atraso na devolução.

 

 

 

ESTÁGIO
O que é o estágio?
É o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes. O estágio integra o itinerário formativo do estudante e faz parte do projeto pedagógico do curso. Visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

 

Quem pode ser estagiário?
Estudantes que estiverem frequentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Mais informações.

 

 

 

RECURSOS HUMANOS
Qual o prazo de entrega do comprovante de pagamento de saúde suplementar?
Os cinco primeiros dias úteis de cada mês. O envio dos comprovantes deve ser feito por e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

ADMINISTRAÇÃO
Como o IFG realiza as aquisições e contratações de serviços?
As aquisições e contratações são feitas de forma conjunta e compartilhada entre câmpus e Reitoria, por meio de processo licitatório (principalmente na modalidade pregão eletrônico) e também por meio de dispensas e inexigibilidades de licitação (conforme as características do objeto a ser adquirido/contratado), bem como das modalidades licitatórias previstas na Lei 8.666/93 e RDC Eletrônico, instituído pela Lei 12.462/2011.


O que é processo licitatório?
É um processo administrativo isonômico, no qual o IFG seleciona a proposta mais vantajosa, menos onerosa e com melhor qualidade possível, para a contratação de um serviço, a compra de um produto, a locação ou a alienação. A licitação deve ser sempre pública, não pode acontecer de forma sigilosa, respeitando o direito da publicidade, acessível a qualquer cidadão.

 

 

Mais informações gerais estão disponíveis aqui

Fim do conteúdo da página