Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > GECOMP oferece soluções inovadoras em ensino, pesquisa e extensão
Início do conteúdo da página
Campanha “Juntos pela Pesquisa”

GECOMP oferece soluções inovadoras em ensino, pesquisa e extensão

Publicado: Terça, 05 de Outubro de 2021, 18h36 | Última atualização em Quarta, 20 de Outubro de 2021, 17h14

Trabalhos nas áreas de inteligência artificial e desenvolvimento de softwares educacionais são os grandes destaques do grupo

imagem sem descrição.

Criado oficialmente em 2019, o Grupo de Pesquisa e Estudo em Ciência da Computação (GECOMP) tem como principais interesses de estudo os seguintes temas: Inteligência Artificial; Desenvolvimento de Softwares Educacionais; Internet das Coisas; e Sistemas Multimídia. Atualmente o grupo de pesquisa do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis conta com a participação de nove docentes do IFG, dois colaboradores externos e sete estudantes. O grupo é classificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dentro da área de Ciência da Computação.

Apresentação do GECOMP durante o IX Seminário IC do IFG Anápolis em 2019

A ideia de criação do GECOMP surgiu entre 2014 e 2015, ainda na fase do planejamento do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, que começou a ser ofertado pelo IFG Anápolis a partir de 2016. Contudo, como sabia-se que a constituição de um grupo de pesquisa demandaria o envolvimento de estudantes e mais professores, foi aguardado um momento mais oportuno para iniciar o projeto. Nesse sentido, o cenário começou a ficar mais favorável a partir de 2018, quando os alunos de Computação já estavam desenvolvendo projetos de pesquisa. O processo de criação prosperou especialmente em razão do interesse de todos os docentes do curso pela criação do GECOMP. Em março de 2019, o grupo foi oficialmente apresentado à comunidade acadêmica em atividade realizada durante o IX Seminário de Iniciação Científica do Câmpus Anápolis.

Atualmente o volume de trabalho do GECOMP tem se concentrado especialmente na área de Inteligência Artificial (IA). Hoje todos os docentes do grupo têm desenvolvido pesquisas associadas a esse tema. A atuação em IA tem sido um grande diferencial do curso de Ciência da Computação em Anápolis e região. O GECOMP foi, inclusive, um dos atores mais importantes para a implantação da especialização em Inteligência Artificial Aplicada que começou a ser ofertada em 2021 pelo Câmpus Goiânia em parceria com o Câmpus Anápolis. A aula inaugural deste novo curso de pós-graduação do IFG foi promovida no canal oficial do IFG Anápolis no YouTube em junho deste ano.

No campo de softwares na área educacional, membros do GECOMP já desenvolveram projetos que impactaram diretamente no cotidiano do IFG Anápolis, como o que resultou na criação do Guia-Certificação Institucional (GCI), site que possibilita a inscrição e certificação em eventos do  câmpus. Outro projeto de grande relevância institucional é a plataforma virtual IFG Produz, que foi lançada em outubro de 2020 em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) do IFG, por intermédio da Diretoria de Pesquisa e Inovação. O IFG Produz funciona como um canal de conexão entre pesquisadores do IFG, outras instituições, a sociedade e a imprensa. A plataforma é resultado do projeto de pesquisa “Sistema Inteligente para Reduzir as Distâncias entre Pesquisadores de Instituições Multicâmpus”, cadastrado na modalidade do Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (PIBIT) do IFG em 2019.

  

 

PARCERIAS

O GECOMP possui parcerias com as seguintes instituições de ensino e pesquisa: Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG), Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da UFG e Departamento de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A colaboração envolve troca de experiências entre alunos e docentes e parcerias nas orientações dos estudantes no IFG ou nas demais instituições. 

No que tange a instituições que demandam parcerias de pesquisa ou problemas que geram pesquisa, os membros vinculados ao GECOMP já desenvolveram trabalhos com as empresas AcheiInvestidor, Clínica Essência e IRRIGO, por meio de parceria original com a Fábrica de Sofware Shannon, que é uma iniciativa ligada ao curso de Ciência da Computação. Eles também têm histórico de articulação de diversas ações junto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Anápolis. Mais recentemente, o grupo iniciou outra importante parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO)

  

   

PUBLICAÇÕES E PREMIAÇÕES

O grupo de pesquisa já tem uma relevante trajetória de publicações, sendo muitas delas de ordem internacional e com Qualis A1 (a mais alta classificação de produção intelectual definida pela CAPES). Como destaques, é possível apontar a classificação de melhor artigo submetido na oitava edição da Escola Regional de Informática de Goiás (ERIGO- UFG), no ano de 2020, e também a indicação de teses de doutorado, na condição de finalistas, de dois docentes do GECOMP em premiação concedida anualmente pelo Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. O professor Daniel Xavier de Sousa ficou em terceiro lugar no concurso de 2018, e o professor Sérgio Daniel Carvalho Canuto está entre os autores finalistas da premiação de 2021 (o resultado está previsto para ser divulgado neste mês de outubro, mas até o fechamento dessa reportagem, ele ainda não havia sido publicado).

 

REUNIÕES MENSAIS

De forma geral, os membros do grupo se reúnem uma vez por mês. Nesses encontros, ocorre uma palestra ou um minicurso conduzido por um dos professores do curso de Ciência da Computação, em que o docente ou mesmo um orientando poderá executar a a atividade programada. Nas reuniões, cada estudante envolvido em um projeto tem três minutos para resumir o que tem feito e descrever alguma dificuldade, caso exista. Qualquer pessoa é bem-vinda para participar das reuniões e assistir às palestras e aos minicursos organizados pelo GECOMP. Contudo, para composição oficial do grupo no âmbito do Diretório de Grupos da CAPES, são admitidos somente docentes e bolsistas.

 

 

Conheça o espaço destinado ao GECOMP na plataforma IFG Produz, que dispõe sobre os membros atuais e detalhes da produção científica do grupo CLICANDO AQUI

 

Veja a seguir o vídeo de apresentação do GECOMP na campanha:

 

 

 

 

Essa reportagem especial faz parte da campanha “Juntos pela Pesquisa”, promovida pela Coordenação de Comunicação Social do IFG Anápolis com o objetivo de divulgar o trabalho que tem sido realizado pelos sete grupos de pesquisa em atividade no câmpus. Saiba mais sobre essa campanha clicando aqui.

 

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis com informações da liderança do GECOMP

 

 

 

Fim do conteúdo da página