Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Docentes, técnico-administrativo, discentes e egressos apresentam trabalhos em evento de química
PESQUISA

Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 15h46 | Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 17h51

Evento é um dos mais importantes da área de química analítica na América Latina

Servidores docentes e técnico-administrativos e discentes e egressos dos cursos técnicos integrados do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) tiveram trabalhos de iniciação científica expostos no 19º Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA) e 7º Congresso Iberoamericano de Química Analítica. O evento que foi realizado entre os dias 16 a 19 de setembro, em Caldas Novas, é o mais importante da área do país e um dos mais importantes da América Latina.

Foram apresentados os trabalhos: “Desenvolvimento de metodologia de controle de qualidade para a reciclagem de pet utilizando visão computacional”, cujos autores são os professores Deangelis Damasceno e Ricardo Fouad, o técnico-administrativo Glaciano Maia e os discentes Luan Felipe e Carlos Eduardo Alves; “Planejamento fatorial para avaliação da influência dos reagentes e respectivas concentrações na estabilidade de nanopartículas de prata”, dos docentes Monise Cristina e Deangelis Damasceno e egressos Deborah Cristina, Luana da Silva Matos e Angela Oliveira; e “Modificações na eletrônica do detector C4D para aprimoramento da relação sinal/ruído no monitoramento de gotas geradas em sistema microfluídico”, do professor Luiz Eduardo e dos discentes Pedro Henrique da Silva, Ryan Henrique Rocha e Luana Vieira.

A professora Monise Cristina disse que a pesquisa é uma via de construção de conhecimento e a exposição dos seus resultados, ainda mais em um evento nacional e internacional, estimula a participação dos estudantes. “É a maneira que a gente tem de fazer o progresso científico, tecnológico e cultura. É aprender a questionar, a comparar e perceber o novo. E isso é crucial para a formação cidadã e profissional”, destacou.

Os encontros nacionais e iberoamericanos de Química Analítica têm como objetivos a promoção de fóruns de discussão sobre os avanços da área, por meio de conferências, palestras, sessões coordenadas, palestras técnicas, workshops, minicursos e apresentações de trabalho em pôsteres. Além disso, visam também permitir a interação direta dos pesquisadores com as empresas aliadas ao setor de pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade em Química Analítica.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.