Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes visitam multinacional em Jaraguá do Sul, Santa Catarina
VISITA TÉCNICA

Estudantes visitam multinacional em Jaraguá do Sul, Santa Catarina

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 13h53 | Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2019, 11h17

Além de conhecer as instalações da empresa, discentes fizeram cursos profissionalizantes

Alunos e professores posam para foto durante visita à WEG do Brasil

Quatro professores e 36 alunos dos cursos de Automação Industrial e Mecânica do Câmpus Senador Canedo estão desde segunda-feira, 18, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, em visita técnica à WEG do Brasil, maior produtora de pequenos motores do mundo. Além de visitar a fábrica de Motores, Energia e Automação da multinacional, os estudantes participam dos cursos profissionalizantes de Controladores Lógicos Programáveis (CLP) e de Inversores de Frequência. Coordenam a atividade os professores Wesley Pacheco e Márcio Rodrigues, que estão acompanhados dos professores Luiz Eduardo e Brunna Rocha, todos do Câmpus.

Segundo o docente Márcio Rodrigues, a visita técnica à WEG do Brasil tem como objetivo a visualização por parte dos estudantes dos processos de fabricação e montagem de motores de pequeno e grande porte, geradores eólicos e circuitos eletrônicos. Com os cursos, “os alunos serão capazes de operar como programadores de controladores lógicos programáveis e inversores de frequência”, explicou.

“Aqui na WEG, os discentes estão fazendo na prática o que eles aprendem na teoria. Por se tratar de uma multinacional percebem a diferença no trato profissional, conhecem produtos e técnicas que não aprenderiam em outro local e percebem a importância deles e dos cursos que eles estão fazendo no IFG”, destacou o professor Wesley Pacheco.

O estudante Daniel Santos, do terceiro ano de Automação Industrial, disse que a visita técnica à WEG do Brasil está sendo uma oportunidade única de aprendizado. “A experiência compartilhada conosco pelos profissionais da multinacional será de crucial auxílio para as nossas carreiras”, destacou. A estudante Aline Souza, também do terceiro ano de Automação, contou que a experiência é sem comparações. “Realizamos experiências, estudos direcionados. O curso em si de CLP integrado ao inversor de frequência foi realmente muitíssimo estruturado e de grande importância”, relatou.

Em 2017, quatro alunos do terceiro ano do técnico em Automação Industrial fizeram a mesma visita técnica à multinacional, que, à época, foi organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa Experimentais e Tecnológica (NExT), grupo de pesquisa do Câmpus Goiânia do IFG. Desta vez, o grupo é composto exclusivamente por discentes e docentes do Câmpus Senador Canedo, ressaltou o professor Márcio. Ele agradeceu ainda o Pró-reitor de Administração José Carlos Barros e o coordenador de Automação Industrial do Câmpus, Marco Tsujii, sem o apoio dos quais, segundo o professor Márcio, a visita não seria possível.

A WEG

A multinacional é uma das maiores fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos do mundo e atua principalmente em motores, energia, transmissão e distribuição, automação e tintas. A unidade brasileira é a maior produtora de pequenos motores do mundo. Na fábrica de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, trabalham mais de 20 mil pessoas, pouco mais de 10% da população, cuja estimativa é de aproximadamente 175 mil habitantes.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.