Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Evento nacional de nutrição recebe trabalhos acadêmicos até dia 20 de abril

Evento nacional de nutrição recebe trabalhos acadêmicos até dia 20 de abril

Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 13h47 | Última atualização em Quinta, 04 de Abril de 2019, 13h48

IFG é um dos realizadores da ação, que ocorrerá entre os dias 10 e 13 de setembro, em Goiânia

Encontro nacional está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos para o IV Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (ENPSSAN). O evento é uma realização do Instituto Federal de Goiás (IFG) em parceria com o IF Goiano e a Universidade Federal (UFG). O prazo para envio dos resumos expandidos é dia 20 de abril.

A submissão será na forma de resumo expandido com 3.000 palavras (incluindo bibliografia), no site oficial do evento. Podem ser enviados relatos de experiência, relatos de pesquisa ou ensaios sobre os temas: Direito humano à alimentação adequada, Produção sustentável e processamento de alimentos, Abastecimento e consumo alimentar saudável, Efeitos da insegurança alimentar e nutricional, comida e cultura: os múltiplos olhares sobre a alimentação e A construção da pesquisa em Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN): avaliações, métodos e indicadores. A modalidade de apresentação será oral e resultado da avaliação dos resumos submetidos será divulgado no dia 20 de maio de 2019.

Estão abertas também as inscrições gerais para participação no Encontro, que esse ano abordará o tema: Paradigmas e desafios para uma ciência cidadã em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. As atividades serão realizadas no Câmpus Colemar Natal e Silva da UFG (Câmpus Samambaia). Entre os objetivos do Enpssan estão a troca de experiências e conhecimentos por meio de um encontro que deve apontar caminhos pelo viés científico que poderão servir de orientação e reorientação das políticas públicas na área. E também contribuir para a reflexão dos desafios inerentes à pesquisa em SSAN no Brasil, abordando a amplitude do conceito e a promoção de sua apropriação; o diferencial da pesquisa em SSAN em relação aos demais campos; os múltiplos referenciais, incluindo questões geográfica, étnica, de gênero e de renda, em um campo relativamente novo, mas que agrega pesquisadores de praticamente todos os estados brasileiros.

De acordo com a coordenadora-geral de Assistência Estudantil e nutricionista da Pró-reitoria de Extensão (Proex) do IFG, Denise Gonçalves, “este evento vem ao encontro da função social da Instituição na oferta de educação pública, que atenda aos princípios da territorialidade e mantenha constante diálogo com os arranjos produtivos e socioculturais locais e regionais. Além do mais, ao considerar que o Plano de Desenvolvimento Institucional vigente no IFG traz como uma das suas metas a implantação e consolidação de uma Política Institucional de Alimentação e Nutrição, este evento vem somar aos esforços para o cumprimento desta meta”, finaliza.

Saiba mais

O IFG vem desenvolvendo ações em prol da valorização de temas relacionados à alimentação saudável e nutrição, não só voltadas para servidores, mas também para estudantes. Os restaurantes universitários, eventos como a Feira Agroecológica realizada em Goiânia, rodas de conversas e atividades em datas especiais, como o Dia Mundial da Alimentação são alguns exemplos. Documentos, políticas internas e informações estão disponíveis na página eletrônica da Proex, que é setor institucional responsável (veja mais informações sobre alimentação e nutrição no IFG).

Acesse a página oficial do evento: http://eventos.ufg.br/SIEC/portalproec/sites/gerar_site.php?ID_SITE=14181

Acesse as normas para submissão dos trabalhos:

Faça sua inscrição.

Acesse as redes sociais do evento:

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.