Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus inicia ciclo de palestras sobre liberdade de expressão e censura nas artes
EVENTO

Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 16h29 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 16h30

Primeiro encontro teve como tema “A arte da discórdia: reflexões sobre a arte contemporânea”

Estudantes participam do primeiro encontro do clico de palestras

O Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou na tarde da última sexta-feira, 20, o primeiro encontro do ciclo de palestras “Liberdade de expressão e censura nas artes”, cujo tema foi “A arte da discórdia: reflexões sobre a arte contemporânea”. O assunto foi tratado pela professora Mônica Mitchell e a aluna Ana Clara de Souza, ambas do Câmpus Inhumas do IFG. O professor Thiago Cazarim, organizador da atividade, mediou o debate.

A professora e a estudante apresentaram os resultados do projeto de iniciação científica que desenvolveram de 2018 a 2019, cujo nome é o mesmo da palestra. A pesquisa consistiu no cruzamento de reflexões sobre o filme “The Square: a arte da discórdia” e de dois casos de censura a expressões artísticas: a exposição “QueerMuseu: cartografia da diferença” e a intervenção artística realizada no Câmpus Formosa do IFG.

Segundo o organizador e professor Thiago Cazarim, a palestra foi a primeira de um ciclo de três. “O ciclo é um desdobramento do projeto de pesquisa “Colisões de direitos e exercícios de liberdade de expressão: análise comparativa de processos de criminação e incriminação de artistas brasileiros”, explicou. O projeto tem a participação dos estudantes Jadson dos Santos Chagas, João Victor Oliveira e Kawan Miranda, todos do curso técnico em Automação Industrial, do Câmpus Senador Canedo.

Próxima palestra

O segundo encontro do ciclo de palestras “Liberdade de expressão e censura nas artes” abordará o tema: “Vontade de fala: liberdade de expressão como desafio ao poder”, que será ministrado pelo advogado Valério Luiz Filho, filho do jornalista esportivo Valério Luiz. A atividade acontece na próxima sexta-feira, às 14h, no auditório do Câmpus.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.