Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes apresentam resultados dos projetos de iniciação científica

Estudantes apresentam resultados dos projetos de iniciação científica

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 11h36 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 11h51

Projetos que serão iniciados vão ser expostos na sexta-feira, 25

O Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou na tarde desta terça-feira, 22, no auditório, o III Seminário Local de Iniciação Científica. O objetivo é apresentar às comunidades interna e externa os projetos de iniciação científica. Neste primeiro dia foram expostos os projetos concluídos e os resultados obtidos. Na sexta-feira, 25, pela manhã, serão exibidos àqueles que serão iniciados ainda neste ano. A atividade integra a programação da VI Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec), cuja abertura acontece na quarta-feira, 23.

Ao todo, foram apresentados 10 projetos. Um deles foi exposto pela estudante do terceiro ano de Automação Industrial, Nathália Laiza, e pelo colega Danilo Ferreira. Ela explicou que a pesquisa que participou buscou saber se os professores da rede municipal de ensino de Senador Canedo das áreas de Ciências Humanas e Sociais têm interesse em cursos de formação continuada. Ao contrário do que imaginava, o resultado, contou Nathália, demonstrou que muitos professores ainda desejam se atualizar.

Acesse aqui a programação da VI Semana de Educação, Ciência e Tecnologia.

O coordenador do Seminário, o professor Ricardo Fouad Rabahi, destacou a pertinência e a qualidade da produção científica produzida e apresentada pelos discentes durante as exposições. “Os estudantes atingiram uma maturidade científica. Eles conseguem embasar a pesquisa em dados e conseguem trazer as bibliografias utilizadas de uma forma muito clara. Eu acredito que a gente vai conseguir boas apresentações para o Simpeex”, disse.

Segundo o Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, o professor Luiz Eduardo Bento, explicou que todos os projetos de iniciação científica conclusos serão expostos no Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão (Simpeex). Por isso, o Seminário é também um momento de preparação para o Simpeex. “Esse momento serve também para treinar os estudantes para a comunicação da ciência”, disse.

Veja abaixo o título dos projetos de iniciação científica concluídos e apresentados no III Seminário Local de Iniciação Científica:

• A política pública de esporte e lazer em Senador Canedo/GO: os espaços e equipamentos públicos e sua apropriação;
  • Análise de emissão de fosforescência em telhas translúcidas;
  • Bricolage: das histórias às expectativas de formação das/dos professoras/es das áreas de Ciências Humanas e Sociais vinculadas/os à SME – Senador Canedo;
  • Desenvolvimento de instrumentação analítica portátil para eletroforese em microssistemas com múltiplos detectores condumétricos.
  • Desenvolvimento de robô manipulador para fins educacionais;
  • Inclusão de transgêneros, refugiados e imigrantes latino-americanos na Rede Federal de Educação utilizando o sistema de cotas;
  • Montagem de máquina didática multiprocessos, mini fresadora CNC e impressora 3D;
  • Sonhos interrompidos por acidentes de trânsito;
  • Uma investigação sobre a evasão escolas no curso técnico integrado ao Ensino Médio em Automação Industrial do IFG Câmpus Senador Canedo; e
  • Uma investigação sobre a evasão escolas no curso técnico integrado ao Ensino Médio em Mecânica do IFG Câmpus Senador Canedo.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.