Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Batalha de Máquinas é destaque no terceiro dia de atividades
VI SECITEC

Batalha de Máquinas é destaque no terceiro dia de atividades

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 11h14 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 11h23

Estudantes também participaram de desafio de projetos envolvendo energia sustentável e/ou uso racional da água

Equipe Faraday vence o nível 3 da Batalha de Máquinas

Nesta quinta-feira, 25, foi a vez da quinta edição da Batalha de Máquinas, evento que tradicionalmente acontece durante a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG). A competição consiste no desenvolvimento de um robô que, autonomamente, deve percorrer um percurso. Esta edição da Batalha teve o apoio da empresa Santos Dumont componentes eletrônicos.

Pela primeira vez a competição teve três níveis de complexidade. O nível três, o mais complexo, simulou o grau de dificuldade da pista da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). No nível um venceu a equipe Táxi Carrara’s Company I. No dois ganhou a Táxi Carrara’s Company II. E no três, a campeã foi a Faraday.

Com o resultado, o líder da Faraday Hyagho Caldeira, do segundo ano de Automação Industrial, tornou-se bicampeão da Batalha de Máquinas. Ele explicou que o percurso foi complicado, porque o robô da equipe estava programado para a pista da OBR. “Para a Secitec, a gente tentou modificar a programação. Não deu muito certo, mas, mesmo assim, ele conseguiu fazer algumas coisas”, disse Hyagho.

Na etapa regional da OBR deste ano, a equipe da qual Hyagho fazia parte venceu a categoria Escola Pública. Para o ano que vem, o objetivo dele é vencer pela terceira vez a Batalha de Máquinas e a OBR.

Competição de projetos

Equipe do projeto Mini Hidrelétrica recebe medalhas após a vitória

Além da Batalha de Máquinas, os estudantes do Câmpus Senador Canedo também participarão de uma outra competição, que envolveu a elaboração de projetos com o tema energia sustentável e/ou uso racional da água. A atividade também integra a VI Secitec.

A disputa proposta pelo professor Jorge Marques avaliou a aplicabilidade e o grau de conhecimento dos proponentes sobre o projeto. As avaliações foram feitas por um grupo de professores do Câmpus.

Venceu o desafio o projeto “Mini hidrelétrica”, dos discentes Pedro Lucas, Augusto Alves, Eliania Freire, João Victor e Domício Vitor. Eles receberam medalhas e vão poder escolher entre um vale compras de R$ 100 reais ou um kit de negócios.

Visitas

A VI Secitec recebeu neste terceiro dia de programação a visita de estudantes do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental de escolas municipais de Senador Canedo. Eles participaram de atividades, conheceram toda infraestrutura e conversaram com os servidores sobre os cursos e projetos de pesquisa.

Secretária de Educação, Maria Emília de Carvalho, visita o Câmpus Senador Canedo

Também visitaram o Câmpus durante a VI Secitec a secretária municipal de Educação de Senador Canedo, Maria Emília de Carvalho, e o também secretário municipal de Trabalho e Renda, Sergio de Souza Bravo Junior.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.