Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Planejamento pedagógico tem palestra sobre processos didáticos e estratégias de ensino
PLANEJAMENTO

Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 14h42 | Última atualização em Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 15h39

Atividade marca o início do ano letivo. Cronograma segue até sexta-feira, 7

Rodrigo Fideles, doutor em Educação, ministra palestra sobre processos didáticos e estratégias de ensino

Processos didáticos e estratégias de ensino. Esse foi o tema escolhido para a palestra de abertura do planejamento pedagógico do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG). A atividade iniciada hoje, 3, e que estende até sexta-feira, 7, marca o início do ano letivo. Participaram servidores docentes e técnico-administrativos.

O assunto foi tratado pelo professor doutor em Educação, Rodrigo Fideles. Ele afirmou que, inicialmente, o planejamento escolar, locus da educação formal, deve observar o planejamento nacional e institucional de educação. Depois há que se discutir o conteúdo, os objetivos, a metodologia e os meios de avaliação. “A partir desses quatro grandes elementos eu vou realmente conseguir pensar a aula”, destacou.

Rodrigo disse que os institutos federais têm uma particularidade: bacharéis atuando com estudantes do Ensino Médio, nos cursos técnicos integrados. “Um bacharel não tem controle dos processos de ensino-aprendizagem, da psicologia da aprendizagem e ele tem que aprender a lidar com isso”, contou. Para ela, momentos como o planejamento pedagógico suprem a falta desses conhecimentos.

A Chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do Câmpus e professora Aline Rezende Belo Alves salientou que a proposta desta Semana Pedagógica é trabalhar os conceitos básicos do processo de ensino e aprendizagem, de maneira planejada. “Esse é um momento de reflexão, de sensibilização de que todos nós somos responsáveis por esse processo [ensino-aprendizagem]”, disse.

Acesse aqui a programação completa da Semana de Planejamento Pedagógico do Câmpus Senador Canedo.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.