Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Senador Canedo comemora 6 anos de vida a distância
PARABÉNS

Câmpus Senador Canedo comemora 6 anos de vida a distância

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 08h00 | Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 11h00

Há muito o que festejar: obstáculos superados, vidas transformadas e um presente para ser dado

Esse ano não tem quadrilha, não tem forró, apresentações, comidas e bebidas típicas. Não tem arraiá. A pandemia do novo coronavírus distanciou a todos. Mas mesmo isso não impediu as comunidades interna e externa de celebrar a distância os seis anos de “vida” do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG), completos hoje, quarta-feira, 10 de junho, afinal há muito o que festejar: foram muitos os obstáculos superados, vidas transformadas e há um presente a ser anunciado.

O Câmpus foi implantado em 2014, provisoriamente, em um espaço cedido pela prefeitura de Senador Canedo. Nele funcionou até a mudança para a sede definitiva, que aconteceu no dia 19 de agosto de 2019. O prédio foi inaugurado no dia 8 de novembro, em cerimônia que teve a presença de autoridades federais, estaduais e municipais.

Se, por um lado, é verdade que a limitação infraestrutural da sede provisória dificultou a implantação do Câmpus, sobretudo na oferta de novos cursos; por outro, não fosse ela, o Câmpus não teria feito o bem que fez a Senador Canedo e região: oportunizar educação pública, gratuita e de qualidade a mais de 3,5 mil pessoas.

O egresso da primeira turma de Automação Industrial, Jospeh Rodrigues, destacou que durante os anos que esteve no Câmpus conheceu pessoas incríveis e projetos sensacionais, os quais lhe proporcionaram crescimento pessoal e científico. “Formei uma visão de mundo mais criteriosa e me tornei uma pessoa melhor. Ganhei maturidade para tomar decisões importantes da minha vida”, relatou.

“O IF mudou a minha vida de todas as formas possíveis. Eu pude entender e viver que os institutos federais não formam apenas alunos, formam cidadãos”, destacou a egressa do curso técnico em Mecânica, Vitória Regina Lopes Miranda.

Aniversário é momento de olhar para trás e refletir, comemorar os obstáculos ultrapassados, os objetivos cumpridos e presentear. E, neste aniversário de 6 anos, o Câmpus Senador Canedo tem de anunciar um presente que ganhou, o qual beneficiará toda comunidade acadêmica: o restaurante estudantil.

A sede definitiva do Câmpus fica em um local estrategicamente localizada, no entanto, distante de restaurantes e lanchonetes. Ciente do problema, a Direção-Geral contactou parlamentares federais e estaduais e conseguiu a destinação de uma emenda parlamentar do senador Vanderlan Cardoso, no valor de R$ 2 milhões de reais para construção do restaurante. A obra já foi licitada e homologada no Diário Oficial no dia 09 de junho de 2020.

A Diretora-Geral e professora Maria Betânia Gondim da Costa explicou que o projeto do restaurante estudantil considerou o crescimento do Câmpus a médio e longo prazo. Segundo disse, o prédio possibilitará que até 160 pessoas se alimentem, simultaneamente, e o espaço destinado à cozinha permitirá o preparo de 600 refeições por turno. “Ressaltamos a importância do restaurante estudantil no Câmpus Senador Canedo e recebemos este presente com muita alegria e satisfação”, destacou Maria Betânia.

Os parabéns

O reitor do IFG e professor Jerônimo Rodrigues da Silva contou que no início o Câmpus Senador Canedo foi pensado como um câmpus avançado, mas logo se percebeu a necessidade de mais um Câmpus na região metropolitana. “Hoje, somos orgulhosos do trabalho realizado por todos e todas que fazem do Câmpus Senador Canedo ser uma referência em educação de qualidade e inclusiva. Parabenizo a todos e todas da comunicada do Câmpus pelos 6 anos de implantação”, ressaltou.

A Diretora-Geral Maria Betânia agradeceu aos parceiros que ajudaram o Câmpus a construir a sua história. “Nós precisamos agradecer à Prefeitura de Senador Canedo por ter nos doado o terreno e um espaço para funcionamento provisório. Destaco  também a administração do prefeito Divino Lemes pelo apoio e suporte dado ao nosso Campus durante a sua gestão. E o apoio do IFG e de todos os servidores, colaboradores, estudantes e familiares e a toda comunidade de Senador Canedo e região”, destacou, acrescentando que “seguimos determinados e confiantes de que a cada dia vamos construir um Câmpus ainda melhor”.

A estudante de Mecânica e diretora de Esportes do Grêmio Estudantil, Isabela Arruda, parabenizou o Câmpus e destacou as vivências que o IFG proporciona. “Através do IF, adquirimos experiências como aluno e cidadão. Aprendemos que nossos atos nos trazem consequências e que o nosso crescimento e evolução só dependem de nós”, contou.

Campanha: dê o “seu parabéns” ao Câmpus

Desde domingo, 7, a Coordenação de Comunicação Social realiza no Instagram uma campanha cujo objetivo é fazer com que as pessoas deem o “seu parabéns” ao Câmpus na mídia social. A ideia é que a pessoa faça uma imagem ou vídeo, publique no seu stories e marque a página do Câmpus, o @ifgsenadorcanedo, até o dia 13.

Participe! Tire sua foto, faça o seu vídeo e marque a página do Câmpus, no Instagram. E seja criativo!

As imagens e vídeos serão republicados nos stories da página do Câmpus e, ao final, será criado um destaque com todas as colaborações. Todos podem participar: estudantes de todos os cursos, egressos, servidores docentes, técnico-administrativos e terceirizados, bem como toda comunidade externa.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.