Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Senador Canedo doa 1,9 mil máscaras e 860 frascos de álcool glicerinado
Coronavírus

Câmpus Senador Canedo doa 1,9 mil máscaras e 860 frascos de álcool glicerinado

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 14h13 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 14h14

Itens de prevenção ao coronavírus serão distribuídos a colaboradores, públicos-alvo e a pessoas em vulnerabilidade social

Agentes penitenciários recebem kits com máscaras de tecido e álcool

O Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) doou a entidades públicas e organizações não-governamentais 1,9 mil máscaras de tecido e 860 frascos de álcool glicerinado a 80%. Os itens para prevenção ao novo coronavírus serão distribuídos pelos donatários a colaboradores, aos seus públicos-alvo e pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. A entrega ocorreu durante a semana passada.

Conforme a Diretora-Geral do Câmpus e professora Maria Betânia Gondim da Costa, as máscaras e o álcool serão distribuídos a agentes públicos que atuam na defesa do meio ambiente, na limpeza urbana e aterro sanitário e no presídio de Senador Canedo, assim como os detentos; a migrantes e refugiados em Goiânia e região metropolitana; e a idosos, pessoas com deficiência e indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal e social, devido a abandono, maus-tratos físicos e psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, medida socioeducativa, situação de rua, trabalho infantil e outros.

O álcool glicerinado

O álcool glicerinado a 80% é fórmula admitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como alternativa ao álcool a 70%. A sua produção teve início, pelo Câmpus, em maio desse ano, a partir de uma parceria com Ministério Público do Trabalho da 18º região, que permitiu a produção de 5 mil unidades.

Desta vez, trata-se de um projeto institucional, coordenado pelo Câmpus Luziânia do IFG e estendido aos demais. No Câmpus Senador Canedo, a ação é coordenada pelo técnico em laboratório de Ciências e farmacêutico Bruno Franco Fernandes e o objetivo é produzir 4,4 mil frascos de álcool. Deste total, cerca de 2 mil já foram feitos e 860 entregues.

A equipe responsável pela produção é composta por docentes, técnico-administrativos e estudantes. Os insumos e equipamentos foram cedidos pela Reitoria do IFG, com aporte financeiro da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), que também financia bolsas aos estudantes.

As máscaras

A confecção das máscaras, que, no Câmpus Senador Canedo, tem a participação de cinco pessoas da comunidade interna e cinco da externa, está inserida no projeto de extensão “Construção de EPIs – Máscaras de Tecido contra a Propagação do Covid-19”, que é coordenado pelo Câmpus Aparecida do IFG e custeado pela SETEC/MEC.

O projeto tem como objetivo a produção de 123 mil máscaras, ao custo de R$ 290.480,00 reais, aplicados na compra de insumos, como tecido, elástico, embalagens e outros materiais, e o pagamento de bolsas aos discentes e membros da comunidade externa selecionados, via chamada pública, para o trabalho de corte e costura. No Câmpus Senador Canedo, a ação, que foi coordenada pela professora Dulcineia Gonçalves Ferreira Pires, produziu 7275 máscaras e superou o objetivo que era de 7 mil.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.