Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Remotamente, Câmpus inicia a II Semana Integrada de Engenharia de Produção

Remotamente, Câmpus inicia a II Semana Integrada de Engenharia de Produção

Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 16h07 | Última atualização em Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 16h10

A edição deste ano tem como tema central a tecnologia e sustentabilidade

Palestra de abertura refletiu sobre a inteligência artificial e o mundo que dela virá

Teve início ontem, 3, a II Semana Integrada de Engenharia de Produção, evento realizado pela Coordenação, professores e estudantes do curso de Engenharia de Produção, do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG). Remotamente, os palestrantes abordaram a temática “Tecnologia e sustentabilidade”, sob diferentes aspectos. As atividades continuam até sábado, 5.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Sanderson Oliveira de Macedo, do IFG, com o tema “Reinicie o mundo com inteligência artificial”. Ele apontou que a inteligência artificial é a tecnologia mais disruptiva da atualidade, especialmente na substituição de velhos processos por novos. Como exemplo, Sanderson citou a Uber: “a Uber é ‘dona’ da maior frota de táxis do mundo. É um sistema baseado em inteligência artificial e não tem um táxi sequer”.

Ele explicou ainda que se a máquina está tentando copiar o comportamento humano é que, na verdade, o ser humano é que está imitando o comportamento de máquinas, com trabalhos repetitivos e cansativos. Ao final, pontua Sanderson, a tecnologia ampliará a humanidade. “A artificialidade vai ampliar a humanidade dos homens”, arrematou.

Indústria 4.0

A segunda palestra do dia foi realizada pelo professor Marcus Vinícius Dantas Assunção, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), sobre “Sustentabilidade e eficiência: desafios do Engenheiro de Produção na Indústria 4.0. Incialmente, ele sustentou que a ideia de sustentabilidade é desenvolvida a partir das dimensões cultural, econômica, ambiental, financeira, institucional, educacional, social e tecnológica, e que ela se encontra de modo indissociável ligadas as decisões dos engenheiros de produção.

Na ótica da Indústria 4.0, a sustentabilidade é encarada como uma vantagem. “Quando mais sustentável for a empresa, mais otimizados serão os seus processos e, consequentemente, menores serão os custos. Os desafios do engenheiro de produção, face a Indústria 4.0, perpassam pela adesão a padrões sustentáveis de produção e gestão”, afirma Marcus Vinícius.

A destinação final de produtos

A última atividade do primeiro dia da II Semana Integrada de Engenharia de Produção foi proferida pelo também professor Milton Augusto Barbosa, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), que tratou sobre o tema “Sistema de gestão de automóvel final de vida”. Ele chamou a atenção dos presentes sobre a preocupação com esta etapa final do consumo: o descarte de produtos.

“Os profissionais, principalmente da Engenharia de Produção, têm de refletir, conceber e planejar o destino dos produtos ao final de sua vida útil”, ressaltou. Segundo ele, a política nacional de resíduos sólidos também não contempla o assunto, o que compromete o meio ambiente. “Há, portanto, uma lacuna de um sistema de gestão ambiental para a sustentabilidade e minimização de impactos desses produtos quando do final da vida útil”, alertou.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.