Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus publica plano que orientará o retorno gradual e seguro das atividades
GESTÃO

Câmpus publica plano que orientará o retorno gradual e seguro das atividades

Publicado: Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 16h56 | Última atualização em Sexta, 31 de Dezembro de 2021, 15h47

Documento foi elaborado a partir do plano geral e da participação dos gestores, servidores e de consulta aos estudantes

O Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) informa à comunidade acadêmica e aos servidores docentes, técnico-administrativos e terceirizados que o seu plano de ação para retorno seguro e gradual das atividades presenciais foi publicado e está disponível aqui. O documento foi construído a partir do plano central (disponível aqui) e contou com a participação dos gestores do Câmpus, de representantes docentes e técnico-administrativos e de consulta à comunidade discente.

Conforme o plano, o retorno às atividades administrativas, de ensino, de pesquisa e de extensão obedecerá a quatro fases: vermelha, laranja, amarela e verde, sendo a vermelha a mais grave e a verde, menos. A construção dos indicadores e das atividades que serão desenvolvidas em cada uma das fases considerou a literatura científica disponível, orientações técnicas de órgãos e entidades internacionais e nacionais e dados nacionais, estaduais e municipais.

Veja abaixo um resumo das atividades que acontecerão de forma remota ou presencial, segundo cada uma das quatro fases:

• Na vermelha, a orientação é a de que todas as atividades sejam realizadas de maneira remota;
  • Na laranja, os setores administrativos atuarão remotamente e, excepcionalmente, presencialmente, quando houver demanda; as atividades de ensino, pesquisa e extensão seguem de forma remota;
  • Na amarela, os setores administrativos continuarão em trabalho remoto e presencialmente, em regime de escala, quando forem demandados; as atividades de ensino, pesquisa e extensão continuarão remotas, com exceção das disciplinas laboratoriais que serão presenciais e de disciplinas prioritárias, observados os protocolos do plano; e
  • Na fase verde, haverá o retorno das atividades administrativas, de ensino, de pesquisa e de extensão, observados os protocolos de biossegurança.

O plano estabelece que para a progressão (de uma fase mais grave para uma menos grave) será necessária a observação e a estabilidade dos indicadores por um período de 14 dias. A regressão (de uma fase menos grave para uma mais grave), ao contrário, ocorrerá de imediato, quando houver piora dos indicadores. O IFG divulgará um boletim  sobre a situação de cada um dos câmpus e reitoria, o qual será usado para fins de progressão e regressão, que competirá ao Comitê local, o qual também ficará responsável pelo acompanhanto dos protocolos de biossegurança.

Além disso, o documento pontua também que, independentemente da fase, se houver a ocorrência simultânea de mais de um caso confirmado de COVID-19 na comunidade escolar, se os envolvidos tiverem tido contato, as atividades presenciais da turma ou do setor serão suspensas por 14 dias. E se ocorrer diferentes e simultâneos casos, no qual os envolvidos sejam de turmas ou setores diferentes, todas as atividades serão suspensas, também por 14 dias.

Acesse aqui o Plano Geral para retorno seguro e gradual das atividades presenciais do IFG.

Acesse aqui o Plano Local para retorno seguro e gradual das atividades presenciais do Câmpus Senador Canedo.

Mais informações sobre o plano podem ser enviadas para o e-mail: atendimento.senadorcanedo@ifg.edu.br.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.