Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Encontro busca solução para o problema do acesso ao Câmpus e ao polo empresarial Nova Canaã
MOBILIDADE

Publicado: Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 14h00 | Última atualização em Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 15h06

O retorno presencial está próximo e a dificuldade de acesso coloca em risco a segurança dos estudantes e servidores

Diretora-geral demonstra preocupação com o retorno das atividades presenciais sem a intervenção nos acessos ao Câmpus

Reuniram-se na tarde desta terça-feira, 22, no Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG), a equipe gestora do Câmpus, o Ministério Público, autoridades estaduais e municipais e representantes do Polo Empresarial Nova Canaã. Na pauta, a viabilização do acesso ao Câmpus e a empresas do polo, via GO-537 e GO-403, e a passarela sobre a GO-403.

Aos presentes, a diretora-geral do Câmpus, professora Maria Betânia Gondim da Costa se disse preocupada com a segurança dos estudantes e servidores. “As atividades presenciais serão retomadas no dia 3, então nós precisamos desses acessos. Eles são extremamente necessários”, disse. Ela indagou também de quem será a responsabilidade se acontecer alguma coisa em razão da falta de acessos e de passarela.

A promotora de justiça, Marta Moriya Loyola disse, inclusive, que ao tentar chegar ao Câmpus ficou perdida e teve que dar uma grande volta, sem contar nas manobras arriscadas que teve que realizar. “A verdade é que não existe acesso. É inacreditável que o instituto tenha um acesso que coloca em risco a vida”, relatou.

A medida possível, nesse momento, é a intervenção na GO-537, na altura da rótula. As autoridades municipais se comprometeram a realiza-la, desde que o autorize a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (GOINFRA), já que se trata de rodovia estadual. O chefe de gabinete da GOINFRA, Renato Meneses Torres, solicitou ao município que formalize o pedido de intervenção na rodovia.

As obras de acesso ao Câmpus pela GO-403 e a passarela sobre ela estão na fase de estudos técnicos e elaboração de projeto. Contudo, acordou-se que a GOINFRA arcaria com os custos das intervenções.

Participaram do encontro a diretora-geral do Câmpus, Maria Betânia Gondim da Costa; o gerente administrativo em substituição, Augusto Martins; a promotora de justiça Marta Moriya Loyola; o chefe de gabinete da GOINFRA, Renato Meneses Torres; os secretários municipais de planejamento e desenvolvimento e infraestrutura e obras, Rafael Walfredo Gonzaga e Patrícia Rodrigues Cunha, respectivamente; a procuradora-geral do município, Juliane Aluísia Gonzaga Costa; e o empresário Diego Felipe Ribeiro, da Diego Pneus.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.