Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Discente do Câmpus Senador Canedo obtém nota 980 na redação do ENEM
REDAÇÃO

Discente do Câmpus Senador Canedo obtém nota 980 na redação do ENEM

Publicado: Sexta, 18 de Março de 2022, 10h39 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 13h54

Estudante dá dicas de como se sair bem na redação

980 pontos! Essa foi a nota que o estudante do curso técnico em Mecânica do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG), Marcus Vinicius Cunha Melo, obteve na sua redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2021. O tema exigido foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

O discente explica que boa parte da pontuação que alcançou deve-se ao ensino que teve no Câmpus, responsável pela ampliação de suas perspectivas sobre o mundo. “Foram os docentes que abriram a minha mente para novos conceitos de sociedade, de estudo, de carreira profissional”, afirmou Marcos Vinicius.

“De longe, a conquista que tive foi, em muito, mérito daqueles que se emprenharam em me fazer ler de madrugada, reescrever textos e pensar. A autonomia dada ao aluno, aliada ao apoio dado pela instituição são os diferenciais do IFG”, destacou o estudante.

Para ele, a quebra de paradigma que o IFG representa, quando comparado a outras instituições, é muito grande. “O ensino te desafia, te faz buscar novas perspectivas. A grade sempre foi bem selecionada, com professores e professoras dedicados com um ensino atual e de qualidade, que, ao mesmo tempo, prepara para o ENEM, para a vida e para o curso técnico escolhido”, contou.

Como se sair bem na redação do ENEM

O estudante Marcus Vinicius, instado a dar dicas de como se sair bem na redação, ressalta, inicialmente, a importância da leitura. Ele mesmo, durante um ano inteiro, leu pelo menos uma reportagem por dia, com temas variados. Isso além das leituras que fazia para o seu curso técnico de Mecânica.

Segundo ele, é imprescindível também a observância do sistema e da padronização. “Conheço pessoas com ideias e histórias incríveis, que dariam ótimos livros, mas não é isso que o ENEM busca. Ao pedir um texto dissertativo-argumentativo, espera-se que o avaliado elabore seu pensamento de forma coesa, impessoal e bem estruturada”, disse.

Outra dica é não tentar adivinhar o tema: saiba trabalhar qualquer tema. “Um bom redator sabe falar sobre os mais diversos assuntos. Eu mesmo, em minha ansiedade, tentei chutar qual seria o assunto e, quando vi, só pensei: ‘nunca ouvi nada sobre” [invisibilidade e registro civil]”, contou.

Por fim, o estudante pontua que embora a redação seja impessoal, ela só será boa se for única. Então, “forme uma opinião, conclua algo, e não tenha medo de se arriscar naquilo que achar pertinente. Demonstre sua opinião, desde que respeitados os direitos humanos. É isso que eles esperam, uma solução, ideias novas para solucionar algo”, sublinhou.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.