Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 5º Seminário de Assistência Estudantil começa nesta quarta-feira, dia 12

5º Seminário de Assistência Estudantil começa nesta quarta-feira, dia 12

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2023, 09h34 | Última atualização em Quarta, 10 de Maio de 2023, 10h26

As inscrições ainda estão abertas e devem ser feitas pelo Sugep

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, realiza a partir desta quarta-feira, dia 12 de abril, a quinta edição do Seminário de Assistência Estudantil. Neste ano será abordado o  tema “Da Assistência Estudantil que temos à Assistência Estudantil que queremos: estratégias e ações para sua reestruturação”. A programação do evento prevê atividades presenciais nos câmpus e outras on-line, que prosseguem até o dia 14 de abril.

As inscrições para participação no seminário ainda estão abertas e devem ser feitas somente pelo Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (Sugep), pelo link https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/4779f246-925f-49fe-9238-90ce937fd094/inscricao . Podem se inscrever servidores e estudantes do IFG.

O Câmpus Senador Canedo realiza na quinta-feira, 13, no auditório, a “Roda de Conversa: Construção de uma espaço dialógico”, que terá como palestrante a psicóloga cognitiva comportamental Silvia Ferrari.

O seminário terá ampla programação, sendo que a abertura oficial será realizada no dia 12 de abril, às 18h30. Antes da abertura, será realizada a apresentação do “Diagnóstico Socioeconômico dos Estudantes do IFG ( 2022)”, às 16 horas. O diagnóstico é um estudo anual que apresenta os dados dos estudantes matriculados no IFG, sendo que esta edição refere-se às informações de 2022. O estudo apresenta dados sobre os estudantes da Instituição, a exemplo da idade, estado civil, autoidentificação racial, quantidade de filhos, dados socioeconômicos referentes à composição familiar, situação de trabalho, educação e moradia, renda familiar, participação em programas sociais, entre outros. De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão, a compilação desses dados auxilia na estruturação e na avaliação das ações e políticas institucionais voltadas ao acesso, permanência e êxito acadêmico”.

A abertura e o lançamento oficial do  "Diagnóstico Socioeconômico dos Estudantes do IFG ( 2022)” serão realizadas virtualmente, com transmissão pelo Canal IFG Comunidade, no YouTube.

No dia 13, serão realizados encontros presenciais nos câmpus do IFG e discussões (virtuais) em grupos de trabalho. Oito GTs vão debater diversos aspectos da assistência estudantil, dos restaurantes estudantis e sobre a importância de parcerias com os poderes públicos estadual e municipais.

O último dia do seminário, dia 14, será realizada a mesa de diálogos “A materialidade da Assistência Estudantil pelos diferentes setores do IFG: entre o que temos e o que queremos”, pela manhã. No período da tarde está prevista a realização de uma plenária final, com aprovação de propostas e encaminhamentos. As duas atividades também serão on-line.

Visite a página do Seminário de Assistência Estudantil.

Confira a programação e faça sua inscrição.

A Programação detalhada, para download, está disponível aqui: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/151/PROGRAMAÇÃO.pdf

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.