Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Programação diversificada marca Dia C da Ciência no Câmpus Senador Canedo
CIÊNCIA

Programação diversificada marca Dia C da Ciência no Câmpus Senador Canedo

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 17h30 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2017, 17h53

Atividades aconteceram durante todo o dia de ontem, 25, na Biblioteca Municipal Arlete Tenório Castro

O Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou durante a quarta-feira, 25, uma série de atividades, por ocasião do Dia C da Ciência. Durante a manhã, aconteceu o Seminário Local de Iniciação Científica. À tarde, houve o cine-debate sobre o Césio 137 e bate-papo com membros do Centro de Assistência aos Radioacidentados (C.A.RA). E, à noite, palestra sobre eficiência energética. Todas as atividades ocorreram na Biblioteca Municipal Arlete Tenório Castro, em Senador Canedo.

O Dia C da Ciência é uma mobilização nacional cujo objetivo é mostrar à sociedade a importância da ciência na vida cotidiana. “É um dia em que queremos conscientizar a população da necessidade da ciência para a sociedade”, disse a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Senador Canedo, Maria Betânia Gondim. Segundo ela, além disso, é um momento em que as instituições de ensino podem apresentar seus projetos, suas conquistas e também suas dificuldades.

Iniciação Científica

A primeira atividade realizada foi o Seminário Local de Iniciação Científica, no qual docentes, técnico-administrativos e discentes apresentaram as conclusões de todos os 10 projetos de iniciação científica do Câmpus Senador Canedo. A aluna do terceiro ano de Mecânica e participante do projeto “Leituras de Nietzsche: críticas aos valores morais”, Samilla Alves, disse que as reflexões suscitadas durante a iniciação científica fizeram com que sua visão sobre o mundo fosse expandida. Ela contou também que foi através do projeto que descobriu seus sentimentos pela filosofia. “Eu não gostava de filosofia e hoje eu sou uma pessoa totalmente encantada por ela”, revelou.

O Diretor-Geral do Câmpus, Aldemi Coelho Lima, explicou que o IFG possui um Seminário Institucional de Iniciação Científica, mas que faltava uma discussão no âmbito dos câmpus. “A partir disto que então nós sugerimos a implantação destes seminários locais”, destacou. Aldemi disse também que o Seminário Local é um momento de a comunidade acadêmica conhecer os trabalhos que o seu câmpus está desenvolvimento, assim como, serve como momento de aprendizado para os estudantes.

Os projetos de Iniciação Científica apresentados no Seminário Local foram os seguintes:

• "Apostila de matemática básica para ingressantes do IFG";
  • "Educacão profissional e gênero no mundo do trabalho: estudo de caso dos cursos técnicos em Mecânica e Automação Industrial";
  • "Leituras de Nietzche: crítica aos valores morais";
  • "Desenvolvimento e caracterização de dispositivo móvel separador de efluente oleoso";
  • "Contra o bullying, a favor da educação";
  • "O ensino-aprendizagem de língua inglesa em Senador Canedo";
  • "Aproveitamento de energia solar a partir do uso de telhas em fibra de vidro fosforescente";
  • "Construção de experimentos de Física";
  • "Dificuldades no processo ensino-aprendizagem de Matemática";
  • "Modelagem e controle de velocidade e posição para motor de corrente contínua".

Césio 137

Profissionais do Centro de Assistência aos Radioacidentados participaram das discussões
    Profissionais do C.A.RA participaram das discussões

À tarde, a programação teve início às 14h, com a apresentação do documentário “Césio 137: o pesadelo de Goiânia”. Em seguida, os professores Deangelis Damasceno, de Química; Frederico Mercadante, de Física; Gustavo Jasenovski, de Sociologia; e Rúbia Cristina, de Biologia, debateram o tema sobre diferentes perspectivas.

Para o mediador do debate, professor Rodrigo Magalhães, a discussão sobre o Césio 137, no Dia C da Ciência, significa vislumbrar o acidente a partir de um viés mais científico, que propicia a desconstrução de mitos criados por uma imprensa que, às vezes, comete equívocos. “A ideia é que seja dado um pouco de luz a respeito do tema e que as pessoas desfaçam seus mitos em relação aos equívocos que estão aí sobre o assunto”, disse.

Após o cine-debate, o assunto Césio-137 foi tratado pela equipe multiprofissional do Centro de Assistência aos Radioacidentados (C.A.RA), que trouxeram à discussão a perspectiva das vítimas. Segundo o Diretor-Geral do Centro, André Luiz de Souza, apesar de tudo, de toda dor e sofrimento, o acidente deixou um legado. “A legislação federal tornou-se muito mais criteriosa, muito mais rigorosa, no que toca a toda a parafernália radioativa, o que nos permite dizer que hoje não corremos mais os riscos que corríamos há 30 anos”, destacou.

Eficiência energética

Estudantes do técnico em Refrigeração e Climatização recebem dicas

A última atividade aconteceu durante a noite e foi voltada para os alunos do técnico em Refrigeração e Climatização. A palestra “Eficiência energética” foi proferida pelo responsável pela Área de Sustentabilidade da Celg, Adriano Ferreira. Ele falou sobre o conceito de eficiência energética, sobre o uso racional de energia e sobre parâmetros de eficiência energética.

Aos futuros profissionais, Adriano disse que já existem projetos na área de Refrigeração e Climatização que contemplam o aproveitamento da luz natural e que evitam o aquecimento ou resfriamento desnecessários. “Não se preocupem em vender equipamentos, trabalhem com projetos. Porque cada cliente é único. Então a dica é: vá ao cliente, olhe direitinho a sua necessidade, e desenhe o projeto de acordo com as normas, atendem-se também a viabilidades técnica e econômica”, recomendou.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.