Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus inicia a IV Semana de Educação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página
IV SECITEC

Câmpus inicia a IV Semana de Educação, Ciência e Tecnologia

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 08h58 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2017, 09h06

A edição deste ano tem como tema “A matemática está em tudo”

Cerimônia de abertura contou com a presença do Reitor em exercício, professor Adelino Cândido

Na manhã desta quinta-feira, 23, o Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) deu início à sua IV Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec), que este ano tem como tema “A matemática está em tudo”. A cerimônia de abertura aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal Arlete Tenório Castro, e contou com as presenças do Reitor em exercício, professor Adelino Cândido, e o Diretor Substituto do Câmpus Goiânia, Douglas Pereira, além de servidores docentes e técnico-administrativos e discentes. O evento teve ainda a apresentação musical do grupo Cocada Coral.

O Reitor em exercício explicou que a Secitec surgiu na década de 90 e desde então os câmpus e a Reitoria assumiram-na como um evento institucionalizado, cuja realização acontece nos câmpus. Ele ressaltou também que a Secitec tem o compromisso principal de aproximar a comunidade ao Instituto, de tal modo a fazer com que as pessoas vivenciem cada câmpus. “Nós enquanto instituição de ensino existimos para servir à comunidade”, disse.

É também neste sentido que pensa o Diretor Substituto do Câmpus Goiânia, Douglas Pereira, para quem a Secitec tem por objetivo abrir as portas dos câmpus para a sociedade. “Muitas vezes, a sociedade não tem tanto conhecimento científico, então este evento vem suprir um pouco desta carência”, afirmou. Para ele, além disto, a Secitec é também um momento de integração dos câmpus, que muitas vezes, por conta da distância, acabam distanciando-se uns dos outros.

A gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Maria Betânia Gondim, que na ocasião representou o Diretor-Geral do Câmpus, Aldemi Coelho Lima, destacou que esta edição da Secitec reúne o III Festival Local de Artes, o III Torneio de Robótica e o I Torneio de Jogos Eletrônicos. “Além disto, teremos várias palestras, oficinas, mini-cursos, mesas-redondas, experimentos e outros, que acontecem até sábado, 25”, contou.

 

ATIVIDADES MATUTINAS

Ainda pela manhã, após a cerimônia de abertura, foram realizadas várias atividades concomitantes. No auditório da Biblioteca Municipal, houve a mesa-redonda “O papel da ciência e tecnologia no desenvolvimento social”, com os professores Dirceu Luiz, do Câmpus Águas Lindas, e Marcelo Lira, do Câmpus Goiânia; e que contou com a presença dos alunos do oitavo ano da Escola Municipal Senador Canedo. Em seguida, aconteceu a palestra “A modernização da agricultura no cerrado Goiano e o uso de agrotóxicos”, ministrada pelo servidor técnico-administrativo, Rodrigo Marciel.

I Torneio de Jogos Eletrônicos trouxe diferentes jogos

Na sede provisória ocorreu o I Torneio de Jogos Eletrônicos, que trouxe os jogos de Boliche, FIFA 2016 e Frodo (jogo desenvolvido pelo aluno Joseph Rodrigues). No Boliche, venceram Franscisco Gabriel (Automação II) e Mateus Marques (Automação I); no FIFA, o campeão foi Ancelmo Portela (Mecânica III); e no Frodo, o vencedoi foi Gabriel Fernandes (Mecânica I). Além do torneio, a sede provisória abrigou o curso “Noções básicas de Excel”, ministrado pela servidora técnica-administrativa, Luíla Moraes; e a oficina “Educação para o Trânsito: simuladores de trânsito”, organizada pelo Detran-GO, que ficou aberta durante todo o dia.

 

ATIVIDADES VESPERTINAS

Grafite retrata o olhar aguçado dos cientistas

À tarde, o destaque foi o espetáculo “Grafite” e “Batalha de MCs”, organizado pelo professor Lucas Ceccato. Enquanto os alunos competiam na rima, o artista Cazé Segato grafitava uma das paredes da área II do Câmpus. A batalha de MCs foi vencida pelo estudante Rodrigo Gonçalves (Automação II). “Eu já rimava com meus colegas, mas esta foi minha primeira competição. O segredo é treinar, porque com a prática vem o aprimoramento”, disse.

A batalha terminou, mas o artista Cazé Segato continuou a grafitar. Aos poucos, o cientista surgiu. “Eu aproveitei o gancho do evento, que tem um cunho científico, então eu quis representar a imagem do cientista”, contou. O intrigante da imagem grafitada por Cazé é que o cientista possui um terceiro olho, que segundo ele representa a percepção aguçada e para além do óbvio de todo pesquisador.

Ainda durante a tarde, aconteceram as palestras “Métodos de ensaios não destrutivos e atuação do profissional de mecânica”, guiada por Ricardo Victoria e Paulo Vinícius; e “Cienciometria: anáise estatística para compreender o estado da arte da Ciência”, ministrada pelo servidor técnico-administrativo Rodrigo Marciel; as oficinas “Instrumentos de medidas elétricas”, com o professor Felippe dos Santos; “Materiais pedagógicos”, com a servidora técnica-administrativa Márcia Júlia; “Teatro”, atividade destinada exclusivamente para os alunos da Escola Municipal José Carneiro; e de “Leitura múltiplas: manifestações da linguagem”, com a professora Aline Rezende; além dos cursos de “Velas decorativas”, com os professores Deangelis Damasceno e Monise Cristina; e “Introdução ao AutoCad”, ministrado pelo professor Luiz Eduardo.

 

ATIVIDADES NOTURNAS

Atuação do profissional técnico foi tema de palestra

A programação noturna começou no auditório da Biblioteca Municipal, com a palestra “Ética, legislação, valorização profissional e mercado de trabalho”, ministrada pelo consultor técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), Luís Roberto. O palestrante falou sobre os limites da atuação do profissional de nível técnico, a partir do código de Ética e das legislações. Sobre o mercado de trabalho, ele disse que apesar da crise “para o profissional técnico do nível médio tem emprego, está tendo oferta. Não do tanto que queríamos, mas tem sim, bem mais do que para o nível superior”.

No espaço do Câmpus, aconteceram os cursos “Noções básicas de cartografia”, com o professor Rodrigo Magalhães; e “Instalação e manutenção de ar condicionado”, com Jalles Macedo; a exposição “Drones”, com Rodrigo Ferreira, da Drone Records Imagens Aéreas, que também ministrou a palestra “O uso de drones na agricultura moderna”.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.

Fim do conteúdo da página