Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > III Torneio de Robótica é destaque no segundo dia IV Secitec
IV SECITEC

III Torneio de Robótica é destaque no segundo dia IV Secitec

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 10h03 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 10h08

Nesta edição  do torneio participaram 21 equipes, que foram subdivididas em dois níveis

Equipe Raça IF recebe o troféu de campeão do nível 2 do III Torneio de Robótica

O segundo dia da IV Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) foi marcado pela realização do III Torneio de Robótica, que aconteceu durante a manhã, no pátio da área 2. Ao todo, participaram 21 equipes, que foram divididas em 2 níveis. O desafio consistia em desenvolver um robô que deveria, autonomamente, percorrer um determinado percurso. No nível 1, venceu a equipe Lobo Solitário, com o robô Odin; no nível 2, a vencedora foi a equipe Raça IF, com o robô Atom.

A edição deste ano trouxe como novidades dois níveis. No nível 1, disputaram alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos de Automação Industrial e Mecânica. No nível 2, participaram os alunos dos segundos anos. “Para o primeiro nível nós preparamos uma pista mais simples. Para o segundo nível, a pista tinha mais dificuldades, como falhas na pista, rampas e lombadas, além de obstáculos, que os robôs deveriam desviar”, explicou a professora e organizadora do torneio, Brunna Caroline.

Ela contou também que a avaliação consistia no desempenho do robô na pista e o projeto. Os professores Luiz Eduardo e Nélio Silva, ambos do Câmpus Senador Canedo, foram os examinadores do nível 1. “Para a avaliação do nível 2, nós convidamos os professores Wanderson Rainer, da PUC-GO, e Cleber Asmar, do Câmpus Trindade do IF Goiano, que vieram para agregar e verificar o projeto em si”, destacou Brunna.

A líder da equipe Raça IF, que venceu o nível 2 do torneio, e estudante do segundo ano do curso de Automação Industrial, Gabriella Ferreira, disse que o robô da sua equipe começou a ser construído em agosto, mas que ele só funcionou no dia da competição. “Foi muito difícil. Ontem, ele não estava concluindo as etapas do percurso. Ele só foi funcionar hoje, praticamente”, disse. Mas, segundo ela, todo o esforço valeu a pena. “Fio muito bom vencer. Foi muito gratificante. A gente vê todo o nosso esforço sendo recompensado”, comemorou.

Visita de escolas municipais

Estudantes da Escola Municipal Isabel de Matos participam da palestra “Educação Matemática”

Algumas das atividades da IV Secitec foram destinadas, principalmente, a alunos de escolas públicas de Senador Canedo. A palestra “Educação Matemática”, ministrada pelo professor Cleberson Pereira, do Câmpus Goiânia Oeste do IFG, foi uma delas. Cleberson teve com público os alunos do nono ano da Escola Municipal Isabel Matos.

Aos estudantes, o palestrante deixou claro que a matemática não é um bicho de sete cabeças, porque a matemática assim como qualquer outro conhecimento pode ser aprendido. “A matemática não é difícil. O que nós precisamos fazer é trabalha-la de uma forma mais sistematizada e liga-la a realidade da criança”, afirmou Cleberson, que acrescentou: “Nós entendemos é que se a alfabetização da língua materna iniciar no mesmo processo com a alfabetização matemática, nós vamos conseguir desmistificar essa ideia de bicho de sete cabeças”.

Hyagho Caldeira foi um dos alunos do nono ano da Escola Municipal Isabel Matos que assistiu à palestra. Hyagho disse que gosta muito de matemática e que ela não é um bicho de sete cabeças. Ele contou que não sabia que a matemática possuía duas áreas, a pura e a aplicada, mas que agora sabe inclusive distinguir uma da outra. “A pura estuda a essência da matemática e a aplica é aquela utilizada pelos matemáticos para fazer cálculos e resolver problemas”, explicou.

Mais atividades

Além destas atividades, o segundo dia da IV Secitec trouxe várias outras. Durante a manhã, aconteceu o espetáculo de dança com o grupo “Cultura Dance” e o cine-debate “Luz, Matemática e Humanidades”, com o professor Gustavo Jasenovky, no auditório da Biblioteca Municipal. No Câmpus, o público pôde participar da oficina “Educação para o trânsito”, com o Detran-GO; e da palestra “30 anos do Césio 137”, com José Carlos Pereira, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM).

Durante a tarde, houve as exposições “Mostra Científica e Tecnológica do IFG Câmpus Senador Canedo” e de “Drones”; os cursos “Aprendendo matemática com o Ultra Street Fighter IV”, com o professor Marcos Tsujii; a segunda aula do “Introdução ao AutoCAD”, com o professor Luiz Eduardo; e “Calculadora Científica”, com o professor Hugo César; as palestras “Controle de qualidade e inspeção de soldas”, com o Diretor-Geral do Câmpus, Aldemi Coelho Lima; e “Eficiência Energética”, com Adriano Ferreira; e, por fim, a oficina de teatro, coordenada pelo professor Lucas Moyses.

À noite, a programação teve o espetáculo “Vintém”; a oficina “Experimentos de Física com materiais de baixo custo", com o professor Frederico Mercadante; a palestra “Agricultura e sustentabilidade: o desafio de produzir alimentos para mais de sete bilhões de habitantes”, com a professora Rúbia Cristina; e os cursos “Introdução ao LaTeX”, do professor Calebe Abrenhosa; de “Iniciação ao xadrez”, do professor Marcos Tsujii; de “Calculadora Científica”, do professor Nélio Silva; e a última aula do curso de “Instalação e manutenção de ar condicionado”, com Jalles Macedo.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.