Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Câmpus garantem primeiro e terceiro lugares em desafio mecatrônico
ROBÓTICA

Alunos do Câmpus garantem primeiro e terceiro lugares em desafio mecatrônico

Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2017, 09h20 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 10h41

Competição é realizada pela Coordenação de Engenharia de Controle e Automação da PUC-GO

Alunos recebem troféus de primeiro e terceiro lugares na V DEMEC

As equipes ARDK e Raça IF, ambas formadas por alunos dos cursos técnicos integrados do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG), conquistaram o primeiro e terceiro lugares, respectivamente, no V Desafio Mecatrônico (DEMEC). A competição que é organizada pela Coordenação de Engenharia de Controle e Automação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) aconteceu no último dia 6 e reuniu estudantes do ensino superior, tecnológico ou médio, no Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Área II, da Universidade.

As duas equipes competiram na modalidade fórmula robô, a qual consiste em uma corrida entre robôs seguidores de linha. Nela, vence aquele que percorrer o percurso no menor tempo. E o desafio é complexo, afirma a professora Brunna Caroline, que acompanhou os alunos. “Para que o robô tenha melhor desempenho, vários quesitos devem ser observados e testados antes da prova, tais como: a quantidade de sensores, a quantidade de rodas, o peso do robô e uma programação enxuta”, disse.

O líder da equipe campeã ARDK, Kennedy Rangel, do 2º do curso de Automação Industrial, contou que sua equipe entrou na competição despretensiosamente. “A gente entrou só para termos uma noção de como era”. Ele disse também que a vitória foi especial, sobretudo porque havia equipes com alunos de graduação. “Foi muito gratificante a gente ter ganhado por isso, porque disputamos com alunos do ensino superior e mesmo assim conseguimos ganhar”.

A equipe RAÇA IF, que conquistou o terceiro lugar na DEMEC, foi a mesma que venceu o nível II do IV Desafio Robótico do Câmpus Senador Canedo, realizado durante a IV Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec). A líder do grupo, Gabriella Ferreira, ressaltou que o resultado é um grande estímulo. “É um incentivo a mais pra gente poder trabalhar mais com isso. Nós estamos pensando em outras competições para o ano que vem, como outra modalidade da DEMEC. É um incentivo pra gente continuar a melhorar”.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.