Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do Siass cria grupos de vivência para promoção da saúde dos servidores
Início do conteúdo da página
SAÚDE

Equipe do Siass cria grupos de vivência para promoção da saúde dos servidores

Publicado: Quinta, 05 de Abril de 2018, 13h32 | Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 13h37

Interessados podem se inscrever para participar dos grupos “Você tem fome de quê?” e “Pratique saúde!”

Servidores do IFG e IFGoiano que querem buscar qualidade de vida podem participar das atividades de educação em saúde propostas pela equipe de promoção da saúde do Sistema Integrado de Assistência à Saúde do Servidor (Siass). Estão abertas as inscrições para a participação em dois grupos de vivência, que vão tratar da alimentação como fator de saúde e longevidade.

No grupo “Você tem fome de quê?”, os participantes vão discutir questões que interferem no comportamento alimentar e na psiquê de cada indivíduo, gerando condicionamentos e atitudes automáticas. Serão abordados temas como a fome, o peso corporal e a alimentação saudável, com o objetivo de identificar os princípios relacionados ao emagrecimento. Os encontros serão no formato de roda de conversa.

A proposta da equipe do Siass para o grupo “Você tem fome de quê?” é a realização de sete encontros, entre 16 de abril e 27 de junho. Os encontros serão sempre nas manhãs de segunda-feira, às 10h30, na tenda do Siass.

Os temas serão: Dietas e jejum - roda de conversa sobre as experiências vividas e o que funciona; Sintomas, velocidade da digestão, capacidade digestiva e habito intestinal; Açúcares - alimentos que deem energia, pureza, equilíbrio e consciência; O que vou comer hoje - o mercado e o que há disponível; exercícios físicos - como fazer para priorizar a pureza, equilíbrio, energia e consciência; Consciência - evitar a negação, a distração, o esquecimento e o entorpecimento; e Oficina culinária conjunta com o grupo "Pratique Saúde!"

Já o grupo "Pratique Saúde!" vai discutir os princípios que regem a alimentação no sentido da busca pela longevidade. As atividades serão coordenadas pela médica Paula Christina de Abrantes Figueiredo e desenvolvidas em dois grupos de, no máximo, 15 pessoas.

Segundo a médica, a vivência em grupo é uma estratégia de promoção da saúde de forma integral, holística, com foco na otimização da saúde física, mental e espiritual. “Esta vivência é voltada à conscientização sobre o corpo físico e sutil e suas necessidades que podem ser supridas facilmente, desde que o sujeito esteja consciente das suas necessidades”, afirma.

A metodologia utilizada será a exposição das informações em forma de palestra, mas com a participação ativa dos presentes. Os temas estão relacionados ao Ayurveda (ciência milenar indiana, a "ciência da vida"), que entende como os elementos da natureza se expressam dentro do indivíduo, permitindo o equilíbrio do corpo de acordo com a sua composição, natureza, ambiente físico/psíquico e alimentação.

Serão quatro encontros presenciais, também realizadas na tenda do Siass, às quintas-feiras, às 16:30, dias 3, 17, 24 e 31 de maio, e nas manhãs de quarta-feira, às 10:30, dias 6, 13, 20 e 27 de junho. Os temas abordados serão: A influência da natureza no indivíduo - os biótipos segundo o Ayurveda; A importância do fogo digestivo para a saúde e longevidade; Os sabores e sua influência na saúde física e mental e Atividade prática - Oficina culinária.

Para fazer sua inscrição, o servidor deve procurar a equipe de promoção da saúde do Siass.

 

Coordenação de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página