Docentes participam de palestra sobre mediação do conhecimento
Psicólogos que atuam na Secretaria de Educação de Cocalzinho compartilharam experiências
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Os professores do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram na manhã de terça-feira, 31, de palestra sobre “Repensando modos de mediação do conhecimento na contemporaneidade: dialogar é preciso”, ministrada pelos psicólogos Diallin Nunes e Priscila Lelis, da Secretaria de Educação de Cocalzinho, Goiás. A atividade foi organizada pelo Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA) e integrou o Planejamento Pedagógico.
Diallin e Priscila compartilharam as experiências adquiridas com o desenvolvimento de projetos em psicologia educacional, cujo objetivo é o estabelecimento de um diálogo franco e aberto entre todos os atores escolares, internos e externos. “Nós notamos uma dificuldade no que se refere ao diálogo e a partir disto começamos o desenvolvimento de meios para quebrar estas barreiras”, disse Diallin.
O trabalho realizado por eles tem o intuito de refletir com os professores as suas perspectivas, o que, segundo Diallin, “automaticamente muda os discursos, as possibilidades e os comportamento, incorporando novas práticas educacionais”. Como resultado da adoção destas medidas, eles notaram uma maior interação professor-aluno, uma redução na evasão escolar e também a diminuição do número de faltas por aluno.
O Planejamento pedagógico
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Além da palestra com os psicólogos, o Planejamento Pedagógico do Câmpus, que teve início na segunda-feira, 30, teve em sua programação discussões administrativas e pedagógicas, dinâmicas em grupo e mesa de partilha de experiências. “O objetivo primordial desse segundo planejamento de 2018 foi o de estreitar os laços”, comentou a professora e coordenadora acadêmica, Hellen Betane.
Hellen explica que o tema central que permeou todas as atividades foi o aperfeiçoamento de habilidades socioemocionais, especificamente a empatia. “Enfatizamos a empatia ativa, aquela na qual nos colocamos no lugar do outro e procuramos possibilidade de ajudar este outro. O tripé sentimento, disposição e ação são indispensáveis na relação professor-aluno e no processo de ensino e aprendizagem, bem como em qualquer relação social a que nos propomos”, ressalta.
Participaram da organização do Planejamento Pedagógico, além da professora e coordenadora acadêmica, Hellen Betane, a pedagoga Marcia Julia, a assistente de alunos Stéfanny Rodrigues, o tecnólogo em eletromecânica Glaciano Maia e o técnico em audiovisual Thommas Magno.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.
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