Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG vai ofertar pela primeira vez curso de especialização a distância

IFG vai ofertar pela primeira vez curso de especialização a distância

Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 10h40 | Última atualização em Terça, 28 de Agosto de 2018, 10h41

Serão disponibilizadas 200 vagas para pós-graduação em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica

O Instituto Federal de Goiás (IFG) inicia hoje, 27, as inscrições para seu primeiro curso de pós-graduação lato sensu a distância. O curso de especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica possui cooperação com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), com fomento da Capes, e será ofertado em sete polos no Estado, nas cidades de Aparecida de Goiânia, Formosa, Inhumas, Goiânia, Jataí, Luziânia e Senador Canedo. Esse primeiro edital (Edital nº 016/2018-PROPPG) oferece 200 vagas, sendo 20% delas reservadas aos servidores do IFG.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro, exclusivamente no site do Instituto: http://www.ifg.edu.br/estude-no-ifg/selecoes-em-andamento/pos-graduacao. Será cobrada uma taxa de R$ 30 apenas para inscrição, pois o curso é gratuito. O pagamento poderá ser feito até o dia 11 de setembro. A especialização é voltada para graduados em qualquer curso de nível superior, com certificação de conclusão de curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

O edital foi publicado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, sendo o projeto de curso proposto pelo Câmpus Senador Canedo, mas a gestão do curso será feita pela Diretoria de Educação a Distância (EaD), que faz parte da Reitoria da Instituição. “O curso é destinado à formação de professores e vai ao encontro do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê essa formação, afirma a diretora de Pós-graduação do IFG, professora Daniella de Souza Bezerra.

O diretor de Ead da Instituição, professor Júlio César dos Santos, ressalta que essa é uma demanda na área de formação de professores em docência, que precisa inclusive cumprir metas até 2020, tendo em vista o PNE, principalmente dos graduados que não são licenciados e que já dão aulas ou pretendem ser professores. “O curso dará formação em docência e conferirá o título para que os graduados não licenciados possam dar aulas, além de ser aberto a qualquer profissional que atua em uma das redes de ensino, tanto pública quanto particular, seja federal, estadual ou municipal”, diz.

Estrutura

O curso terá uma duração de 18 meses, com carga horária total de 450 horas, incluídas neste total 60 horas destinadas às atividades de orientação do trabalho de pesquisa e elaboração da monografia/artigo de conclusão do curso. Pelo edital, parte das aulas e as avaliações finais das disciplinas, totalizando 20% da carga horária total do curso, serão ministradas presencialmente. Os demais 80% da carga horária total do curso ocorrerá na modalidade a distância, via ambiente virtual de ensino e aprendizagem.

O diretor de EaD ressalta que é preciso que o inscrito veja no edital os endereços dos polos, que nem sempre coincidem com o câmpus da Instituição. Por isso, em algumas cidades, os encontros presenciais não serão em unidades do IFG.

Os inscritos passarão por duas etapas de seleção: análise da documentação solicitada na inscrição, conforme consta no edital, e análise de títulos, que é classificatória. Pelo cronograma, o resultado final será publicado no dia 28 de setembro, também pelo site, e as aulas terão início no dia 29 de outubro.

Solicitações de mais informações sobre o edital e podem ser enviadas no e-mail: coord.docenciaeptt.uab@ifg.edu.br ou pessoalmente na Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Senador Canedo (Rua Firmino Rodrigues do Nascimento, quadra 1F, lotes 21 e 22. Jardim Todos os Santos, telefone: (62) 3275- 3050).

Veja o edital.

Faça sua inscrição.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.