Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Segundo aulão para o Enem tem como tema a cultura
ENEM

Segundo aulão para o Enem tem como tema a cultura

Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 10h49 | Última atualização em Terça, 18 de Setembro de 2018, 10h53

Assunto foi tratado pelo professor Deivid Carneiro Ribeiro, a convite do professor Rodrigo Oliveira

O segundo aulão de tópicos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado na sexta-feira, 14, na Biblioteca Municipal Arlete Tenório Castro, Senador Canedo, e teve como tema a cultura. O palestrante convidado foi o professor Deivid Carneiro Ribeiro. Participaram estudantes dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial e em Mecânica do Câmpus Senador Canedo do Instituto Federal de Goiás (IFG).

Aos alunos, Deivid disse que o debate sobre cultura tem aparecido com frequência nas questões de sociologia do exame, mas que sua importância vai além da prova. “Hoje este tema tem muita relevância, além da prova, sobretudo, por todas as questões que norteiam o debate, como as de ordem religiosa, as de proteção ao patrimônio histórico e outros. Então, é um tema socialmente muito relevante”, destacou.

O palestrante tratou de temas estruturantes, tais como o conceito de cultura, faces da cultura, o conceito de circularidade cultural, alteridade e etnocentrismo e, por fim, a identidade. Segundo ele, é importante alargar o olhar sobre o que é cultura. “A cultura está relacionada a absolutamente tudo o que é produção humana, das crenças à religiosidade, da moral às leis e etc. Então a cultura é aquilo tudo que não é biológico, sendo então tudo o que é construção humana”, disse.

O professor do Câmpus Senador Canedo e organizador dos aulões Rodrigo Oliveira explicou que este foi o segundo encontro e que o próximo ocorrerá na próxima sexta-feira, 21. O tema tratado será a “Era Vargas” e será ministrado pela professora convidada Nathalia Freitas.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo.