IFG adota tecnologia de leitura por QR Code em locais de aula
Recurso já está implantado com a nova atualização do IFG Mobile e permite a visualização, pelo celular, de informações diversas
Os estudantes do Instituto Federal de Goiás podem contar agora com uma nova funcionalidade no aplicativo IFG Mobile: a visualização de informações sobre o ambiente de aprendizagem cadastrados no Q-Acadêmico por meio de leitura de QR Code, que é um código de barras facilmente escaneado pelo aparelho de telefone celular que possui câmera e pode ser convertido em texto. Por meio desse recurso, os alunos terão acesso à descrição de disciplinas ministradas, horários, professores e cursos com a leitura do código fixado na entrada dos locais de aula.
Segundo o diretor de Administração Acadêmica (DAA) da Pró-reitoria de Ensino (Proen), Renan Rodrigues de Oliveira, o cadastro dos horários de aulas e ambientes de aprendizagem para cada diário do Q-Acadêmico é de responsabilidade do Departamento de Áreas Acadêmicas, mais especificamente pela coordenação de cursos e áreas acadêmicas.
“Essas informações já são utilizadas em um contexto bastante amplo, sendo visualizadas por estudantes, pais de alunos, professores e servidores técnico-administrativos pelo Q-Acadêmico Desktop, Q-Acadêmico Web, IFG Mobile, Visão IFG e SUAP. Portanto, reforçamos a importância de as informações estarem sempre atualizadas”, diz Renan.
Além dessa funcionalidade que já está em funcionamento, a previsão, segundo Renan, é de que esse recurso seja ampliado e que outras funcionalidades sejam posteriormente implantadas, como inserção do QR Code destinado às informações sobre os setores administrativos.
Como funciona
Em cada sala de aula do câmpus (é preciso verificar se o câmpus de interesse já aderiu à nova funcionalidade) haverá um QR Code fixado na entrada. O estudante vai acessar o aplicativo IFG Mobile, no seu celular, clicar no menu e no lado esquerdo vai aparecer Ler QR Code. A partir daí é só apertar para fazer a leitura e posicionar o celular em frente ao código, que as informações ficarão disponíveis para leitura.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Notícias (Aluno)
Publicados editais para interessados em cadastrar projetos de pesquisa e inovação em fluxo contínuo
16/03/2026 15h36
Entrevista concedida pela Reitora do IFG, Oneida Cristina Irigon, no dia 6 de março, ao Jornal Opção sobre pesquisas na área da saúde
12/03/2026 10h37
Parcerias e projetos estratégicos para o SUS são pauta de reunião entre o IFG e o Ministério da Saúde
12/03/2026 10h25
Comunicados (Aluno)
Especialização Gestão dos Serviços de Hospitalidade – Seleção de Vagas Remanescentes - Resultado final
16/03/2026 15h23
Edital do Vestibular IFG de Vagas Remanescentes 2026/1
06/03/2026 18h04
Pé-de-Meia Licenciaturas – Inscrições até 20/3/2026
25/02/2026 13h38
NOTA DE PESAR: Ana Lucia Siqueira de Oliveira
02/02/2026 10h14
Consup: Nota Pública sobre o teor do PL 6.170/2025 e o descumprimento de termos dos Acordos de Greve de 2024
22/12/2025 13h15
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56


Redes Sociais