Câmpus e Reitoria do IFG iniciam as inscrições para o PGD
Os editais publicados pelas unidades têm validade quadrimestral. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de abril

Os servidores técnico-administrativos do Instituto Federal de Goiás (IFG) interessados em participar do Programa de Gestão e Desempenho podem fazer suas inscrições a partir desta sexta-feira, 28, até o dia 4 de abril. Os editais das seleções referentes à Reitoria e aos 14 câmpus da Instituição foram publicados na quarta-feira, 26. O objetivo dos documentos é orientar e apresentar os critérios e procedimentos gerais de seleção e adesão dos servidores interessados em participar do PGD. O Programa tem previsão de começar no dia 2 de maio.
Segundo os editais publicados, a participação no PGD, que será executada no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), é facultada ao servidor e condicionada à homologação da chefia da unidade. As inscrições serão de fluxo contínuo, desde que haja disponibilidade de vagas e que sejam respeitadas as datas do cronograma para novas adesões presentes nos documentos.
Inscrições
Para se inscrever, o servidor interessado, após ciência da distribuição das vagas e dos requisitos para inscrição presentes no edital de sua unidade, deverá, dentro do período previsto no cronograma deste edital, solicitar a adesão ao PGD no módulo PGD 2.0 no sistema SUAP, preencher o TCR (modelo de documento eletrônico no SUAP) e compartilhar com a sua chefia imediata; encaminhar à chefia imediata os certificados dos cursos indicados no item 7.8 dos editais. As solicitações de adesão ao PGD serão avaliadas pela chefia imediata do solicitante.
De acordo com os editais, os servidores contemplados por jornada flexibilizada poderão concorrer à seleção, mas deixarão de ter a concessão dessa jornada, a partir do início da execução do plano individual de trabalho (PIT).
Um detalhe importante presente nos editais diz respeito à realização de cursos. Segundo os documentos, o servidor interessado em pedir adesão ao PGD deve fazer os cursos on-line “Fundamentos do Programa de Gestão e Desempenho (PGD)” e “Noções Básicas de Trabalho Remoto”, oferecidos gratuitamente pela Escola Virtual de Governo (EVG).
Seleção dos participantes
A seleção dos servidores, que ocorrerá de acordo com o número de vagas disposto nos anexos I dos editais, compete à chefia imediata do servidor que deverá instruir o processo no Suap.
O processo seletivo deverá ser realizado de acordo com o prazo estabelecido no cronograma dos editais. Todas as informações sobre a seleção e a execução do PGD podem ser conferidas nos documentos publicados.
O ingresso no PGD na seleção deste primeiro ciclo quadrimestral não garante vaga para os ciclos seguintes, sendo necessária nova inscrição em outras seleções.
PGD
O Programa de Gestão e Desempenho no âmbito do IFG poderá ser adotado nas modalidades e regime de execução presencial; teletrabalho em regime de execução parcial; ou teletrabalho em regime de execução integral.
De acordo com os editais, o percentual de servidores técnico-administrativos em educação que poderão participar deve corresponder: I – na modalidade presencial: ao total de até 100% (cem por cento) dos servidores técnico-administrativos em educação de sua unidade de lotação; II – na modalidade teletrabalho em regime de execução parcial: ao total de até 60% (sessenta por cento) dos servidores técnico-administrativos em educação de sua unidade de lotação; e III – na modalidade teletrabalho em regime de execução integral: ao total de até 40% (quarenta por cento) dos servidores técnico-administrativos em educação de sua unidade de lotação.
Caberá ao dirigente da unidade a definição do quantitativo máximo de participantes no PGD. As vagas definidas estão disponibilizadas por setor, por unidade (câmpus/reitoria) e com especificação da modalidade de regime (presencial, teletrabalho parcial ou integral) no anexo I dos editais publicados.
Em caso de dificuldades de acesso ao sistema, o servidor poderá entrar em contato com a equipe técnica pelo e-mail pgd@ifg.edu.br ou abrir chamado na central de serviços de Tecnologia da Informação no Suap.
O Grupo Técnico de Implementação do PGD promoverá plantões on-line para esclarecer dúvidas. As datas, os horários e os links dessas reuniões serão disponibilizados na página do PGD no site do IFG.
Para mais informações, acesse:
- Página do PGD no IFG
- As Portarias n. 2127 e n. 2135 que disciplinam o Programa no IFG;
- Manual prático do Programa de Gestão e Desempenho
- Material de apoio à divulgação sobre a Tríade do PGD: PES, PIT e RIT
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Notícias (Aluno)
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Diversidade, pluralidade, diversão e reflexão prometem marcar a XVIII edição do Festival de Artes de Goiás
14/11/2025 16h53
Curso técnico de Mineração celebra meio século desde sua criação na antiga Escola Técnica Federal de Goiás
22/10/2025 16h48
IFG realizará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre os dias 20 e 23 de outubro
14/10/2025 10h58
Reitora do IFG é reconduzida ao cargo para novo mandato
08/10/2025 12h23
Comunicados (Aluno)
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26
EJA 2025/1 - Resultado Preliminar
26/02/2025 17h59
Seleção Técnico Subsequente 2025/1: Resultado preliminar
17/12/2024 11h04


Redes Sociais