Inscrições abertas para "Formação em Educação Bilíngue de Surdos" para profissionais das redes pública e conveniada
O curso “Formação em Educação Bilíngue de Surdos: sujeitos e práticas pedagógicas” será ofertado pelo IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia de setembro a novembro. Inscrições seguem até 05 de agosto.
O Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Aparecida de Goiânia vai realizar o curso de Extensão/Formação Inicial e Continuada (FIC) “Formação em Educação Bilíngue de Surdos: sujeitos e práticas pedagógicas”. O curso é direcionado a profissionais de escolas da rede pública (municipal, estadual e federal) e da rede privada conveniada da Região Metropolitana de Goiânia, com o objetivo de aprimorar as competências dos docentes e profissionais da rede pública e privada conveniada, visando à melhoria da qualidade do atendimento educacional oferecido aos alunos surdos da região de Aparecida de Goiânia e adjacências.
O período de inscrições para o curso será de 22 de julho a 5 de agosto. Serão ofertadas 75 vagas, sendo 30% destinadas a pessoas surdas. O curso será gratuito e sua realização se dará aos sábados, nos períodos matutino e vespertino, de setembro a novembro de 2024, no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. A carga horária total do curso FIC compreenderá 90 horas.
A seleção dos candidatos inscritos será feita por sorteio. As pessoas interessadas poderão se inscrever, a partir do dia 22, com preenchimento de formulário pelo link https://forms.gle/8MkdhJUKcNnWNcqh8. A divulgação dos candidatos selecionados no sorteio será no dia 7 de julho. Os organizadores do curso destacam que somente serão classificados os sorteados que comprovarem ser profissionais de escolas públicas do âmbito federal, estadual ou municipal, bem como quaisquer profissionais de escolas privadas conveniadas. A documentação a ser entregue pelos selecionados classificados está especificada no item 3 do edital e deverá ser encaminhada por e-mail de 8 a 11 de agosto. O sorteio de vagas inclui formação de lista de espera e, se for necessário, será feita mais de uma chamada de selecionados.
Parceria e benefícios
A realização do curso “Formação em Educação Bilíngue de Surdos: sujeitos e práticas pedagógicas” tem parceria com a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (DIPEBS/SECADI/MEC). A parceria garantirá aos cursistas:
- fornecimento de almoço e lanche
- presença de monitores do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG para desenvolver atividades com os filhos de cursistas que necessitarem trazê-los nos dias de aula (vagas limitadas)
- possibilidade de transporte com o micro-ônibus do IFG Aparecida (com local de saída a ser definido, conforme localização com maior demanda e necessidade dos cursistas).
O professor Thiago Cardoso Aguiar, um dos organizadores do curso, explica que muitos docentes não tiveram uma formação específica sobre a educação de surdos durante sua formação inicial. “Este curso contribuirá para o preenchimento dessa lacuna, proporcionando aos docentes o conhecimento e as habilidades necessárias para atender efetivamente aos alunos surdos”, afirma. Segundo Thiago Aguiar a oferta de capacitação nessa área é muito pequena diante da demanda existente. Ele exemplifica que o curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, ofertado pelo IFG no Câmpus Aparecida de Goiânia é o único curso com esse foco no Estado de Goiás.
O curso
O curso “Formação em Educação Bilíngue de Surdos: sujeitos e práticas pedagógicas” abordará componentes essenciais como a cultura surda, o uso de materiais didáticos adequados e o ensino de Português como segunda língua. A ação proporcionará a difusão de conhecimentos específicos sobre a educação de surdos, a apresentação e práticas de metodologias de ensino que sejam mais eficazes para o ensino de alunos surdos, entre outros benefícios.
O curso será composto pelos seguintes módulos:
- História Cultura e Identidade do Povo Surdo (15 horas);
- Educação de surdos: tópicos em produção de materiais de didáticos (15 horas);
- Português como Segunda Língua para Surdos (30 horas);
- Tópicos em ensino e educação de surdos nas diversas componentes curriculares: recursos e estratégias (15 horas);
- Currículo, Diferenças e práticas educativas no espaço escolar (15 horas).
*Cada módulo será ministrado por um professor diferente, especialista na respectiva área.
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
Redes Sociais