Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
IMPRENSA

IFG Câmpus Águas Lindas promove 21ª SNCT com foco em biomas com destaque para o Cerrado

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2024, 18h54 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2024, 18h56

Evento reforça a missão da Instituição de diálogo com a sociedade e com a comunidade local

imagem sem descrição.

Na manhã desta última quarta-feira, 23 de outubro, teve início a edição da décima da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) no campus Águas Lindas do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento, realizado entre os dias 23 e 26 de outubro, segue o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A Secitec, no campus Águas Lindas do IFG, consolida-se como um evento essencial para promover o conhecimento científico e tecnológico, reforçando a missão da instituição de diálogo com a sociedade e com a comunidade local.

Durante a abertura, a professora Mariana Magalhães destacou a importância da Secitec para a integração com a comunidade. “A décima edição da Secitec consolida o evento em nosso câmpus, fortalece o ensino, pesquisa e extensão, e é um momento de muita troca de experiências com a comunidade águaslindense”, afirmou a professora, ressaltando que o evento foi selecionado no edital da SNCT do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Abertura do segundo dia da X Secitec contou com desfile sobre os biomas (fonte: IFG – Águas Lindas)

 

Logo após a abertura, o evento contou com a palestra “Quem lucra com a manipulação do Cerrado?”, conduzida pela Dra. Marluce Silva Souza e pelo mestre em Recursos Naturais Rodrigo Maciel Soares Dutra. Os palestrantes discutiram as implicações históricas e atuais da administração do Cerrado, abordando temas como apropriação do bioma para atividades econômicas e os agentes envolvidos nesse processo.

Foram 4 dias de palestras, apresentações de trabalhos, oficinas, feira de ciências, mostra cultural com desfile sobre os biomas e o lançamento do curta “Refugiados do Clima”, com a participação de cerca de 900 estudantes das escolas públicas.

A Reitora do IFG, professora Oneida Cristina Barcelos Irigon, enfatiza a importância do evento para o fortalecimento da ciência e da inovação na instituição e destaca a aprovação do projeto pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo ela, a semana é fundamental para consolidar a presença do IFG em âmbito nacional e reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica. “A participação do IFG na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reafirma a importância da ciência como agente de transformação social e ambiental”, ressalta a reitora.

O evento abordou os biomas brasileiros — Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e o Sistema Costeiro-Marinho — promovendo a educação e a conscientização sobre a preservação dos ecossistemas. A programação destacou o Cerrado, bioma predominante no estado, trazendo reflexões e debates sobre as suas características e a importância da sustentabilidade socioambiental.

 

Estudantes explorando o planetário móvel Antares disponível para comunidade no dia 25 de outubro

 

De acordo com a equipe organizadora, composta por membros das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão, Editora IFG, técnicos e professores de diversos campus, a programação teve um papel significativo na promoção de uma consciência ambiental e na divulgação de práticas sustentáveis.

Para ampliar o alcance das atividades da Secitec, o campus do IFG de Águas Lindas promoveu o “Dia de Portas Abertas”. Nessa data, os estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas da região tiveram a oportunidade de conhecer as instalações, cursos, produções científicas e culturais do campus. Como destaque, esta edição também contará com a presença do Planetário Móvel Antares e a participação da Escola do Futuro de Goiás Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira, oferecendo uma experiência ainda mais imersiva e enriquecedora.

 A 21ª SNCT proporciona uma troca rica de conhecimentos sobre a biodiversidade do Brasil e as potencialidades das tecnologias sociais, reforçando o compromisso da instituição com a formação de uma sociedade mais consciente e integrada ao meio ambiente.

 


Fonte: Site do SNTC com informações do Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página