Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
SECITEC 2022

Câmpus Goiânia encerra nesta sexta, 11, atividades da sua Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 17h55 | Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 16h01

Evento ofertou mais de 60 atividades e comunidade externa participou por meio de edição especial do projeto Conhecendo o IFG

Escola Orlando de Moraes durante apresentação de experimentos na tenda da Química, montada para a Secitec 2022
Escola Orlando de Moraes durante apresentação de experimentos na tenda da Química, montada para a Secitec 2022

A Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás termina nesta sexta-feira, 11 de novembro, totalizando mais de 60 atividades oferecidas às comunidades interna e externa. Foram palestras, oficinas, minicursos, feiras gastronômicas, de artesanato e até de estágio e emprego. Organizada por uma comissão específica, com o apoio da Coordenação de Eventos e da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), a Secitec foi composta pelos eventos institucionais: Amostragem, 13ª Semana da Matemática, 3ª Semana de Turismo e Hospitalidade (Turweek) e o Dia D do Estágio.

A participação da comunidade externa teve destaque com a edição especial do projeto Conhecendo o IFG, realizado pela Coordenação de Eventos do Câmpus Goiânia. Durante os cinco dias de evento, servidores de diversos departamentos acadêmicos, laboratórios e da Gepex se reuniram para receber mais de 15 escolas de ensino médio - e algumas de ensino fundamental - que vieram conhecer as instalações do câmpus e saber sobre as oportunidades de cursos técnicos, graduação e pós-graduação ofertados pela Instituição. A ideia foi focar na participação de escolas de ensino médio tendo em vista a seleção Vestibular Enem para ingresso em 2023 nos cursos de bacharelados e licenciaturas. Mais de 720 discentes de escolas públicas de Goiânia e região estiveram presentes nessa ação especial do projeto.

 

Alunos participantes do projeto Conhecendo o IFG na exposição A Mineração é Tec!, uma das atividades da Secitec do Câmpus Goiânia 

 

Durante as visitas, além de conhecer laboratórios, salas de aula e participar das atividades da Secitec, os estudantes puderam fazer suas inscrições no edital Vestibular Enem. Para isso, foi montada uma tenda com computadores à disposição dos visitantes.

Segundo a coordenadora de Eventos e responsável pelo projeto Conhecendo o IFG, professora Gleice Sousa, espaços como a Biblioteca e os laboratórios do Câmpus Goiânia, além das tendas com experimentos das áreas de Mineração – com a exposição Mineração é Tec! - e da Química chamaram a atenção das turmas visitantes. Ainda de acordo com a docente, a proposta da Secitec foi oferecer atividades que mostrassem as áreas de conhecimento dos cursos ofertados pelo câmpus justamente a esses estudantes vindos por meio da edição especial do Conhecendo o IFG, mostrando, assim, a Instituição a esses alunos.

 


Discentes do CEPI Olga Mansur, da Vila Monticelli, em frente à Biblioteca do Câmpus Goiânia: um dos pontos de destaque nas visitas da edição especial do Conhecendo o IFG na Secitec 2022

 

 

Amostragem

Além da 13ª Semana da Matemática, o Dia D do Estágio e da 3ª Turweek, a Secitec foi recheada com a programação da Amostragem. O evento é organizado por docentes e estudantes da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Câmpus Goiânia. Uma das atividades consistiu na roda de conversa Itália, Holanda e Brasil: uma conversa cultural e educacional com estudantes intercambistas no IFG Câmpus Goiânia. Ela reuniu três estudantes que fazem intercâmbio na Instituição: Jasper Theodor Henrik Verschuren, da Holanda e Andrea Margherita Magdaleno, da Itália, que estão matriculados no curso técnico integrado em Instrumento Musical; e Emma Torchio, também da Itália, que cursa o técnico integrado em Edificações.

Na roda de conversa, os três estudantes puderam falar um pouco sobre a cultura de seus países. Acompanharam a exposição estudantes de todas as modalidades de cursos do Câmpus Goiânia e, também, servidores. As experiências culturais foram compartilhadas por meio de relatos e slides. Após as apresentações, os participantes puderam fazer perguntas e trocar curiosidades. Vale lembrar que os três discentes intercambistas estão no IFG por meio da Agência AFS e são acolhidos pelas ações de relações internacionais da Instituição.


Intercambistas que estudam no Câmpus Goiânia dividiram um pouco da cultura de seus países com discentes dos cursos técnicos e graduação da Instituição

 

Para o professor da área de Linguagens do Câmpus Goiânia, Liberato Silva dos Santos, organizador da roda de conversa, a experiência foi proveitosa. “Um aspecto importante foi nossos estudantes terem contato com intercambistas em diferentes estágios de aprendizagem da língua portuguesa, desde o estudante que se apresentou em inglês devido às suas atuais limitações em língua portuguesa, até a estudante que fez sua apresentação oral 100% na nossa língua”, comenta. A atividade foi realizada em três momentos nos dias 8 e 9 de novembro para contemplar discentes que estudam nos períodos matutino, vespertino e noturno. Segundo Liberato, o momento com a turma de Licenciatura em Letras - Português foi especial justamente por oportunizar esse contato com falantes de outras línguas em contato com o português brasileiro.

Outra atividade da Amostragem foram as exposições Eu e meu avesso e Fragmentos de mim, que reuniu produções de poemas de estudantes do curso técnico integrado em Cozinha, na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). Eu e meu avesso é um livro que reúne diversos poemas dos alunos da EJA Cozinha, inspirados pela poetisa carioca, Roseana Murray, em seu poema Quem sou eu e meu avesso?. Tanto a obra quanto às exposições foram propostas dentro da disciplina ministrada pela professora Hosamis Ramos de Pádua. As exposições contaram com a colaboração do docente do Câmpus Goiânia, André Perez da Silva

 

Exposição "Eu e meu avesso" dos estudantes do curso técnico em Cozinha (EJA)

 

Secitec

A Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Cultura do Câmpus Goiânia teve como tema o bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, e integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


Confira o álbum de fotos da Secitec 2022.

Acesse mais informações sobre a Secitec 2022:

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia

Fim do conteúdo da página