Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Inovação

Programa Lapassion em Rede é aberto com atividades e solenidade no IFG

Durante 10 semanas, estudantes de todo o país e de Portugal realizarão diversas atividades nesta primeira etapa

  • Criado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 14h34
  • Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2022, 17h40
Mesa diretiva durante solenidade do Lapassion
Mesa diretiva durante solenidade do Lapassion

Em solenidade realizada na tarde de ontem, 19, no Instituto Federal de Goiás – Câmpus Itumbiara, autoridades federais, estaduais e municipais participaram da abertura oficial do Programa Lapassion em Rede – Metodologia Brampssol. O Lapassion em Rede é a união de dois projetos: o Lapassion, financiado pela União Europeia, e o Brampssol, criado pelo Câmpus Itumbiara do Instituto Federal de Goiás, com o apoio da empresa Enel Goiás.

Presente na mesa diretiva, a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Barcelos Irigon, afirma que sempre foi uma entusiasta do projeto, desde o seu início. “Isso aqui é um sonho, e a cada sonho que se realiza a gente vai fazendo outros se realizarem”. Oneida conta que essa etapa de Itumbiara reúne estudantes de 24 estados brasileiros e de Portugal e que o conjunto de atores – professores, servidores e estudantes – “nos fazem perceber que a educação é uma via de mão dupla, é um meio de articulação, cooperação, colaboração, um segurando na mão do outro”, comenta. A reitora ressalta ainda que essa metodologia Brampssol, criada no IFG – Câmpus Itumbiara, é uma proposta voltada às particularidades da Rede Federal, propicia um ambiente ainda mais inclusivo, sistêmico, feito com metodologias ativas para contribuir com a resolução de problemas reais.

A gerente de Projetos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Úrsula Maruyama, participou da solenidade como representante do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Tomás Dias Sant'Ana. Ela conta que é ex-aluna da Rede Federal e que à época fez o curso técnico em Eletrotécnica. E que por isso estava ali falando para tantos estudantes. “Vocês precisam acreditar no potencial de vocês. O Lapassion em rede tem a capacidade de transformar esse país. Vocês representam o que há de melhor em educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade”, finaliza.

Realizado com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o Lapassion representa, para a vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho, Deborah Santesso Bonna, um momento muito importante para a Rede Federal, pois mostra a vocação internacional das instituições. “Os estudantes serão capazes de se conectar com as demandas locais e resolver desafios de todo planeta”, diz.

Subsecretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação e representante do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, Sheila Oliveira Pires afirma que a iniciativa do Lapassion tem um papel fundamental ao fazer do aluno o protagonista da sua própria vida, desenvolvendo habilidades de liderança, para atuação no mercado de trabalho, aliando o conhecimento da academia com a habilidade de cooperar, criar e viver em coletividade.

Já o diretor-geral do Câmpus Itumbiara, Marcos Antônio Arantes, afirma que é uma honra receber essa etapa do programa. “Serão 10 semanas de muito trabalho, que visa realizar projetos interdisciplinares com foco na inovação. E por que não sonhar? Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e arrisque-se”, finaliza o diretor.

 

Solenidade

A solenidade foi aberta com a apresentação do Grupo de Choro do IFG - Câmpus Goiânia seguida das falas e, ao final, o estudante Nelson Rodrigues Silva, um dos coordenadores do projeto, contou um pouco desta etapa, que reúne pesquisa, o projeto IF Maker, que foi um dos projetos que inspirou os estudantes a criarem a metodologia Brampssol, empresas, sociedade, aproximando o empresariado da comunidade. “Nessa etapa, vamos capacitar alunos, tutores e equipe com base na empatia. Queria dizer que nunca passei tanto tempo sem dormir”, finaliza Nelson. A fala de Nelson reflete o trabalho e o desempenho que o grupo de participantes, a equipe de coordenação, servidores e todos os envolvidos está tendo para que os objetivos sejam concretizados ao final das 10 semanas.  

Participaram do evento os pró-reitores do IFG, gestores e servidores, reitores e representantes de outros Institutos Federais, do Conif, representantes dos poderes estadual e municipal, de associações de comércio de Itumbiara, empresas e parceiros.

 

O Programa

O Lapassion em Rede está planejado para ser realizado em quatro anos, com o objetivo de expandir para toda Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, países de língua portuguesa e latino-americanos. O Programa se baseia na metodologia Brampssol, que foi criada por estudantes e docentes do Câmpus Itumbiara em 2021. Baseados na expertise adquirida com a participação no projeto Lapassion, além do IF Maker e de um projeto P&D, alunos e docentes de Itumbiara desenvolveram a metodologia que torna os estudantes ainda mais protagonistas no desenvolvimento de suas soft-skills. De aluno para aluno, o Brampssol coloca estudantes como tutores dos próprios estudantes e tem como fio condutor o Design Thinking, utilizado por grandes instituições e empresas no desenvolvimento de projetos.

O programa plurianual do Lapassion em Rede, Metodologia Brampssol, tem sua primeira etapa no Câmpus Itumbiara. Ao longo de 10 semanas, estudantes de todo o Brasil e de Portugal, vão propor soluções inovadoras para desafios reais, contando com a parceria de grandes empresas e instituições. Essa etapa conta com a participação de 32 Institutos da Rede Federal, 2 Institutos Politécnicos de Portugal, contabilizando um total de 47 câmpus, 55 estudantes e 14 tutores, divididos em 11 times.

 

Acesse o álbum de fotos do evento.

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

Fim do conteúdo da página