Autoavaliação institucional 2022

CPA publica relatório anual de autoavaliação institucional

Relatório anual de autoavaliação institucional referente ao ano de 2022 foi avaliado a partir de três eixos e suas dimensões

• Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2024, 14h48
  • Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 14h49

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Goiás (IFG) publicou o relatório anual de autoavaliação institucional referente ao ano de 2022. O documento, que abrange três eixos e suas dimensões, está disponível para consulta pela comunidade no site da CPA (clique aqui e acesse).

O processo de autoavaliação 2022 do IFG foi conduzido a partir do Plano de Autoavaliação Institucional dos anos anteriores, selecionando pontos que podem contribuir no estabelecimento dos objetivos, métodos e prazos para a fortalecimento da cultura de autoavaliação e desenvolvimento institucional planejado.

O Relatório tem o objetivo de fomentar a cultura de avaliação institucional e busca contribuir efetivamente para a promoção de melhorias na Instituição por meio da disponibilização dos dados, análises e sugestões da CPA para os agentes envolvidos nos processos deliberativos, de modo que as políticas institucionais sejam cada vez mais assertivas.

Além disso, o documento busca permitir uma visão geral das atividades desenvolvidas, das condições de trabalho e dos resultados obtidos nas diferentes ações desenvolvidas, permitindo avaliação das metas definidas no Planejamento Institucional do IFG.

Autoavaliação 2022

A autoavaliação do ano 2022 focou três eixos e suas dimensões do Plano de Desenvolvimento Instrucional, previstas no art. 3º da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Confira no quadro a seguir quais são os eixos e as dimensões avaliadas no documento:

EIXOS

DIMENSÕES

Eixo III – Políticas Acadêmicas

Abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Estudantes) do Sinaes.

Eixo IV – Políticas de Gestão

Compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.

Eixo V – Infraestrutura Física

Corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.

Segundo o relatório, do ponto de vista da participação da comunidade acadêmica na Pesquisa de Autoavaliação Institucional, em 2022, em relação à 2021, houve acréscimo na participação da comunidade acadêmica em todos os segmentos, sendo que o crescimento total foi de 208,5%. Desse modo, enquanto que em 2021 apenas 865 pessoas participaram do processo de autoavaliação institucional, em 2022, ao todo, 2.669 pessoas participaram do processo de autoavaliação institucional, entre estudantes de cursos superiores, docentes, técnico-administrativos dos câmpus e da Reitoria.

Os resultados da autoavaliação do Instituto Federal de Goiás referente ao ano de 2022 presentes no Relatório serão discutidos junto à gestão do IFG. A CPA da Instituição, nesse sentido, reconhece que o processo de autoavaliação é de extrema importância e reforça que ele deve ser articulado às demais ações do IFG, de forma contínua, e ressalta, também, que suas ações devem ser institucionalizadas, de modo a garantir progresso seguro e consistente à sua trajetória.

Confira na íntegra o relatório de 2022 e os documentos de anos anteriores: https://www.ifg.edu.br/comissoes/cpa?showall=&start=5

Confira a página da Comissão: https://www.ifg.edu.br/comissoes/cpa

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.