Reditec 2024

Reunião Ordinária do Conif abre a programação da Reditec 2024

Ao final da reunião, a reitora do IFG, anfitriã da Reditec 2024, entregou a lembrança do evento aos demais reitores das instituições da Rede

• Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2024, 09h25
  • Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2024, 08h49
Durante a reunião, foi informado que o Conif conquistou a medalha de ouro na categoria "Cidadão Global" do Prêmio de Excelência da WFCP, com o e-book Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica

O pleno do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) reuniu-se em Caldas Novas, Goiás, nesta segunda-feira (21/10), para a sua 138ª Reunião Ordinária. Durante o encontro, que integrou a programação da Reditec 2024, os conselheiros constituíram a comissão eleitoral que conduzirá o pleito para a gestão 2025.

Segundo o novo regimento, aprovado neste ano, a comissão eleitoral deve ser composta por três conselheiros titulares e um suplente. Foram nomeados os reitores Victor Saraiva, Romaro Silva e Carlos César Ferreira, dos Institutos Federais Fluminense (IFF), do Amapá (Ifap) e do Maranhão (IFMA), respectivamente. A suplência ficou com a reitora Nilra Jane Filgueira, do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

Nas próximas semanas, os titulares definirão a presidência da comissão eleitoral e elaborarão o edital com as regras e o cronograma para as inscrições das chapas que concorrerão à próxima presidência do colegiado. A eleição está prevista para o segundo dia da reunião ordinária do Conif, em dezembro de 2024. “Os reitores interessados em participar do pleito já podem começar a se articular. É um processo democrático e legítimo”, destacou Elias Monteiro, atual presidente do Conif.

Durante a reunião, os conselheiros também discutiram outras pautas, como a matriz orçamentária da Rede Federal, que estabelece as regras para a divisão do orçamento previsto para os IFs, Cefets e o Colégio Pedro II. Segundo o vice-presidente de Administração do Conif, Jaime Cavalcante, neste ano o Conselho e a Setec conseguiram "rodar" integralmente a matriz orçamentária, algo que não ocorria desde 2017.

Para realizar esse trabalho, o Conif e a Setec estabeleceram uma comissão paritária para negociar a proposta de orçamento. “Agora que conseguimos rodar a matriz orçamentária, precisamos discutir as melhorias necessárias para tornar o processo mais participativo e representativo das características regionais da Rede Federal”, afirmou o vice-presidente, que também é reitor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Os conselheiros receberam a visita do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli, e do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Charles Okama, para alinhar pautas estratégicas da Rede Federal. Ao fim da reunião, a reitora Oneida Irigon, do Instituto Federal de Goiás (IFG), instituição anfitriã da Reditec 2024, homenageou os colegas com uma lembrança do evento, que será oficialmente aberto em uma solenidade na noite desta segunda-feira.

WFCP – O vice-presidente de Relações Institucionais, Rafael Almada, e o reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Marcelo Ponciano, fizeram a entrega simbólica ao pleno do Conif do troféu conquistado no Congresso da Federação Mundial de Colleges e Institutos Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês), realizado este ano. Eles estiveram na comitiva que representou a Rede Federal no encontro. O evento, um dos mais importantes do mundo na área de Educação Profissional e Tecnológica, ocorreu em setembro, em Montego Bay, na Jamaica.

O Conif conquistou a medalha de ouro na categoria "Cidadão Global" do Prêmio de Excelência da WFCP, com o e-book Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “O evento foi uma vitrine para a Rede Federal. A todo momento, pessoas nos procuravam para entender como realizamos a internacionalização e como desenvolvemos a EPT no Brasil”, comentou Ponciano aos conselheiros.

Diretoria de Comunicação do Conif.